Mesmo sem PL, Raquel Lyra terá mais tempo de propaganda eleitoral e inserções do que João Campos


Mesmo sem PL, Raquel Lyra terá mais tempo de propaganda eleitoral e inserções do que João Campos

Com a federação União Progressista oficializada em seu palanque, a governadora Raquel Lyra (PSD) terá mais inserções e tempo de propaganda eleitoral gratuita do que o adversário João Campos (PSB). Os cálculos são feitos com base nas bancadas federais eleitas em 2022 pelos partidos aliados de cada candidatura. Do blog do Ricardo Antunes.

Hoje, a governadora possui na base 206 deputados federais (sendo que “apenas” 203 entram para o cálculo). João soma 194. Isso sem contabilizar o PL, legenda que fez 99 parlamentares e que apoiou a governadora no início da gestão, mas até o momento não se definiu quanto à majoritária. Uma eventual oficialização do PL poderia levar Raquel a ter quase cinco dos dez minutos de propaganda eleitoral e mais da metade das inserções.

Base de Raquel Lyra (PSD)
A federação contabiliza 106 deputados, sendo 59 do União Brasil e 47 do PP. O PSD, partido da governadora, elegeu 42 parlamentares, enquanto a federação PSDB/Cidadania acrescenta 18.

O Podemos elegeu 12 deputados em 2022, mas contou com o acréscimo de seis parlamentares do PSC, em função da incorporação da legenda.

Outro caso curioso acontece com a recém-criada federação PRD/Solidariedade. O PRD surge da fusão entre Patriota e PTB, que elegeram quatro e um deputados, respectivamente. Por sua vez, o Solidariedade, que teve quatro eleitos, incorporou o PROS, que havia eleito três. Nessa soma, a federação contribuirá com 12 parlamentares.

Fecham a conta da governista o Avante (sete deputados) e o Novo (três). Este último, entretanto, não atingiu a cláusula de desempenho na eleição anterior, devendo ficar de fora do cálculo total.

Base de João Campos (PSB)
Caso raro das últimas duas décadas, o PSB enfrentará uma eleição onde não terá o maior tempo de televisão. A base de João Campos conta principalmente com a federação PT/PCdoB/PV, responsável por somar 81 parlamentares. Na sequência, vem MDB (42 deputados federais), Republicanos (40) e PDT (17). O PSB, partido do próprio João, é o que menos contribui, já que fez uma bancada de apenas 14 parlamentares em 2022.

Por sua vez, a federação PSol/Rede elegeu 14 deputados federais no último pleito. O grupo tende a lançar o ex-vereador do Recife, Ivan Moraes (PSol), como candidato a governador.

Forma de cálculo

A propaganda eleitoral iniciará em 16 de agosto, após o prazo das convenções partidárias, e segue até 30 de setembro para os cargos que concorrem ao primeiro turno. É das principais formas de divulgação de candidaturas, e nos últimos anos vêm dividindo atenções com a internet.

São dois horários por dia de dez minutos cada, alternando eleições presidenciais com os candidatos a governador e senador. Assim, 90% do tempo é distribuído proporcionalmente ao número de deputados federais, enquanto os outros 10% são igualmente divididos entre candidatos de partidos que superaram a cláusula de barreira. Ou seja, siglas como UP, Democracia Cristã e PSTU não entram para o cálculo.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.