BLOG TV WEB SERTÃO - PUBLICIDADE E PROPAGANDA / NOTÍCIAS DE IGUARACY E REGIÃO


Giro de Notícias com o resumo das principais informações até o momento

Advogado aponta adulto como principal responsável pela morte de Yasmin
A Polícia Civil está prestes a concluir o inquérito sobre o assassinato de Yasmin, de 9 anos, em Ibitiranga, com um "resultado muito positivo" e a promessa de que "a justiça será feita". O advogado da família da vítima confirmou que as provas apontam para um adulto como principal suspeito, que já se encontra preso sob custódia, e que a polícia segue o caminho certo. Reforçou-se que nenhum dos três menores apreendidos inicialmente tem indícios de participação no crime, devendo o último que ainda está internado ser liberado em breve. A investigação aguarda um exame de DNA crucial, que compara sangue encontrado em um objeto do suspeito com o da vítima. O caso é acompanhado de perto pelo Ministério Público e há indícios de que Yasmin, além do homicídio, foi vítima de violência sexual. A família dos menores inicialmente suspeitos continua enfrentando ameaças devido à divulgação indevida de fotos nas redes sociais. Matéria na íntegra


Criança de 9 anos é vítima de violência sexual em Triunfo-PE. “Da minha casa vi tudo que aconteceu”, diz advogada que presenciou abuso infantil
O município de Triunfo, em Pernambuco, foi chocado por um caso de violência sexual contra uma criança de 9 anos com transtorno do espectro autista. Uma advogada da cidade presenciou o crime de sua casa e agiu imediatamente, filmando a cena, chamando um vizinho policial e acionando a guarnição, reforçando que "o silêncio protege o agressor". A Polícia Militar confirmou o caso, recebendo os vídeos do abuso ocorrido em um terreno baldio. A corporação encontrou o suspeito no local, um homem de 28 anos e familiar da vítima, que admitiu o ato. O Conselho Tutelar foi acionado e o suspeito, junto à mãe dele e a mãe da criança, foi conduzido à delegacia para as devidas medidas legais. A advogada desabafou nas redes sociais sobre o impacto traumático e cruel do que presenciou, ressaltando a importância da denúncia para proteger a criança. Matéria na íntegra


Maioria quer penas mais rígidas; 73% defendem tratar facções como terroristas
Uma pesquisa revelou que a maioria dos brasileiros defende medidas mais severas na segurança pública, com 88% a favor de penas mais altas e 73% apoiando a classificação de organizações criminosas como terroristas, principal ponto de divergência no PL Antifacção. O desejo por endurecimento é amplo, com 65% a favor de retirar o direito à visita íntima de presos ligados a facções. No entanto, a população se divide sobre a legislação estadual de segurança, e a facilitação do acesso a armas de fogo é amplamente rejeitada (70%). A pesquisa mostra que 46% dos brasileiros consideram o endurecimento das leis a medida mais eficaz contra a violência, enquanto 27% citam ações de prevenção, como educação e políticas sociais. O debate é politizado, mas a iniciativa de equiparar facções a terroristas, apesar do recuo na nova versão do PL, encontra respaldo na opinião pública. O “Consórcio da Paz” entre governadores divide a população, com 47% avaliando como ação política. Matéria na íntegra


Governo de PE suspendeu 13º do Bolsa Família? Entenda
A continuidade do 13º do Bolsa Família em Pernambuco para o ano de 2025 é incerta, pois o governo estadual ainda não confirmou a manutenção do benefício extra. Criado por lei estadual em 2019, o abono natalino visa garantir um extra para as famílias vulneráveis no final do ano, como ocorreu em 2023 com o pagamento de R$ 150. A falta de previsão e confirmação oficial para 2025 difere dos anos anteriores, quando o calendário foi divulgado antecipadamente. O benefício é uma iniciativa exclusiva do estado, já que não existe previsão de 13º salário para o Bolsa Família no âmbito federal. Caso seja retomado, o pagamento exige que o beneficiário mantenha o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado e cumpra critérios específicos de permanência no programa. Enquanto os pernambucanos aguardam uma definição oficial, tramitam no Senado projetos que propõem a ampliação para um 13º nacional do Bolsa Família. Matéria na íntegra


Governo do estado anuncia a construção de 492 habitacionais em Pernambuco
O Governo de Pernambuco anunciou a construção de quatro novos conjuntos habitacionais, totalizando 492 moradias populares que beneficiarão cerca de 500 famílias. A iniciativa é uma parceria entre o governo federal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida Entidades, e o programa estadual Morar Bem. Serão investidos R$ 80 milhões do governo federal, e o estado contribui com a doação dos terrenos, obras de saneamento e coordenação técnica. Os empreendimentos serão construídos na Região Metropolitana do Recife, nos bairros de Água Fria, Peixinhos e Santo Amaro, e no Agreste, em Santa Cruz do Capibaribe. A governadora Raquel Lyra garantiu que o estado trabalhará para agilizar a entrega das moradias, cujo prazo contratual é de 18 meses. O anúncio contou com a presença de representantes de movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Matéria na íntegra




Homem que confessou ter matado mulher grávida no Agreste de Pernambuco será solto e usará tornozeleira eletrônica
Aguinaldo Nunes Soares, de 43 anos, que confessou ter matado Júlia Eduarda Andrade dos Santos, de 26 anos e grávida de quatro meses, terá sua prisão preventiva revogada e responderá ao processo em liberdade monitorada. A decisão foi tomada durante audiência de custódia no Fórum de Pesqueira. O juiz determinou que Aguinaldo permaneça recolhido no presídio por um prazo máximo de cinco dias, até que uma tornozeleira eletrônica seja instalada, permitindo sua soltura posterior. A vítima estava desaparecida após sair para encontrar o suspeito, que seria o pai da criança, para receber dinheiro para um exame. De acordo com as investigações, Aguinaldo matou Júlia com golpes de martelo e abandonou o corpo em Sanharó. A decisão de soltura com monitoramento eletrônico gerou forte revolta nas redes sociais e entre os moradores de São Bento do Una, que pedem justiça pela morte da jovem e do bebê. Matéria na íntegra


Polícia Federal diz que ex-presidente do INSS recebia R$ 250 mil mensais de propina
Um relatório da Polícia Federal (PF) aponta que o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, recebia R$ 250 mil mensais em propina em um esquema de descontos não autorizados em benefícios de aposentados e pensionistas. Essa conclusão está no relatório da Operação Sem Desconto, que levou à prisão de Stefanutto por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A PF apurou que o ex-presidente tinha influência na Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (Conafer) e utilizava empresas de fachada, como uma pizzaria e uma imobiliária, para receber o dinheiro. Stefanutto era citado na investigação com o codinome “Italiano”. A maior parte dos pagamentos ilegais teria ocorrido entre junho de 2023 e setembro de 2024, de acordo com os investigadores. Matéria na íntegra


Tragédia: Policial Rodoviário Federal passa mal e morre em teste físico
O policial rodoviário federal Thiago Demétrius da Silva Ribeiro, de 42 anos, morreu em Aracaju após passar mal durante um Teste de Aptidão Física (TAF). O teste era um requisito para aprovação em um curso do Batalhão de Caatinga da Polícia Militar de Sergipe. O policial se sentiu mal durante a prova, realizada na região da Praia do Viral, e foi socorrido por policiais militares e encaminhado a um hospital particular, onde não resistiu e faleceu. Familiares relataram que Thiago era um profissional jovem, dinâmico e muito atleta, que estava preparado para a prova, realizando corridas longas sem dificuldade. O TAF para policiais na ativa é um requisito regular para a manutenção da aptidão e saúde dos agentes. Matéria na íntegra


‘Safáris humanos’: o caso de italianos que pagavam R$ 600 mil para matar civis na guerra da Bósnia, “criança era mais caro”
O Ministério Público de Milão investiga denúncias de que turistas italianos participavam de "safáris humanos" durante o Cerco de Sarajevo, na Guerra da Bósnia (1992-1995), pagando para atirar e matar civis, com um valor adicional para assassinar crianças. As "excursões" custavam entre € 80 mil e € 100 mil por pessoa, entregues a intermediários das milícias sérvias. Os suspeitos, a maioria políticos ou simpatizantes da extrema-direita entre 40 e 50 anos, procuravam adrenalina sádica e voavam até Belgrado para serem levados às colinas onde atiravam nos civis. Os investigados incluem empresários, médicos e mercenários, que devem ser julgados por homicídio doloso agravado por crueldade e motivos torpes. Serão ouvidos diversos depoentes-chave, incluindo os pais de um bebê morto no "beco dos atiradores". Matéria na íntegra


Pesquisa: Brasileiros dizem que não querem que eleito em 2026 seja ligado nem a Lula nem a Bolsonaro
Uma pesquisa Genial/Quaest revelou que 24% dos brasileiros preferem um presidente em 2026 sem ligação com Lula ou Bolsonaro, enquanto 17% gostariam de um nome de fora da política. O levantamento indica um crescimento no índice de rejeição à candidatura de reeleição de Lula (59% não aprovam) e uma maioria ainda maior (67%) que rejeita a candidatura de Bolsonaro, defendendo que ele apoie outro nome. Apesar do aumento da rejeição, Lula ainda supera seus opositores em quase todos os cenários de segundo turno, mas as margens de vitória diminuíram. Em uma reedição do pleito de 2022, o petista e o ex-presidente estão em empate técnico, com Lula registrando 42% e Bolsonaro 39% das intenções de voto. A pesquisa entrevistou 2.004 pessoas presencialmente, com margem de erro de dois pontos percentuais. Matéria na íntegra

Presença que resolve: Santa Filomena conquista dois Ônibus através da articulação do Trator do Pajeú

Mesmo antes de assumir um mandato, MARCONI SANTANA já entrega resultados concretos para os municípios pernambucanos, e isso ficou evidente mais uma vez nesta quinta-feira (13), no Recife, durante a entrega de dois novos ônibus escolares 4x4 para Santa Filomena.

A articulação partiu dele. Com sua presença firme nos bastidores do Governo do Estado, Marconi garantiu o reforço no transporte dos estudantes da zona rural, mais um avanço conquistado graças ao seu trânsito político e ao respeito que construiu entre as lideranças estaduais. 
 
Ao lado de Popó Vaz, do Chefe de Gabinete da Casa Civil, de Tayse Souza, representando o secretário Natanael Silva, além de Rosa Torres, Pedro Portela e demais parceiros, Marconi participou de um momento que reforça sua marca: onde ele chega, resultados acontecem.

Em sintonia com o prefeito Gildevan Melo e contando com a sensibilidade da governadora Raquel Lyra, Marconi celebrou uma vitória que vai além da educação. Vai para o coração da política feita com presença e propósito. “Santa Filomena merece seguir avançando, e isso só é possível quando existe parceria e compromisso real com o povo”, afirmou.

Com um ritmo que poucos conseguem acompanhar, Marconi Santana se firma como uma das lideranças mais ativas do Sertão. É acessível, articulado, firme e resolve. Transforma diálogo em ação, articulação em entrega e compromisso em progresso.

A chegada dos ônibus é mais do que uma conquista para Santa Filomena. É o reflexo do estilo Marconi: presente em todos os lugares, influente onde importa e decisivo quando se trata de levar benefícios para os municípios.

Porque, no fim das contas, quem tem Marconi tem tudo. Enquanto muitos ainda planejam, ele já está executando. E entregando. Sempre.


Festival Aforock 2025 promete agitar Afogados da Ingazeira com dois dias de muito rock e tradição

Afogados da Ingazeira se prepara para mais uma edição de um dos eventos musicais mais tradicionais do Sertão: o Festival Aforock 2025, que acontece nesta sexta (14) e sábado (15) de novembro. Realizado há vários anos, o Aforock se consolidou como um espaço de celebração da cultura rock’n’roll, reunindo bandas locais e regionais em apresentações cheias de energia e atitude.

Na sexta-feira (14), o público poderá curtir os shows das bandas Nova Engrenagem, Garagem Blues, Só os Loucos Sabem e Jimmy. Já no sábado (15), sobem ao palco Outlanders, Rising, Highway Stars, Wagner Nascimento (Guitar Solo) e novamente Jimmy, encerrando o festival em grande estilo.

Este ano, o evento ganhou ainda mais destaque com a participação especial dos cantores Eduardo Araújo, ícone da música brasileira e conhecido por ser o Rei do Rock, e o do cantor de sucessos Wanderley Andrade que gravaram vídeos especiais em homenagem ao Aforock, destacando a importância do festival na valorização do rock nacional e do cenário independente.

Com uma programação diversificada e uma atmosfera vibrante, o Aforock 2025 promete mais uma vez movimentar Afogados da Ingazeira, atraindo amantes do rock de toda a região para dois dias de som pesado, talento e tradição. O evento é idealizado por Claúdio Gomes e Luciano Pires.
Por: Roberto Murilo / Jornalista.

Giro de Notícias com o resumo das principais informações até o momento

Criança de 9 anos morre após suposta ingestão de spray aerossol em Betânia
Uma fatalidade ocorreu no município de Betânia, Sertão do Pajeú, na tarde desta quarta-feira (12), resultando na morte de uma criança de nove anos. O óbito se deu após a menina, que estava na zona rural do município, supostamente ter ingerido o conteúdo de um spray aerossol. O 14º Batalhão de Polícia Militar foi acionado para prestar apoio ao Hospital de Betânia, onde o falecimento foi confirmado pelos médicos. Segundo o relato dos pais à PM, a filha ingeriu cerca de metade do frasco do produto dentro do quarto. Ao ser confrontada pela mãe, a menina correu para outro cômodo, desmaiando logo em seguida. O pai a socorreu, levando-a à Policlínica, mas ela já deu entrada desacordada e os procedimentos de reanimação não tiveram sucesso. O caso foi registrado na Polícia Civil como morte a esclarecer, e o corpo aguarda a chegada do Instituto de Criminalística para a realização da perícia e determinação da causa da morte. Informação na íntegra


Grávida que estava desaparecida de São Bento do Una é encontrada morta com golpes de martelo na cabeça
A jovem Júlia Eduarda Andrade dos Santos, de 26 anos, desaparecida desde a quarta-feira (5) em São Bento do Una, Agreste de Pernambuco, foi encontrada morta na tarde desta quarta-feira (12). O corpo, em estado de decomposição, foi localizado na zona rural de Sanharó, a cerca de 15 km de onde ela morava. As investigações da Polícia Civil apontam que Júlia, que estava grávida de quatro meses e era mãe de outros quatro filhos, foi assassinada com golpes de martelo na cabeça. O autor do crime cobriu a cabeça da vítima com uma bolsa plástica e transportou o corpo em um veículo antes de abandoná-lo. No dia do desaparecimento, Júlia disse à família que iria se encontrar com Aguinaldo Nunes Soares, de 43 anos, pai do filho que ela esperava, para receber dinheiro e fazer um ultrassom. Aguinaldo se entregou à polícia na mesma noite, confessou o assassinato e foi autuado em flagrante por feminicídio e ocultação de cadáver. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML). Informação na íntegra


Defensoria expõe condições desumanas em presídio onde Bolsonaro pode ser preso
Um relatório da Defensoria Pública do Distrito Federal (DF) aponta que o Centro de Internamento e Reeducação (CIR), na Papuda, não oferece condições adequadas para abrigar presos com mais de 60 anos, em meio à expectativa sobre a situação de Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos no inquérito da trama golpista. O documento destaca a superlotação e as más condições na ala de idosos, registrando 340 pessoas para 177 vagas, com detentos acima de 80 anos dormindo em colchões finos no chão. O relatório detalha celas com cerca de 38 pessoas para 21 camas, forçando os demais a pernoitar no chão ou em redes, com relatos de acidentes. Bolsonaro, com 70 anos, poderia ser enviado a essa ala caso sua pena seja cumprida em regime fechado, mas o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou visitas a outros locais. A defesa de Bolsonaro alega sua saúde debilitada para tentar manter o ex-presidente em prisão domiciliar. Informação na íntegra


Cai vantagem de Lula sobre possíveis adversários em 2026, diz pesquisa
A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (13), indica uma redução na vantagem do Presidente Lula sobre seus potenciais adversários para as eleições de 2026, após uma operação policial no Rio de Janeiro que gerou repercussões negativas para o governo federal. O levantamento simula que o petista venceria o segundo turno em nove cenários diferentes. No cenário contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula tem 42% das intenções de voto contra 39% de Bolsonaro, configurando um empate técnico. Essa diferença era de 10 pontos percentuais no mês anterior. A vantagem de Lula também caiu contra Michelle Bolsonaro (de 12 para 8 pontos), Eduardo Bolsonaro (de 15 para 10 pontos), Tarcísio de Freitas (de 12 para 5 pontos) e Ratinho Jr (de 13 para 5 pontos). A pesquisa, realizada com 2.004 entrevistados entre 6 e 9 de novembro, também revela que a maioria do eleitorado (59% para Lula e 67% para Bolsonaro) defende que nem o atual, nem o ex-presidente sejam candidatos novamente. Informação na íntegra


Justiça proíbe posto de combustíveis de exigir que frentistas trabalhem de cropped e legging
A Justiça do Trabalho, através da 10ª Vara do Trabalho do Recife, emitiu uma liminar proibindo que um posto de combustíveis no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife, exija que suas frentistas usem calça legging e camiseta cropped como uniforme de trabalho. A decisão, divulgada nesta quarta-feira (12) pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), considerou que a vestimenta imposta pelo Posto Power (FFP Comércio de Combustíveis) gera "constrangimento, vulnerabilidade e potencial assédio". A ação foi movida pelo Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis de Pernambuco, após uma funcionária procurar a entidade para denunciar a situação. Além do uniforme, a funcionária também relatou que seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não estava sendo recolhido pelo estabelecimento. A liminar determina a interrupção imediata da exigência do uso das peças. Informação na íntegra


Compositor Carnaibano pode ter sido vitima de plágio pelo cantor Mano Walter
O cantor e compositor Ranieri Mendes, líder da Banda Forró Delega, de Carnaíba, levantou a suspeita de plágio envolvendo o cantor Mano Walter durante uma participação em um podcast. Ranieri, conhecido como Delega, afirmou que sua composição "Pra vaquejada seguir", criada em 2017, teria sido enviada a Mano Walter, que em 2018 lançou a música "Boi na faixa". O compositor alega que o refrão da canção de Mano Walter é praticamente idêntico ao de sua música, com a alteração de apenas uma palavra. Delega, que se disse decepcionado, pois Mano Walter era um de seus ídolos, informou que acionou sua Assessoria Jurídica para pleitear os Direitos Autorais. O plágio de composição pode resultar em processos por violação de direitos autorais, culminando em indenização por danos morais e patrimoniais, reconhecimento dos autores originais e, até mesmo, em sanções criminais como detenção e multa. Informação na íntegra


Pai que matou filho autista para não pagar pensão é indiciado por homicídio qualificado e ocultação de cadáver, diz polícia
Um pai foi indiciado pela Polícia Civil por homicídio qualificado e ocultação de cadáver, após matar seu filho autista, alegadamente para evitar o pagamento de pensão alimentícia. Segundo o delegado, o crime de homicídio foi qualificado por motivo torpe, emprego de asfixia e por ter sido praticado contra uma vítima menor de 14 anos, sendo agravado ainda por ser cometido pelo próprio pai e contra uma criança portadora de deficiência visual. Imagens de câmeras de segurança divulgadas pela Polícia Civil mostram o pai, Davi Piazza, deixando o local do crime em um carro de aplicativo, no Jardim Oceania, carregando uma trouxa de lençol. De acordo com as informações do delegado responsável pelo caso, o corpo da criança estava enrolado nesses lençóis, confirmando a ocultação do cadáver. As investigações buscam esclarecer todos os detalhes do ato hediondo. Informação na íntegra


Pesquisa: Humanos não conseguem mais distinguir músicas feitas por IA de música real
Uma pesquisa recente, realizada pela Ipsos para a plataforma francesa de streaming Deezer, revela que é quase impossível para as pessoas distinguirem entre músicas criadas por inteligência artificial (IA) e aquelas compostas por humanos em um mesmo gênero. No teste cego, 97% dos 9.000 entrevistados, em oito países, não conseguiram diferenciar as faixas. Embora quase metade dos participantes acredite que a IA possa auxiliar na descoberta de novas músicas, há um pessimismo em relação às suas consequências na composição. Cinquenta e um por cento dos entrevistados pensam que a IA levará a canções de "qualidade inferior e mais genéricas", e 64% creem que a técnica pode causar uma "perda de criatividade". Em resposta a essa tendência crescente, a Deezer é a única plataforma que indica sistematicamente as faixas totalmente geradas por IA, notando que, em dez meses, a proporção dessas músicas em um dia de reproduções saltou de uma em cada dez para 34%. Informação na íntegra

Carnaíba abraça Marconi Santana: o líder que reflete no olhar a confiança do povo

Marconi Santana chegou a Carnaíba com força total, e foi recebido por uma verdadeira multidão e lideranças populares. A cidade viveu uma noite emocionante com o projeto “Conversando com o Povo, Ouvindo Pernambuco”, que ultrapassou a marca de uma simples reunião política de pré-candidatura e se consolidou como um movimento de união, escuta e esperança.

A atmosfera de euforia aumentou com a chegada de Marconi, que foi recebido com abraços, aplausos e manifestações apoio. Assim que chegou, Marconi não abriu mão de abraçar e cumprimentar a todos agradecendo pela presença livre e espontânea. A cada gesto, ele reafirmava seu compromisso com o Pajeú e com Pernambuco, representando a voz de um povo que não quer mais depender de promessas distantes, mas de ações concretas e próximas da realidade sertaneja.

O encontro reuniu um número expressivo de líderes políticos, representantes de comunidades e membros da sociedade civil, todos movidos pelo mesmo sentimento: o desejo de ver Carnaíba e o Pajeú representada por um filho da terra.

O Espaço Tacys House ficou completamente lotado, com o público ocupando até as áreas externas, em um cenário de energia contagiante e vibração coletiva.

Durante sua fala, Marconi mostrou mais uma vez o porquê de ser reconhecido por seu carisma e proximidade com o povo. Disse que tinha “a noite toda disponível para ouvir a todos, se fosse preciso”, e cumpriu o que prometeu: escutou, dialogou e acolheu cada voz que se somou à construção de um projeto político sólido e participativo.

O clima era de emoção e pertencimento. As falas dos participantes reforçaram o reconhecimento a um homem que tem história, que já serviu ao povo e aprendeu a fazer política com o coração. Marconi é um homem testado, aprovado e querido. Um político que acredita na boa política, na que estende a mão, que acolhe e que busca soluções.

A mensagem da noite foi clara: Carnaíba quer liberdade no voto, quer mudança e quer ser ouvida. Entre falas e aplausos, o público expressou o desejo de romper com o passado de imposições e abrir espaço para um novo tempo. Chegou a hora de dizer não aos de fora e dizer sim aos de casa. De votar em quem é da terra, em quem conhece a sua realidade.

A noite terminou com um sentimento coletivo de esperança e decisão. Carnaíba deu o recado: quer seguir com Marconi Santana, o homem que carrega no olhar a confiança do povo e na trajetória o exemplo de quem sabe ouvir e agir.

“A largada foi dada. Agora é só de ida e sem volta” — foi o tom que marcou o encerramento de uma noite que já entrou para a história política do Pajeú.

Dr. Luiz Henrique esclarece demissões e detalha situação financeira do Município de Iguaracy

O procurador adjunto do Município de Iguaracy, Dr. Luiz Henrique, esteve na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (11) para prestar esclarecimentos oficiais sobre as recentes demissões de aproximadamente 50 servidores municipais. Representando o prefeito Dr. Pedro Alves, o procurador explicou que a medida, embora difícil e dolorosa, foi necessária para atender exigências legais e evitar sanções do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

Segundo ele, o TCE identificou que Iguaracy ultrapassou o limite máximo de gastos com pessoal, atingindo 54,62% da receita, quando o limite prudencial é de 49% e o máximo permitido é 54%. “O município já ultrapassou o sinal vermelho. Não havia mais alternativa. Era preciso agir para evitar penalidades ainda mais graves”, explicou Luiz Henrique.

O procurador ressaltou que a decisão não teve motivação política nem caráter de perseguição, mas decorre de cumprimento de normas técnicas e financeiras. “Foi uma decisão de responsabilidade, não de maldade. O prefeito sentiu muito, mas não havia outro caminho dentro da legalidade”, afirmou.

Durante a fala, Luiz Henrique detalhou que o Tribunal de Contas estabeleceu prazos para a adequação gradual das despesas com pessoal, permitindo que os municípios reduzam os percentuais até alcançar o limite de 30% até o ano de 2028. Até lá, novas contratações temporárias ficam proibidas, especialmente em locais onde há concurso público vigente, como é o caso de Iguaracy.

O procurador adiantou ainda que o prefeito Dr. Pedro Alves se comprometeu a convocar todos os aprovados no concurso público municipal no exercício de 2026 e a realizar uma nova seleção simplificada para funções essenciais, como agentes comunitários de saúde e de endemias, áreas que vêm sendo constantemente cobradas pelo Ministério Público por exigirem vínculo efetivo. 

Ainda segundo o procurador, o prefeito é sensível, compreende o impacto social das demissões, mas tem agido com responsabilidade, priorizando o cumprimento da lei e a estabilidade financeira. “Faço questão de esclarecer essa dúvida que muita gente tem: se o problema é financeiro, por que não cortar outras despesas e manter os servidores? A resposta é simples, essa recomendação do Tribunal de Contas é específica para a folha de pagamento, ou seja, trata diretamente dos gastos com pessoal, e não das demais despesas do município.”, concluiu Luiz Henrique.

O pronunciamento foi acompanhado por vereadores, servidores e pela população, e teve repercussão positiva pela clareza e serenidade na exposição dos fatos, reforçando o compromisso da atual gestão com a transparência, o diálogo e o respeito às instituições de controle.

Empresário denúncia negligência do Hospital Emília Câmara no atendimento à idosa cardíaca de 80 anos

O empresário afogadense Erikacio Gravações denunciou nesta quarta-feira (12), em entrevista à Rádio Pajeú, um caso de negligência na transferência realizada pelo Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira. A denúncia envolve a condução do caso de sua mãe, a senhora Maria da Conceição Salvador, carinhosamente conhecida como Dona Ceiça, de 80 anos, que faleceu no último dia 1º de novembro.

Segundo Erikacio, a idosa, que tinha histórico cardíaco e apresentava sinais de infarto, deu entrada no Hospital Regional na madrugada do dia 1º. Mesmo em estado grave, ela foi transferida da Sala Vermelha do Hospital Regional Emília Câmara para a cidade de Serra Talhada em uma ambulância básica, e não em uma unidade UTI móvel, que seria a recomendada para o quadro de risco da paciente, que seguiu acompanhada apenas por uma técnica de enfermagem, sem a presença de um médico durante o transporte.

Durante o trajeto, o estado da idosa se agravou. Ela não conseguiu chegar a Serra Talhada e precisou dar entrada no Hospital Municipal de Flores após apresentar um quadro de AVC. A paciente morreu na unidade.

O Hospital Municipal de Flores registrou que a idosa chegou em alto risco, sem acompanhamento médico e sem suporte de UTI móvel, condições que, segundo a unidade, eram indispensáveis dada a gravidade do caso.

A família agora cobra explicações e responsabilização pelo procedimento adotado na transferência por parte do Emília Câmara.

“O que aconteceu com a minha mãe não pode mais acontecer com ninguém. Não quero que ninguém mais passe a dor da perda de uma pessoa que ama por negligência do hospital”, desabafou Erikacio.

Procuradora de Iguaracy Dra. Sinara Maranhão cumpre agenda oficial no Recife representando o prefeito Pedro Alves

A procuradora do município de Iguaracy, Dra. Sinara Maranhão, cumpriu importantes compromissos nesta terça-feira (11/11) na capital pernambucana. Pela manhã, esteve na Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), onde tratou de pendências relacionadas à regularização da Unidade Mista de Saúde de Iguaracy, um passo fundamental para garantir ainda mais a conformidade ao pleno funcionamento dos serviços de saúde do município.

No período da tarde, a procuradora representou o prefeito Dr. Pedro Alves na Sessão Solene de Posse dos novos Desembargadores Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). O evento, presidido pelo desembargador Cândido José da Fonte Saraiva de Moraes, marcou a posse da desembargadora eleitoral Roberta Viana Jardim e dos desembargadores eleitorais Paulo Augusto de Freitas Oliveira e Breno Duarte Ribeiro de Oliveira.

A participação da procuradora reforça o compromisso da gestão municipal em manter diálogo e presença ativa junto aos órgãos estaduais, fortalecendo as ações administrativas e institucionais em benefício de Iguaracy.

Inmet emite alerta de “Perigo” para Iguaracy, Carnaíba, Flores e outras cidades do Pajeú: risco de incêndios e problemas de saúde

O Sertão do Pajeú tem enfrentado dias de muito calor e clima extremamente seco. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiram alertas de “Perigo” para a região, com validade até o dia 14 de novembro, devido à baixa umidade do ar, que pode ficar abaixo dos 20%.

Segundo os órgãos, o calor intenso, com temperaturas acima dos 35°C, aliado à baixa umidade, aumenta os riscos de incêndios e causa desconforto físico, como ressecamento da pele e irritações nos olhos e mucosas.

A Apac reforça as orientações para que a população consuma bastante água, evite atividades físicas entre 10h e 17h e mantenha os ambientes umidificados, além do uso de hidratantes corporais.

No Sertão do Pajeú, os municípios incluídos no alerta de “Perigo” do Inmet são: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão e Tabira.

As altas temperaturas e o ar seco devem persistir ao longo da semana, exigindo atenção redobrada da população da região.

Onda de calor extremo deixa caixa d'água derretida em Araripina

A onda de calor que atinge o sertão nordestino alcançou níveis críticos, com um episódio chocante registrado recentemente em Araripina, no Sertão de Pernambuco. Uma caixa d'água de plástico da marca Fortlev foi flagrada completamente deformada e derretida, evidenciando o poder destrutivo das altas temperaturas na região.

O registro, que rapidamente circulou nas redes sociais, mostra a estrutura da caixa, geralmente robusta cedendo sob o sol intenso, após a temperatura ultrapassar os 37. De acordo com a informação que acompanhou o registro, o termômetro tem subido a patamares perigosos. Embora o material das caixas d'água seja projetado para suportar calor considerável, a combinação de exposição direta ao sol e temperaturas elevadas e prolongadas pode levar a falhas estruturais, como a observada.

Este incidente serve como um grave alerta sobre as condições climáticas extremas que o Nordeste brasileiro tem enfrentado, afetando não apenas a infraestrutura, mas principalmente a saúde da população.

O derretimento da caixa d'água compromete o abastecimento local, mas o principal risco é a saúde pública. Temperaturas nessa faixa exigem atenção redobrada das autoridades e da população: é essencial beber bastante água, mesmo sem sentir sede, e evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre 10h e 16h. Além disso, é importante verificar a vedação e o material de reservatórios de água, buscando áreas de sombra para minimizar o superaquecimento.

O caso de Araripina reforça a urgência de debater medidas de adaptação às mudanças climáticas e o fortalecimento da infraestrutura das cidades para resistir a eventos de calor cada vez mais frequentes e intensos. (Via: Casa Nova em Destaque)

Giro de Notícias com o resumo das principais informações até o momento

Familiares falam em ‘crime cruel e pessoal’ contra mulher achada nesta 2ª em ST
O caso de Maria Osita da Silva Nascimento, de 51 anos, encontrada sem vida na BR-232 em Serra Talhada, está sob investigação da Polícia Civil, que adota postura cautelosa. A vítima foi encaminhada ao Instituto Médico Legal de Caruaru, e a polícia aguarda o laudo da Polícia Científica para determinar a causa da morte e, consequentemente, os rumos do inquérito. Contudo, familiares de Maria Osita levantaram a suspeita de que a morte teria sido um "crime cruel e de cunho pessoal". Se confirmado o assassinato, este será o quarto crime violento letal contra mulheres registrado na cidade neste ano. O cenário de violência na região é alarmante, dado que a cidade já contabiliza 17 homicídios em 2025, sendo três deles contra mulheres. Dados locais indicam ainda um alto volume de registros de violência doméstica e familiar, com mais de mil boletins de ocorrência nos últimos anos, destacando a gravidade da situação. Informação completa


Estupro e importunação: cadastro de pessoas condenadas por crimes sexuais é instituído em Pernambuco
Pernambuco instituiu o novo “Cadastro Estadual de Pessoas Condenadas por Crimes contra a Dignidade Sexual”, por meio da Lei nº 19.083, de 7 de novembro de 2025. A norma visa criar um banco de dados oficial para coletar, armazenar e organizar informações detalhadas que possam apoiar as ações de prevenção, investigação e repressão a crimes sexuais no estado. Serão incluídas no cadastro pessoas condenadas, com trânsito em julgado, por delitos como estupro, assédio sexual, violação sexual mediante fraude e crimes praticados contra crianças e adolescentes. O registro deverá conter informações cruciais, como o dispositivo legal da condenação, o número do processo, o histórico criminal, o grau de parentesco com a vítima, e as circunstâncias do fato. A legislação garante a observância das disposições constitucionais de proteção de dados pessoais, assegurando a preservação de dados sensíveis e o respeito aos direitos fundamentais. A lei, já em vigor, aguarda regulamentação do Poder Executivo para sua plena execução. Informação completa


Inmet emite alerta de “Perigo” para o Sertão do Pajeú: risco de incêndios e problemas de saúde
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “Perigo” para 58 municípios do Sertão e Agreste de Pernambuco devido à combinação de calor intenso, com temperaturas superando os $36^\circ \text{C}$ no Sertão, e a extrema baixa umidade do ar. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) já havia alertado para a umidade relativa do ar abaixo de $20\%$. O Inmet confirmou a previsão, classificando as áreas afetadas na categoria "Perigo", indicando umidade entre $12\%$ e $20\%$. Tais condições climáticas elevam significativamente os riscos de incêndios florestais e o surgimento de problemas de saúde na população. Entre os riscos à saúde estão ressecamento da pele e desconforto nos olhos, nariz e boca. As autoridades recomendam que os moradores da região tomem medidas preventivas urgentes, como aumentar o consumo de água, evitar exercícios físicos entre 10h e 17h, utilizar hidratantes e manter a umidificação dos ambientes domésticos. Informação completa


Beneficiários do Bolsa Família transferiram R$ 3,7 bilhões a apostas online em um mês, diz TCU
Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) revelou movimentações financeiras suspeitas de beneficiários do Bolsa Família para plataformas de apostas online. Em janeiro de 2025, o montante transferido de contas de beneficiários atingiu R$ 3,7 bilhões. Embora $83\%$ dos envolvidos possuam outras fontes de renda, o TCU identificou indícios de uso irregular de CPFs do programa. Cerca de $22\%$ dos beneficiários, o equivalente a 4,4 milhões de famílias, fizeram transferências para sites de apostas. A concentração do valor é extrema, com apenas $4,4\%$ dessas famílias sendo responsáveis por $78\%$ do dinheiro movimentado. O tribunal apontou casos de transferências milionárias, levantando a suspeita de uso indevido de CPFs para ocultação de recursos ilícitos. Diante disso, o TCU determinou que o Ministério do Desenvolvimento Social e o Banco Central criem, em 90 dias, um plano para coibir fraudes. O caso foi encaminhado a órgãos como Coaf e Receita Federal para a devida investigação. Informação completa


Colírio aprovado nos EUA poderá melhorar visão de perto e reduzir uso de óculos
Um novo colírio aprovado nos Estados Unidos oferece uma solução inovadora para tratar a presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada” ou dificuldade para enxergar de perto. Esta condição é comum em pessoas a partir dos 40 anos, ocorrendo quando a lente natural do olho perde sua elasticidade, dificultando o ajuste do foco para objetos próximos. O medicamento, que deve ser aplicado uma única vez ao dia, tem a promessa de melhorar o foco visual por um período de até dez horas. A expectativa é que o uso regular do colírio ajude a reduzir a dependência e a necessidade do uso de óculos de leitura por parte dos usuários. Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, essa condição afeta aproximadamente um quarto da população mundial, tornando a busca por alternativas de tratamento um tema de grande relevância na área oftalmológica. Informação completa

Marconi Santana destaca trajetória, compromisso com o Pajeú e apoio à governadora Raquel Lyra em entrevista à Rádio Cidade FM de Tabira

O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana (PSD), participou nesta segunda-feira (10) do programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM 97,7, em Tabira. A entrevista foi conduzida pelo comunicador Júnior Alves, com técnica de Simone, e contou com a presença de aliados políticos, entre eles Djalma, Dr. Eduardo e Tadeu.

Durante a conversa, Marconi fez um balanço de sua trajetória e destacou a credibilidade conquistada ao longo dos anos. “Eu já fui testado, me credenciei e todas as minhas promessas sempre foram pagas”, afirmou. Ele lembrou que foi eleito oito vezes — sendo dois mandatos como vereador, dois como presidente da Câmara e quatro como prefeito — e que chegou a eleger seu sucessor com mais de 70% dos votos. Com uma aprovação de 98% em seu último governo, disse estar preparado para novos desafios e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do Pajeú e do Sertão de Pernambuco.

O pré-candidato enfatizou que sua atuação política é pautada na escuta popular e na proximidade com o povo. “Eu tô no cotidiano do povo do Pajeú”, disse, ressaltando que pretende criar escritórios regionais para atender a população e manter o contato direto com as comunidades. Marconi afirmou que quer ser um deputado atuante, presente e acessível, além de trabalhar para a formação de um bloco do Pajeú e do Sertão na Assembleia Legislativa, garantindo mais representatividade e força política para a região.

Ao comentar o cenário político, lamentou o enfraquecimento da representatividade sertaneja após a perda de líderes como José Patriota e a desistência de Adelmo Moura. “Na hora que Adelmo desistiu, entraram outras pessoas que não são da região do Pajeú”, disse, apontando que isso fragiliza a luta por mais investimentos no Sertão. Ele reafirmou que sua pré-candidatura tem o propósito de manter viva a voz política do Pajeú e defender os interesses dos municípios sertanejos.

Marconi também fez críticas à concentração de investimentos na região metropolitana, defendendo incentivos fiscais maiores para o interior. “A gente não pode baixar a cabeça para deputados que moram na região metropolitana”, declarou. Ele propôs aumentar os benefícios da Sudene e da AD Dipe e destacou que o funcionamento do aeroporto de Serra Talhada será um marco importante para atrair indústrias e destravar o crescimento econômico do Sertão.

Por fim, o ex-prefeito reafirmou seu apoio à governadora Raquel Lyra, ressaltando que acredita em sua capacidade de transformar Pernambuco. “As entregas estão sendo feitas”, afirmou, citando avanços em saúde, segurança e infraestrutura. Marconi destacou ações do governo estadual na região, como entrega de ônibus escolares, cozinhas comunitárias, asfaltamento e obras de abastecimento de água.
 
Por fim, defendeu que o Sertão precisa de mais força política na Assembleia Legislativa para garantir a continuidade desses investimentos e assegurar que as demandas do Pajeú sejam atendidas com prioridade.

Prefeito e comunidade de Iguaracy lamentam a perda da Agente de Saúde Silvana Barbosa Rafael

A cidade de Iguaracy amanheceu de luto nesta segunda-feira (10) com a notícia do falecimento da Agente de Saúde Silvana Barbosa Rafael, de 40 anos, vítima de um infarto. Segundo informações, Silvana passou mal e foi levada ao hospital local, sendo posteriormente transferida para Serra Talhada com suspeita de trombose. Ao ser atendida, o médico teria constatado que ela estava com o coração crescido, e infelizmente, nas primeiras horas da madrugada, ela não resistiu.

A morte precoce de Silvana abalou profundamente familiares, amigos e colegas de trabalho. Dentro de um ano, a família enfrenta a dor de três grandes perdas. Em 7 de novembro de 2024, Silvana perdeu a mãe, Severina Barbosa, e há apenas um mês, também se despediu do pai, Pedro Rafael, (Seu Pedro do Bar da Curva), falecido em 11 de outubro.

Descrita como uma profissional exemplar, Silvana era reconhecida por sua dedicação, responsabilidade e carinho com a população. Atuava com empenho no cuidado à saúde das famílias iguaracienses, sendo muito querida por todos.

O prefeito Dr. Pedro Alves e a Prefeitura de Iguaracy emitiram notas de pesar, destacando sua contribuição e lamentando a perda:

“É com profundo pesar que o Governo Municipal de Iguaracy comunica o falecimento de Silvana Barbosa Rafael, dedicada Agente de Saúde que tanto contribuiu para o bem-estar da nossa comunidade. Manifestamos nossas sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho. Que Deus conforte a todos neste momento de dor.”

O falecimento de Silvana deixa um vazio imenso no serviço público e na comunidade que aprendeu a admirar seu trabalho e sua humanidade.

Giro de Notícias com o resumo das principais informações até o momento

Bolsonaro é abandonado por aliados à medida que prisão se aproxima; pedidos de visita caíram 74%
A coluna do Estadão apurou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se sente isolado e abandonado por aliados, em meio à iminência de sua prisão em regime fechado, após a condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Essa percepção é corroborada por dados do sistema da Corte, que mostram uma queda de 74% no número de pedidos de visita à sua prisão domiciliar, comparando agosto com os últimos 30 dias. Nos primeiros 30 dias de prisão domiciliar, foram 123 solicitações, caindo para apenas 32 no último mês. O ex-presidente, que tem apresentado frequentes crises de soluço e desânimo, está impedido de ter contato com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que havia sido um dos políticos mais assíduos em pedidos de visita, devido à reabertura de uma investigação. O STF formou maioria na última sexta-feira (07) para manter a pena de 27 anos e três meses, mas a prisão só deve ocorrer após o trânsito em julgado do processo. Matéria na íntegra


Afogadense Rayssa Ramos está na final de um dos quadros do Domingão do Huck
A influenciadora Rayssa Ramos, natural de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco, alcançou a final de um dos quadros do programa Domingão com Huck, da Rede Globo. Sua participação tem gerado grande interesse do público, que acompanha sua jornada e celebra sua chegada à fase decisiva. A expectativa na cidade de Afogados da Ingazeira é alta, e a população está mobilizada em torcida pela jovem. A etapa final do quadro promete ser emocionante, consolidando a influenciadora como um destaque na televisão nacional. Matéria na íntegra


Enem 2025: primeiro dia registra 27% de abstenção; 3.240 candidatos foram eliminados
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou uma abstenção de 27% dos mais de 4,8 milhões de inscritos, um percentual considerado estável em relação à edição anterior. O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palácios, destacaram que o dia transcorreu de forma tranquila, mas 3.240 participantes foram eliminados por descumprimento de regras, como o uso de eletrônicos ou não atender às orientações fiscais. O Inep reforçou a segurança, utilizando detectores de metal em todas as salas. A prova de Linguagens e Ciências Humanas contemplou conteúdos atuais e valorizou a interpretação de textos. O gabarito oficial será divulgado na quinta-feira (13), e o resultado final, em janeiro de 2026. Matéria na íntegra


Municípios de Flores, Floresta, Araripina e Ouricuri viram polo de energia limpa e sustentável no Sertão de Pernambuco
O Sertão de Pernambuco está se consolidando como um polo de energia limpa com o avanço de grandes projetos de energia solar e eólica em municípios como Flores, Floresta, Araripina e Ouricuri. Esses empreendimentos atraíram milhões em investimentos, como os R$ 340 milhões no Complexo Solar São Pedro e São Paulo, em Flores, e os R$ 455 milhões em parques eólicos em Araripina e Ouricuri. A região, uma das mais promissoras do país em irradiação solar e força dos ventos, está mudando seu perfil econômico, historicamente dependente da agricultura, gerando centenas de empregos e impulsionando a economia local. O avanço reforça o compromisso do estado com a sustentabilidade, evitando a emissão de milhares de toneladas de $\text{CO}_2$. Contudo, a região ainda enfrenta desafios na infraestrutura de transmissão e na formação de mão de obra local. Matéria na íntegra


Janja ocupa lugar de mais destaque que chefes de Poderes na COP30
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, ocupou um local de maior proeminência que os presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF) durante a Cúpula de Líderes da COP30. Janja permaneceu sentada ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na primeira fileira de mesas durante as cerimônias e sessões temáticas, como as de transição energética e o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). Os chefes do Poder Legislativo e do Poder Judiciário, no entanto, foram delegados à segunda fileira, juntamente com ministros de Estado, como Marina Silva (Meio Ambiente) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). A configuração, que se manteve nos dois dias da cúpula com a participação de Lula, colocou Janja ao lado de autoridades internacionais de alto nível, como o secretário-geral da ONU. Matéria na íntegra





A emergência de discutir o papel do Bioma Caatinga na COP30
É crucial que o bioma Caatinga, exclusivo do Brasil e lar de 32 milhões de pessoas, ganhe protagonismo na COP30, pois é um tema urgente nas discussões sobre clima e biodiversidade. Historicamente menos visado que outros biomas, a Caatinga está sob novo alerta de aceleração do desmatamento, que atingiu $\text{3.189,61 km}^2$ em 2023, e perdeu 14,4% de sua vegetação nativa entre 1985 e 2023. O bioma é vulnerável à desertificação, processo que atinge cerca de 13% de seu território, e perdeu 40% de sua superfície de água natural nos últimos 35 anos. A COP30 é vista como uma oportunidade para o Brasil assumir compromissos específicos para a Caatinga, como metas de desmatamento zero, restauração de áreas degradadas e incentivo a mecanismos de financiamento climático que incluam o semiárido. É fundamental vincular a conservação à redução da pobreza e valorizar a convivência com a seca como um modelo de resiliência climática. Matéria na íntegra


Afogadense morre após picada de cobra jararaca em São Paulo
O afogadense Alex Ramos faleceu no domingo (9) após ter sido picado por uma cobra jararaca na cidade de Salto, interior de São Paulo. O incidente ocorreu por volta das 22h do último sábado (8). Alex foi socorrido e levado a um hospital em Sorocaba, mas infelizmente não resistiu aos efeitos do veneno. Natural do Sítio Curral Velho dos Pedros, na zona rural de Afogados da Ingazeira (PE), o falecimento causou grande comoção entre familiares e amigos. O velório será realizado na residência do falecido, no bairro Planalto, em Afogados da Ingazeira. Matéria na íntegra


Jovem morre em acidente de moto na manhã deste domingo em Triunfo
O jovem Marcos Vinícius, conhecido barbeiro em Triunfo, faleceu na manhã de domingo (9) após um acidente de moto na Avenida Getúlio Vargas, na área central do município. Segundo informações preliminares, o motociclista perdeu o controle do veículo e colidiu contra um poste. O forte impacto causou ferimentos fatais, e Marcos Vinícius, que trabalhava em um posto de gasolina e residia na zona rural, morreu no local. Sua morte precoce causou grande comoção entre os moradores e amigos da comunidade, que lamentaram a tragédia nas redes sociais. Matéria na íntegra


Polícia prendeu um dos suspeitos de roubar 300 bois Nelore em Agrestina
A Polícia Civil prendeu um dos suspeitos de envolvimento no furto de 300 bois da raça Nelore em uma fazenda em Agrestina, no Agreste de Pernambuco. O crime foi planejado por dois irmãos que trabalhavam na propriedade, causando um prejuízo estimado em mais de $\text{R\$ 1 \text{milhão}}$. O detido foi localizado no bairro da Cohab, em Agrestina, em cumprimento a um mandado de prisão. Os suspeitos teriam vendido o gado de forma clandestina, aproveitando a pouca frequência dos donos no local. Além do furto dos bois, eles também comercializavam o leite da fazenda sem repassar os lucros. A falta de repasses levantou a suspeita dos proprietários, que descobriram a ausência de quase todo o rebanho ao fazer a contagem. O segundo envolvido no crime ainda não foi localizado pela polícia. Matéria na íntegra


Pernambuco conquista destaque nacional com ações contra a fome e recebe dois prêmios do Governo Federal
O Governo de Pernambuco conquistou destaque nacional no combate à fome, sendo reconhecido em duas categorias do Prêmio Brasil Sem Fome, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). O estado foi premiado pelo bom funcionamento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e pelas boas práticas na promoção da alimentação adequada. Em dois anos, o número de municípios integrados ao Sisan saltou de 2 para 120 cidades, e mais de 235 Cozinhas Comunitárias foram implementadas ou expandidas, distribuindo mais de 19 milhões de refeições desde 2023. Essas ações resultaram na saída de cerca de 1,7 milhão de pessoas da situação de fome e em uma redução expressiva nas internações por desnutrição em 2024. O reconhecimento consolida Pernambuco como referência nacional no tema, atribuindo o sucesso à atuação conjunta e à construção de políticas públicas sólidas e sustentáveis. Matéria na íntegra

Marconi Santana prestigia evento em Afogados e reafirma apoio ao empreendedorismo sertanejo

O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana (PSD), marcou presença na 8ª Feira de Empreendedorismo de Afogados da Ingazeira, nesta sexta-feira (7), ao lado de Lucila Santana e do prefeito Gilberto Ribeiro. O evento se transformou em mais uma demonstração do seu compromisso com o desenvolvimento do Sertão e da sua sintonia com a nova geração de empreendedores da região.

Em meio a estandes lotados e conversas com expositores e a imprensa local, Marconi ressaltou o papel da economia criativa como motor de transformação social e geração de oportunidades. “Valorizar quem produz é garantir que o desenvolvimento aconteça de dentro pra fora”, afirmou.

A presença de Marconi na feira foi um gesto simbólico, mas com forte peso político: reafirmou sua visão municipalista, seu estilo próximo do povo e a crença de que o crescimento do Pajeú nasce da base, do talento e do trabalho do sertanejo.

O diálogo afinado com as mais diversas autoridades e lideranças reforça a imagem de Marconi como articulador e construtor de pontes, um líder que busca unidade em torno do progresso regional. Sua atuação pragmática e presença constante onde o trabalho acontece o tornam uma referência sólida no cenário político do Sertão.

Com o vazio deixado pelo saudoso José Patriota, o Pajeú passou a buscar uma nova voz com a mesma firmeza, carisma e prestígio. E é cada vez mais evidente que Marconi Santana surge como o nome capaz de preencher essa lacuna — um político experiente, com quatro mandatos de prefeito, ex-presidente da Câmara, e reconhecido por falar a mesma língua do povo.

Com o apoio da governadora Raquel Lyra, Marconi desponta como a nova força do Sertão, reunindo multidões e despertando entusiasmo por onde passa. Um líder de coragem, com os pés fincados na terra e o olhar voltado para o futuro.
Veja imagens abaixo:




Nova rota de progresso: Marconi Santana defende criação de pontos de transbordo da Transnordestina no Pajeú para impulsionar economia

Durante entrevista concedida ao radialista Wellington Rocha, o ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual Marconi Santana destacou a importância da Transnordestina como motor de desenvolvimento econômico para o Sertão do Pajeú. Ele defendeu a criação de pontos de transbordo — locais estratégicos para o embarque e desembarque de cargas — entre Serra Talhada, Flores e Custódia, permitindo o escoamento da produção regional até o Porto de Suape.

Segundo Marconi, a iniciativa visa integrar o Pajeú à rota logística nacional e internacional, fortalecendo a economia local e ampliando o acesso dos produtores aos mercados externos. “Queremos que o Sertão participe dessa cadeia produtiva, levando nossa produção até Suape e de lá para o mundo”, afirmou.

O pré-candidato revelou que vem mantendo diálogo com senadores como Teresa Leitão, Humberto Costa e Fernando Dueire para viabilizar o projeto, especialmente ao longo da BR-232, eixo estratégico que corta a região. Ele ressaltou ainda que a proximidade entre as cidades do Pajeú favorece o intercâmbio econômico e facilita o transporte das cargas até os pontos de embarque.

Marconi comemorou o recomeço das obras da Transnordestina em Custódia, destacando que as empresas já estão chegando à cidade e movimentando o comércio local com aluguel de casas e hotéis. “Essa obra vai trazer um verdadeiro boom para a região. Não é um projeto de curto prazo, deve durar pelo menos dois anos e vai gerar emprego e renda em todo o entorno”, disse.

Por fim, ele reforçou que o Sertão precisa crescer com independência econômica, reduzindo a dependência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e atraindo novas indústrias e investimentos. “Nosso foco é fazer o Pajeú se desenvolver, como ocorre em cidades do Sul que vivem da arrecadação própria e da força do setor produtivo. Essa será uma das minhas principais lutas na Assembleia Legislativa”, concluiu Marconi Santana.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.