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EM REDE SOCIAL, MISS AFOGADOS 2016 ESCLARECE SUPOSTA DESISTÊNCIA DO MISS PERNAMBUCO BE EMOTION

Em sua página pessoal no Facebook, a Miss Afogados da Ingazeira 2016, Rosana Véras, publicou um texto onde esclarece sobre sua suposta desistência ás vésperas do concurso Miss Pernambuco Be Emotion 2016, assim informado pela Assessoria de Comunicação do concurso.Veja o que diz a postagem de 06 de Junho de 2016:
Procurada por nossa equipe, a jovem reiterou o que escreveu em sua página, afirmando que não foi uma simples desistência. “Como eu falei no post, não foi uma desistência às vésperas do concurso. Deixaram pra me procurar às vésperas, o que é diferente”, disse.
Rosana disse que foi procurada pela coordenação local somente na última sexta-feira (01), e que por esse motivo decidiu não participar, considerando que foi lembrada de última hora, sem tempo para se preparar. “eu não desisti às vésperas do concurso, me procuraram pra resolver ir, quando eu já deveria estar lá no curso preparatório. E acredito que quando a gente se propõe a fazer algo, devemos fazer bem feito e não de última hora”, falou.
Segundo ela, outro fator decisivo foi a falta de recursos, o que atrasou o pagamento de sua inscrição no prazo estabelecido. “A partir do momento que a inscrição é paga, a cidade é confirmada no concurso. O que foi repassado pra mim é que a inscrição deveria ser paga até o dia 15 de junho, se não me engano, e não foi. A partir dessa data eu já tinha em mente que não iria, por falta de recursos”, explicou.
Perguntada se a prefeitura se dispôs a ajudar financeiramente, Rosana disse que não houve contato algum com a administração municipal. ”Tenho certeza que a prefeitura se disponibilizaria a ajudar, como nos outros anos. A questão é que ela não foi procurada, eu não poderia ir atrás dessa ajuda sozinha e precisaria da coordenação me ajudando nisso. Sendo que quando fui procurada na sexta, dariam um jeito de pagar minha inscrição. Contando claro, com ajuda da prefeitura,” afirmou.

MEC adia inscrição do Fies para 15 de julho

O Ministério da Educação (MEC) adiou o cronograma do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A conclusão da inscrição dos estudantes pré-selecionados, cujo prazo começaria nesta sexta-feira (1º), foi adiada para o próximo dia 15 de julho.
O resultado do Fies foi divulgado na quinta-feira (30). Embora ainda no prazo previsto, a lista com os estudantes selecionados demorou para ser divulgada, tendo saído apenas às 22h. Até as 12h, o novo cronograma ainda não constava na página do programa. Falta ainda definir a data de convocação dos estudantes em lista de espera.
A publicação no Diario Oficial da União diz apenas que a conclusão da inscrição deverá ser feita a partir do dia 15, sem prazo para o término. Em nota, o MEC diz que a prorrogação se deu por conta de “ajustes necessários na fórmula de cálculo para adaptação do sistema à mudança de faixa de renda de 2,5 para 3 salários mínimos”. A pasta diz ainda que a mudança “não compromete o processo de financiamento”.
Os estudantes podem conferir na página do Fies o resultado da seleção. O resultado é uma pré-seleção, assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no processo seletivo do Fies. A contratação do financiamento fica condicionada à conclusão da inscrição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e ao cumprimento das demais regras e procedimentos do programa.
Nesta edição serão ofertados 75 mil financiamentos. Aqueles que não forem selecionados serão automaticamente inscritos na lista de espera.

Inscrições:
O Fies recebeu 294 mil inscrições, de acordo com balanço divulgado pelo MEC. O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.
Para participar da seleção, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com 450 pontos na média das provas, além de ter tirado nota maior que 0 (zero) na redação. Os candidatos precisam ainda ter renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos, o que equivale a R$ 2.640. Atualmente, 2,1 milhões de estudantes participam do programa.
Do JC Online

Banda Fulô de Mandacaru recebe homenagem do estado pela valorização da cultura pernambucana

O governador Paulo Câmara recebeu, na tarde desta quarta-feira (06.07), no Palácio do Campo das Princesas, a banda Fulô de Mandacaru, consagrada nacionalmente após vencer o programa SuperStar, realizado pela TV Globo.
Acompanhado da primeira-dama Ana Luiza, o gestor estadual parabenizou o grupo caruaruense pela valorização da cultura local durante as suas apresentações na atração.
“Eles têm uma carreira de sucesso pela frente, fruto do talento e da forma que a banda vê a cultura nordestina. Esses pernambucanos provaram que a gente tem muito o que mostrar ao restante do Brasil”, destacou. “Esses jovens emocionaram o Brasil e nos alegraram com essa vitória”, completou.
Com 15 anos na estrada, sete CD’s e dois DVD’s gravados, a Fulô de Mandacaru passou por diversos palcos do Brasil e do Mundo. Mas a consagração veio com o título de campeã do programa SuperStar. O grupo, que é liderado por Armandinho do Acordeon, Pingo Barros e Bruno Mattos, é formado por 22 pessoas e faz 25 shows por mês.
No encontro com o governador Paulo Câmara, Armandinho afirmou que Pernambuco tem uma tradição multicultural e que a banda tem a missão de fortalecê-la.
“A Flor do Mandacaru, ao longo dos seus 15 anos, sempre buscou defender as nossas tradições, acreditando que o forró autêntico tem o seu espaço e o seu potencial educativo e social”, registrou o músico.
Também estiveram presentes no gabinete do governador o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira; o vice-prefeito de Caruaru, Jorge Gomes; o deputado estadual Tony Gel; empresários e familiares da banda Fulô de Mandacaru.

Lista do TCE: “Não quer dizer que essas pessoas não poderão concorrer”; diz presidente do TRE

Lista do TCE: “Não quer dizer que essas pessoas não poderão concorrer”; diz presidente do TRE.
O documento foi entregue ao TRE e ao MPF na manhã desta terça (5) 
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) entregou a lista com os nomes dos gestores públicos que tiveram as contas rejeitadas pelo órgão nos últimos cinco anos. O documento foi entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no fim da manhã desta terça-feira (5). Ao todo, são 1.598 processos de prefeitos e vereadores, além de gestores municipais e estaduais. Com base nessa lista é que a Justiça Eleitoral poderá declarar a inelegibilidade de candidatos políticos.
Só o fato de estar com o nome na lista não significa que o político poderá ter sua candidatura impugnada. No caso das contas rejeitadas pelo TCE, só se caracterizará inelegibilidade se ficar demonstrado um ato doloso de improbidade administrativa. E isso caberá ao promotor eleitoral decidir. “Não quer dizer que essas pessoas não poderão concorrer, elas podem até disputar o pleito sub judice, ou aguardando decisão judicial”, completou o desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, presidente do TRE.
Confira aqui a lista completa dos processos.
 
Entre as irregularidades apontadas pelo TCE estão: a não prestação de contas, gestão ilegal, ilegítima ou antieconômica, dano aos cofres públicos e descumprimento dos limites constitucionais referentes à educação, saúde e folha de pessoal.
“Tem uma situação muito recorrente nos municípios que é o não recolhimento das contribuições previdenciárias. O que causa um dano muito grande para aquelas pessoas que têm um expectativa no futuro de se aposentar”, apontou o corregedor do TCE, Dirceu Rodolfo de Melo Júnior.
A lista foi entregue também ao Ministério Público Federal. “O Ministério Público recebendo essa lista com antecedência já poderemos começar a investigar os candidatos para fazer analise dessas inelegibilidades”, disse o procurador regional eleitoral, Antônio Carlos Barreto Campelo.
A lista com os declarados ilegíveis está prevista para ser divulgada no dia 15 de agosto. Os gestores públicos que forem declarados inelegíveis não poderão concorrer às eleições que se realizarem nos oito anos seguintes.
Fonte: G1/PE

Acidente deixa um estudante com morte cerebral e um ferido em São José do Egito

O condutor J. E. conduzia seu veículo caminhão Volvo/VM 330, cor prata, na PE 275, sentido Brejinho a São José do Egito, enquanto os condutores J.A. e J. seguiam em sentido contrário. O condutor, J.E. informou que a sua frente seguia à pé, um andarilho não identificado, que invadiu a pista de rolamento, momento em que este foi livrá-lo para não o atropelar, sendo necessário a invasão da pista de rolamento contrária, momento em que atingiu as laterais esquerdas dos veículos Chevrolet D-20 e o micro ônibus, causando-lhe avarias de médias proporções. O andarilho não identificado era um galego branco, que tem problemas mentais e que é visto frequentemente andando de São José do Egito para um sítio próximo a Olho D'água.
As vítimas uma criança de 9 anos e Leandro de 12 anos seguiam no interior do micro ônibus, sendo que Leandro foi levado para o hospital de Campina Grande em estado grave, enquanto que a criança de 9 anos sofreu apenas um corte na testa de pequena gravidade. Todos os condutores apresentaram as devidas CNHs, bem como, os CRLVs quitados no exercício 2016. Segundo informações do amigo e blogueiro Marcello Patriota, Leandro teve morte cerebral no Hospital do Trauma de Campina Grande por volta das 22h da noite desta quarta (06). Leandro estuda 5º ano na Escola Luiz Paulino.

CCJ do Senado aprova proibição de doação financeira de servidores a partidos

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira (6) projeto de lei que proíbe doações a partidos políticos por pessoas que tenham relação próxima com a administração pública.
Dessa forma, ficam proibidos de doar, nos seis meses anteriores às eleições, os ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança no serviço público e empregados, proprietários ou diretores de empresas prestadoras de serviços terceirizados que tenham contrato com a União, estados, Distrito Federal ou municípios.
A ideia do projeto, de autoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG), é evitar que pessoas sejam nomeadas para esse tipo de cargo ou empresas sejam contratadas em troca das doações. Os senadores Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Lasier Martins (PDT-RS) chegaram a propor que a proibição fosse permanente.

Concurso da PM: moradora de Serra Talhada contratou mulher por R$ 6 mil para realizar teste físico da PM, revela polícia

Moradora de ST contratou mulher por R$ 6 mil para realizar teste físico da PM, revela polícia
Uma moradora de Serra Talhada, candidata ao concurso da Polícia Militar de Pernambuco, teria pago cerca de R$ 6 mil para que outra pessoa realizasse o teste de aptidão física da seleção. Segundo a Polícia Civil, nessa terça-feira (5) uma mulher de 23 anos – que não teve o nome revelado – foi detida às 9h30, antes de completar a etapa do certame no campus da UPE, no bairro Santo Amaro, em Recife. Através de denúncias anônimas, o Batalhão de Policiamento de Guarda da PM descobriu a tentativa de fraude.
A mulher que prestou o teste faz parte da guarda municipal do município de Eusébio no Ceará e tentou se passar por uma candidata de 25 anos que mora em Serra Talhada, mas que é natural da cidade de Betânia, no Sertão do Moxotó. De acordo com a PM, a acusada confessou que receberia o pagamento apenas ao fim do teste. Ela estava usando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em nome da candidata. A suspeita foi levada para a delegacia da Macaxeira, Zona Norte do Recife, onde foi ouvida e liberada. Os documentos foram encaminhados para a perícia.
“Ela contou que um rapaz a viu numa academia de ginástica no Ceará e fez o convite. Todas as despesas como passagem e hospedagem foram pagas e ela receberia o dinheiro ao voltar para o Ceará caso passasse no teste”, explicou o delegado responsável pelo caso, Erivaldo Guerra. A candidata que teria contratado a jovem suspeita de fraude também será ouvida pelo delegado.
“Como ela mora no interior eu ainda vou chamá-la”. Caso seja condenada, Erivaldo Guerra ainda acredita que a suposta impostora responderá em liberdade. “A lei prevê de 1 a 5 anos de prisão, mas como ela é ré primária acredito que cumprirá pena alternativa”, completou. A guarda municipal foi enquadrada pelos crimes de uso de documentos falsos, falsidade ideológica e falsa identidade.

Em Triunfo, estação do frio pode chegar a ter temperaturas de 15ºC neste ano

Triunfo pode registrar temperaturas de 15 ºC durante o inverno. Foto: Carlos Ferraz / Reprodução.
O tempo do inverno está chegando em Pernambuco. A cidade interiorana de Triunfo, no Sertão do Pajeú, pode registrar temperaturas próximo de 15ºC nesta época do ano. Segundo a Agência de Águas e Climas de Pernambuco (Apac), Triunfo e Garanhuns registram as menores temperatura de todo o estado há cerca de 30 anos.
De acordo com Apac, a cidade de Triunfo está localizada a 1.100 metros acima do nível do mar, enquanto, Garanhuns está a 890 metros. O município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, registrou no dia 18 de junho 15º C. Entre os meses de junho, julho e agosto ocorrem os circuitos de frio que atraiu turistas de outras regiões para o Estado de Pernambuco.
Em Triunfo, acontece a Festa do Estudante – um evento tradicional que movimenta a economia local, além do projeto Cinema no Interior, que atrai diversos admiradores do audiovisual e do cinema para o Cine Teatro Guarany.

FESTA DO ESTUDANTE

O evento do circuito do frio vai completar 58 anos que ocorre em Triunfo. A festa acontece entre o final de julho e termina no início de agosto. O circuito é marcado por palestras, oficinas, shows, cinema, arte, cultura, lazer e turismo pelos pontos ecológicos e históricos da cidade pacata do interior.
No ano de 2015, apresentaram-se na cidade Petrúcio Amorim, Adilson Ramos, Agnaldo Timóteo, Jorge Vercilo e Maciel Melo. Os turistas que visitam o ‘Oásis do Sertão’ nesta época, podem desfrutar das delícias do polo gastronômico, localizado próximo a Lagoa João Barbosa Sitônio. Para o ano de 2016, o Prefeito Luciano Bonfim tenta articular-se com o Governo de Pernambuco e Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco para poder realizar o evento, devido a crise econômica que assola a cidade. (Âncora do Sertão)

CARTEIRA DE HABILITAÇÃO ACC JÁ É UMA REALIDADE EM PERNAMBUCO

Buscando a regulamentação dos condutores que utilizam as cinquentinhas como meio de transporte, a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), que no Estado é emitida pela Secretaria Estadual das Cidades –SECID, por meio do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/PE, já está ao alcance de quem usar esses veículos de baixa cilindradas. Desde o dia 29 de junho, 17 alunos da primeira turma estão em aula na Autoescola Maurício de Nassau, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.
Segundo o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, nessa categoria ocorreu mudanças, com reduções de valores e carga horária. “Agora, quem optar pela ACC irá cumprir 20 horas teóricas e outras dez práticas, ante 45 e 20, respectivamente, na categoria A. Além disso, o custo do curso fica em R$ 400,00 mais as taxas do DETRAN-PE, valor correspondente a aproximadamente metade da categoria superior”, destaca.
Outra diferença também aos optantes da ACC se dá na prova teórica, onde são disponibilizadas 15 questões, com o mínimo de 11 acertos. Nas demais categorias são 30, com a exigência de ao menos 21 assertivas. “O cunho social sempre foi levada em consideração, onde, inclusive, autorizamos as autoescolas utilizarem ainda um mesmo ciclomotor em forma de compartilhamento para suprir a demanda”, completa Ribeiro.
De acordo com Murilo Lima, diretor de Ensino da Autoescola Maurício de Nassau, nessa unidade acontecem aulas de segunda a sexta-feira e nos finais de semana, tendo um prazo aproximado de conclusão de todo o processo, entre aulas e provas práticas e teóricas, em até 30 dias. Quanto ao valor correspondente pelo curso de R$ 400,00, pode ser pago à vista, no cartão de débito ou crédito, em até quarto vezes sem juros.

Como fazer obter a primeira habilitação ACC
Faça o agendamento no site do DETRAN-PE, http://www.detran.pe.gov.br, imprima o comprovante do agendamento e se dirija ao local escolhido para a abertura do serviço;
Durante o atendimento, você receberá uma guia para pagamento das taxas relativas aos exames médico e psicológico. Portanto, você não deve pagar mais nada a clínica ou profissional escolhido;
Ao dirigir-se aos locais para a realização dos exames, leve com você as requisições de exames, documento de identidade e o comprovante de pagamento da taxa do serviço;

Documentos necessários
Original e cópia de documento oficial de identificação, com foto e em bom estado de conservação e CPF.
Comprovante de Residência atualizado.

Taxas para obtenção da Autorização para conduzir ciclomotores (ACC)
As taxas referentes ao processo de Habilitação para obtenção da Autorização para ciclomotores são as seguintes:


Etapas do processo de habilitação
Exame Psicológico
Exame Médico
Curso Teórico-Técnico
Exame Teórico-técnico (CFC)
Curso de Prática Veicular
Exame de Prática Veicular (CFC)

Ida ao Centro de Formação de Condutores (autoescola)
Aprovado nos exames psicológico e médico, o cidadão deverá se dirigir a um Centro de Formação de Condutores (CFC) de sua preferência para realização do Curso Teórico-Técnico (20 horas/aula).
Cada CFC define, com base na lei da oferta e procura, os valores dos serviços prestados.
Após a conclusão do curso, o Centro de Formação de Condutores (CFC) se encarregará de efetuar o agendamento para a realização do Exame Teórico-Técnico.
Apenas após a aprovação no Exame Teórico-Técnico, o cidadão poderá se submeter à instrução prática junto ao Centro de Formação de Condutores (CFC).
O Centro de Formação de Condutores (CFC) se encarregará de solicitar, junto ao DETRAN, a Licença de Aprendizagem (LADV) para que as aulas práticas possam, efetivamente, ser iniciadas.
Após o cumprimento da carga horária mínima exigida para a prática de direção veicular (10 horas), o Centro de Formação de Condutores (CFC) efetuará o agendamento para a realização do Exame Prático.

PRF tira dúvidas sobre lei que obriga faróis baixos durante o dia

A partir desta sexta-feira, começa a vigorar em todo o Brasil a Lei 13.290, que torna obrigatório o uso de farol baixo aceso durante o dia nas rodovias. O motorista que não seguir a recomendação estará cometendo infração média, com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 85,13, que vai passar para R$ 130,16 em novembro.
A norma é simples, mas tem gerado dúvidas em relação a qual luz o condutor deve deixar ligada. Por isso, a Polícia Rodoviária Federal resolveu tirá-las. De acordo com a PRF, a medida refere-se ao farol baixo, diferente do farolete, farol de milha, farol de neblina e Daytime Running Light (DRL). O órgão enviou ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) um questionamento sobre a utilização do DRL, também conhecido como farol de rodagem diurna. Até manifestação formal e definitiva do Contran, a PRF aceitará a utilização do DRL em substituição ao farol baixo durante o dia.
De acordo com a PRF, o farol baixo não pode ser confundido com a lanterna ou luz de posição. A lanterna não substitui o farol baixo dentro da nova regra. O farol baixo é o mesmo utilizado durante a noite, destinado a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo injustificáveis aos condutores e outros usuários da via que venham em sentido contrário. O uso do farol baixo não é apenas para garantir que o motorista veja o que está à sua frente, mas também, para que seja visto por outros motoristas e pedestres.
O uso simultâneo do farol baixo e do farol de neblina não é considerado infração de trânsito, mas a PRF informa que o uso apenas do farol de neblina durante o dia, sem o acionamento do farol baixo nas rodovias, deverá ser enquadrado no artigo 250, I, b, do CTB.

ATENÇÃO! Saiu a Tabela com as Datas que o Governo irá começar a Pagar o Abono do PIS esse Ano!

O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep começa a ser feito no dia 15 de agosto, para quem faz aniversário em Julho. Os trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) recebem o abono salarial nas agências da Caixa – no caso de correntistas, o crédito é feito na conta.
Os inscritos no PIS que tiverem o Cartão do Cidadão com senha cadastrada também podem fazer o saque em lotéricas, caixas de autoatendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos devem apresentar um documento de identificação e o número do PIS. Neste ano já estão valendo as mudanças, entre elas está o valor do PIS, que antes era pago um salário mínimo a todos os trabalhadores que trabalhassem ao menos 30 dias, agora o valor será proporcional ao tempo trabalhado. 
A tabela do abono do PIS 2016 já está disponível. Tem direito ao benefício: – O trabalhador precisa ter contribuído em 2015 trabalhando por pelo menos 30 dias com carteira assinada; – A empresa onde ele foi empregado precisa ter entregue a relação dos trabalhadores ao ministério do Trabalho – também conhecida como RAIS – que informa ao órgão os trabalhadores que foram empregados no ano anterior para o Governo; – É necessário ter pelo menos 5 anos de cadastro no PIS para ter direito a começar a receber o benefício. Entretanto, não é necessário ter estado empregado durante todo esse tempo; – A média do salário do trabalhador não pode ultrapassar 2 salários mínimos por mês para ter direito ao benefício. 
Lembrando que empregadas domésticas não tem direito a receber o abono salarial do PIS, afinal, mesmo as que possuem carteira assinada, não tem seu nome informado na RAIS que vai para o Ministério do Trabalho e Emprego, não havendo assim regulamentação que permita o registro e recebimento do benefício. 
Segue a lista com a data para saque e o mês de nascimento para efetuá-lo: 
15/08/2016 – Julho 18/08/2016 – Agosto 22/08/2016 – Setembro 19/08/2016 – Outubro 14/09/2016 – Novembro 17/09/2016 – Dezembro 18/09/2016 – Janeiro 21/09/2016 – Fevereiro 15/10/2016 – Março 17/10/2016 – Abril 19/10/2016 – Maio 25/10/2016 – Junho 
As datas dos pagamentos estão atualizadas.

Vejam isso: homem mata acusado de estuprar sua esposa e manda a mesma levar o corpo para delegacia

Um homem de 36 anos foi encontrado morto na noite de domingo (3) dentro da carroceria de um automóvel na Delegacia de Polícia Civil (PC) deBuritis (RO), na região do Vale do Jamari. De acordo com a PC, uma mulher de 24 anos teria deixado o veículo no local e relatado aos policiais que o próprio marido assassinou a vítima durante a tarde, após o homem ter lhe estuprado e roubado sua roupa íntima no último sábado (2).
Conforme o boletim de ocorrência, a mulher e o marido residem em Cujubim (RO) e ela teria ido à Buritis para se reunir com os familiares. Ela foi abordada enquanto trafegava na Linha C-14. Na posse de uma arma de fogo o homem a parou e a estuprou.
Após o ocorrido, o marido se deslocou até Buritis e com a ajuda da esposa e o cunhado passaram a procurar pela homem na localidade onde aconteceu o estupro. Os três foram até uma residência na região e questionaram onde a vítima residia, com a desculpa de que queriam comprar uma motocicleta com ele.
Com a informação, os três foram até o local onde a vítima morava, mas ele não estava. Horas depois, eles encontraram o homem caminhando na vicinal, próximo ao distrito de Vila União e entraram em luta corporal. O marido e o cunhado conseguiram amarrar o suposto estuprador, colocaram na carroceria do veículo e o levaram até a residência onde morava.
No imóvel, eles passaram a procurar a roupa íntima que ele teria levado e encontraram a calcinha enterrada próxima a casa. Em seguida, o suposto estuprador tentou fugir, mas o marido efetuou quatro disparos de arma de fogo, atingindo as costas e o lado esquerdo da cabeça.
Após o ocorrido, eles arrastaram a vítima até a carroceria do veículo e fugiram do local. Na área urbana do município, o marido ordenou que a mulher dirigisse o automóvel com o corpo na carroceria até a delegacia e informasse sobre a morte do homem. Dentro do veículo os policiais encontraram uma garrucha calibre 44.
A mulher e o irmão foram detidos na Delegacia de Polícia Civil de Buritis, para prestar esclarecimentos ao delegado de plantão e foram liberados após o depoimento. Até o fim desta reportagem, o marido não foi localizado. O corpo da vítima foi encaminhado até o (IML) deAriquemes. A Polícia Civil investiga o caso.
G1

Inscrições do CFO 2017 da Polícia Militar da Paraíba começam nesta 2ª

 
Estão abertas a partir desta segunda-feira (04) as inscrições para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba (CFO PM) de 2017. De acordo com o edital, publicado no Diário Oficial do Estado do dia 12 de maio, estão sendo oferecidas 30 vagas, sendo 25 para candidatos do sexo masculino e cinco para candidatas do sexo feminino. As inscrições seguem até o dia 8 de agosto e devem ser feitas pelo site da PMPB.
Segundo o edital, para participar das etapas complementares do CFO, o candidato deve obrigatoriamente ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, além de pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 50. Este valor vai ser utilizado para custear as despesas com a preparação, organização e realização dos Exames Complementares de responsabilidade da PMPB, com exceção dos laboratoriais, que devem ser custeados pelos candidatos.
A isenção do pagamento da taxa de inscrição pode ser solicitada até o próximo dia 15, pelos doadores de sangue na Rede Hospitalar Pública ou conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) na Paraíba, devendo estes preencher os requisitos exigidos em edital.

Lista com nomes de gestores que tiveram contas rejeitadas já está no TRE; há 84 nomes da região inclusos na lista

A lista com os nomes de 1.598 gestores públicos que tiveram contas rejeitadas pelo TCE nos últimos anos, com decisão transitada em julgado (irrecorrível), foi entregue nesta terça-feira (05) à Justiça Eleitoral pelos conselheiros Carlos Porto (presidente) e Dirceu Rodolfo (corregedor) e o procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano da Paixão Pimentel.
O documento foi recebido pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Antônio Carlos Alves dos Santos, pelo vice Alberto Virgínio, também desembargador, e pelo procurador geral eleitoral Antonio Carlos Barreto Campelo. O envio dessa lista em ano de eleição é uma exigência da legislação eleitoral a fim de que, com base nela, o Ministério Público possa impugnar o registro de candidatos que tiveram contas rejeitadas por improbidade administrativa.
Da região do Pajeú, constam 84 nomes, a exemplo de ex-prefeitos, prefeitos atuais, secretários e ex-secretários, vereadores e ex-vereadores.
A lista pode ser acessada clicando aqui.

O pode e não pode nas Eleições 2016: conheça as condutas vedadas em sites oficias e redes sociais‏

Por Jumariana Oliveira
A proximidade da disputa eleitoral impõe novas normas na divulgação das ações das gestões municipais. Muitas delas começaram a vigorar no último sábado (2), faltando quatro meses para as Eleições 2016. A medida tem como objetivo evitar o tratamento desproporcional em relação aos pré-candidatos que concorrem à reeleição.
Com as novas regras, várias prefeituras anunciaram a suspensão da atualização das redes sociais oficiais da gestão. Com o intuito de esclarecer as principais condutas em relação a sites e redes sociais, a advogada eleitoral Diana Câmara selecionou alguns tópicos que ajudam a elucidar o é permitido ou proibido neste período que antecede o pleito.
Nas redes sociais oficiais da gestão, as postagens que antecedem o dia 02 de julho de 2016 podem permanecer, mas é imprescindível que estejam datadas para que se comprove que foram veiculadas antes do período eleitoral. Os posts feitos antes desse prazo não devem ser reeditados ou promovidos, fazendo com que a publicação volte a aparecer na página. “Caso seja comentado e aparecer em destaque na linha do tempo, é necessário fazer a ocultação ou exclusão do post”, sugere Diana Câmara.
Para evitar punições, o recomendado é inabilitar, durante o período eleitoral, o campo de comentários das redes sociais e também dos sítios eletrônicos oficiais. Assim, propagandas com números e slogan dos candidatos podem ser evitadas, causando possível dano à candidatura do gestor.
No Facebook, onde não é possível promover a suspensão de comentário, o ideal é fazer um “black list”, que consiste da proibição de determinados termos na página. Nome e número de candidatos, siglas e nomes de partidos políticos, slogans de campanhas, palavras-chaves como eleições, segundo turno e similares são sugestões para a “lista negra”.
“Quem vai concorrer à reeleição tem que redobrar os cuidados. Mas um prefeito que não vai para a reeleição e está indicando um candidato também não pode fazer essas condutas. Ou seja, as proibições têm o condão de resguardar a isonomia do pleito, que todos os candidatos concorram com igualdade de oportunidades”, explica a especialista.

SITES: O conteúdo de endereços eletrônicos de prefeituras também sofrerão restrições durante o período que antecede o pleito eleitoral. A partir de 02 de julho, não é mais permitida a veiculação de publicidade institucional que se destina a divulgar atos, ações, programas, obras, serviços, campanhas, metas e resultados dos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal.
A publicidade de utilidade pública também terá restrição. Não é permitida a divulgação de produtos e serviços colocados à disposição dos cidadãos com o objetivo de informar, educar, orientar, mobilizar, prevenir ou alertar a população para adotar comportamentos que lhe tragam benefícios individuais ou coletivos e que melhorem a sua qualidade de vida.
Diana Câmara destaca que há apenas duas exceções em relação à vedação de publicidade institucional no período eleitoral: quando é feita a propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado; e em casos de grave e urgente necessidade pública reconhecida pela Justiça Eleitoral.

LOGOMARCAS, IMAGENS E VÍDEOS: As logomarcas de programas específicos durante o período eleitoral devem ser suprimidas. O uso de imagens e vídeos de caráter meramente noticioso podem ser mantidos, mas é importante destacar que não devem ficar em área de destaque.
É importante frisar, no entanto, que fotos e vídeos de autoridades (que venham a se candidatar nas próximas eleições) que apareçam vinculados a atos de promoção da gestão devem ser removidos, assim como imagens e vídeos que veiculem slogans e logomarcas da gestão ou de programas, obras, serviços e campanhas, bem como de qualquer peça que caracterize publicidade.

Brasileiros são os mais afetados por vírus no Facebook que roubou mais de 10 mil contas

Em apenas dois dias, um ataque de phishing realizado por meio do Facebook fez mais de 10 mil vítimas, cerca de 37% (3700) das quais são brasileiras, segundo a empresa de segurança digital Kaspersky Labs. Trata-se de malware (arquivo malicioso) que usa a rede social para se disseminar e roubar as contas e dados pessoais dos usuários.
Os usuários da rede social recebiam uma notificação dizendo que um amigo seu havia mencionado-os em um comentário de um post. A notificação, no entanto, era enviada por invasores e desencadeava um ataque em duas fases. Na primeira delas, o computador do usuário recebia um trojan que instalava, entre outras coisas, uma extensão do navegador Chrome no computador do usuário.
A segunda fase começa quando o navegador infectado acessa o Facebook. Nesse momento, os invasores conseguiam usar a extensão maliciosa para tomar controle da conta do usuário. Feito isso, o malware podia alterar configurações de privacidade, extrair dados e realizar atividades estranhas nos perfis dos usuários, como enviar spam e produzir curtidas e compartilhamentos fraudulentos.
Brasileiros foram, de longe, o público mais afetado pelo ataque. 37% ds vítimas detectadas nos últimos dois dias foram do nosso país. Outros países que também tiveram grande número de pessoas atingidas foram Polônia (8%) Peru (7%) e Colômbia. Usuários de Windows, tanto em PCs quanto em dispositivos móveis, foram as principais vítimas do ataque; os sistemas Android e iOS estão imunes ao ataque, pois a biblioteca usada pelos criminosos é incompatível com esses sistemas.

Prevenção
A Kaspersky também recomendou uma série de medidas por meio das quais usuários podem se proteger de ataques desse tipo. A empresa recomenda a instalação de programas de segurança, mesmo que gratuitos, e cuidado ao navegar nas redes sociais. Outras medidas sugeridas são a alteração das configurações de privacidade do Facebook para as mais restritas possíveis e evitar ao máximo clicar em links enviados por estranhos ou em mensagens suspeitas.
Para os usuários que acreditam que tenham sido infectados, a empresa recomenda a execução de um escaneamento contra malwares. Além disso, é possível abrir o Chrome e buscar por extensões desconhecidas. Caso arquivos nocivos ou extensões estranhas sejam encontradas, a Kaspersky sugere que o usuário desconecte completamente seu computador da internet e chame um profissional para removê-los.
Tanto o Google quanto o Facebook já tomaram medidas para atenuar o problema. O Google excluiu da Chrome Web Store pelo menos uma das extensões criminosas associadas ao ataque. A rede social, por sua vez, conseguiu bloquear as técnicas de propagação do malware pelos PCs infectados, e disse à empresa que não observou outras tentativas de infecção.
Olhar Digital

Municípios do Pajeú alertados sobre propaganda eleitoral antecipada

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a todos os possíveis pré-candidatos e eleitores dos municípios das 50ª (Tabira, Ingazeira e Solidão), 60ª (Buíque), 67ª (Flores e Calumbi), 69ª (Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde) e 93ª (Vicência), a fim de combater o abuso de poder econômico e político e o uso indevido dos meios de comunicação social.
Também que se abstenham de realizar atos de pré-campanha por meios de publicidade vedados pela legislação, bem como de realizar despesas na divulgação de atos de pré-campanha, de candidatos ou de terceiros.
Segundo os promotores de Justiça Eleitoral Aline Florêncio Laranjeira (93ª Zona Eleitoral) e Diogo Gomes Vital (67ª Zona Eleitoral), Guilherme Graciliano Araújo Lima (69ª Zona Eleitoral), Henrique Souto Maior (60ª Zona Eleitoral) e Manoela Poliana Eleutério (50ª Zona Eleitoral) a Lei nº 13.165/2015, que altera a Lei das Eleições (Lei Federal nº 9.504/97), trouxe uma mudança significativa em relação à propaganda eleitoral antecipada que pode gerar equívocos interpretativos.
Na recomendação, os promotores de Justiça destacam que a edição da Lei nº13.165/2015 reduziu o tempo de campanha eleitoral propriamente dita, que agora só tem início em 15 de agosto de 2016, no entanto alargou as possibilidades de divulgação dos pré-candidatos, sem explicitar regras para essa pré-campanha, portanto faz-se necessário definir quais atos serão tolerados e quais são os seus limites, à luz dos princípios constitucionais que regem a Legislação Eleitoral.
É vedado o pedido explícito de voto, bem como a promoção pessoal, seja ela própria, de terceiros, de servidores públicos ou de agentes políticos. Além disso, não podem ser realizados atos de publicidade de pré-campanha, mesmo que não haja pedido explícito de votos, em bens de uso comum, nem fixadas faixas em postes públicos, árvores, jardins públicos, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos, pichação, inscrição a tinta e colocação de placas maiores que meio metro quadrado, contratação de outdoor, deterioração e uso indevido de bens públicos, que causam poluição ambiental, prejuízos à mobilidade urbana, sendo vedado ainda o uso de trios elétricos, shows ou eventos assemelhados, bem como a divulgação ou a anuência de divulgação de material de propaganda na cidade.
Os promotores de Justiça Eleitoral esclarecem ainda que os pré-candidatos e terceiros não podem realizar, de forma lícita, despesas com atos de pré-campanha, uma vez que a conta da campanha só pode ser aberta com o requerimento de registro de candidatura, quando poderão ser captados os recursos e realizadas as despesas, tudo sob o escrutínio da Justiça Eleitoral, conforme estabelecido pela Lei das Eleições. Assim, quando verificada a necessidade de realização de despesas nos atos de pré-campanha, o artigo 36-A da Lei nº13.165 atribui o ônus expressamente ao partido político.
A iniciativa do MPPE também se baseia no entendimento da Procuradoria Regional Eleitoral. As recomendações eleitorais foram publicadas nas edições do Diário Oficial do MPPE dos dias 16, 17 e 18 de junho.

Tabira, Ingazeira e Solidão: A promotora de Justiça Manoela Poliana Eleutério, em exercício na 50ª Zona Eleitoral, com atuação nos municípios de Tabira, Ingazeira e Solidão, ainda recomendou à Câmara Municipal e à Prefeitura de Tabira que providenciem a imediata retirada de adesivo afixado na traseira do ônibus destinado ao tratamento fora do domicílio (TFD), o qual faz menção aos nomes do presidente da Câmara dos Vereadores e do prefeito do Município.
A recomendação também é direcionada ao responsável pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), em Tabira, para que providencie a imediata retirada de faixa estendida em logradouro público, afixada em dois postes na Avenida Pires Ferreira, na altura do número 58, com convite da população à filiação partidária na sigla.
De acordo com a promotora de Justiça, o adesivo no ônibus destinado ao TFD ofende a impessoalidade do Poder Público e se afigura como campanha antecipada. Já com relação à faixa estendida pelo PRB ofende, expressamente, o artigo 37 da Lei nº 9.504/97. (Via: Blog do Nill Júnior)

IFPE Campus Afogados prorroga matrículas da segunda entrada

A Direção do Campus Afogados da Ingazeira prorrogou o período de matrícula para os estudantes aprovados no Vestibular 2016 que irão iniciar os cursos neste segundo semestre acadêmico de 2016. Para realizar a matrícula, os aprovados em segunda entrada devem comparecer pessoalmente ao Campus Afogados, munidos dos documentos exigidos, conforme o Manual do Candidato.
Os novos estudantes dos cursos Técnico em Agroindústria, Técnico em Saneamento e Técnico em Eletroeletrônica devem se matricular até a próxima sexta-feira (8), no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Reclassificação - A 1ª Reclassificação deverá ser divulgada no site da CVest, no próximo dia 12. Para os estudantes que estiverem nessa lista, a matrícula a matrícula será realizada de 13 a 15 de julho, no mesmo horário. A 2ª reclassificação será divulgada em 19 de julho. A matrícula desta chamada ocorrerá do dia 20 ao 22, também no mesmo horário. Se ainda houver vagas remanescentes, serão publicadas novas listas de reclassificação e a convocação dos aprovados para matrícula em data futura.
Confira o checklist para realização da matrícula.

Estudantes vão ter mais de 47 mil vagas de estágio no CIEE a partir deste mês

Mais de 47 mil vagas de estágio vão ser abertas a partir deste mês de julho dentro do programa desenvolvido pelo Centro Integração Empresa-Escola (CIEE), em todo o Brasil.
Segundo o CIEE, o aumento das oportunidades de estágio acontece nos próximos meses por conta da reposição de vagas em empresas e órgãos públicos, já que muitos contratos vencem coincidindo com a formatura de estudantes e com a efetivação de estagiários.
Os jovens interessados em ingressar em estágio devem acessar o Portal do Estudante para se cadastrar gratuitamente no CIEE. Os estudantes já inscritos devem atualizar os dados para aumentar as chances de convocação em processos de seleção.
Além de concorrerem a programas de estágio, os estudantes cadastrados na base de dados do CIEE podem turbinar seus currículos matriculando-se em mais de 47 cursos gratuitos que compõem a grade do programa de Educação a Distância do CIEE, que abrange temas comportamentais, técnicos e conceituais.

Aberto concurso público da Prefeitura de Custódia

A Prefeitura de Custódia, no Pernambuco, divulgou o edital nº 001/2016 de concurso público, para preenchimento de 395 vagas imediatas de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos ofertados vão de R$ 880,00 a R$ 6.000,00, por carga horária de até 40 horas semanal.
As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Professor de várias disciplinas, Auxiliar de Enfermagem, Educador Social, Técnico em Raio X, Auxiliar de Contabilidade, Fiscal de Obras, Fiscal de Serviços Urbanos, Técnico Agrícola, Agente Administrativo, Cuidador de Idosos, Mecânico de Máquinas Pesadas, Eletricista de Baixa e Alta Tensão, Motorista, Motorista de Veículos Pesados, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Lombador, Magarefe e Vigilante.
As inscrições devem ser feitas no período de 11 de julho a 14 de agosto de 2016, através do endereço eletrônico: www.conpass.com.br. O valor da taxa vai de R$ 34,16 a R$ 60,00.
Os inscritos serão selecionados através de prova escrita objetiva, prática e análise de títulos, conforme os métodos de avaliação de cada cargo. A prova objetiva será aplicada na data provável de 25 de setembro de 2016, em local e horário a serem oportunamente divulgados.
O concurso público será válido por dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Irmão do goleiro Bruno diz onde estariam restos mortais de Eliza Samudio

A Polícia Civil do Piauí colheu depoimento de Rodrigo Fernandes das Dores de Sousa, 27, irmão do ex-goleiro Bruno Fernandes, em que ele indica o local onde estariam os restos mortais de Eliza Samudio. A informação foi confirmada ao UOL nesta segunda-feira (4) pela assessoria da Polícia Civil do Piauí.
O depoimento foi colhido por meio de carta precatória pelo delegado Elídio Duarte, chefe da Delegacia de Polícia Interestadual do Piauí. Na fala ao delegado, ele teria indicado que os restos mortais da ex-amante de Bruno estariam em uma cidade do interior de Minas Gerais.
A assessoria de imprensa da polícia não soube informar qual foi o dia do depoimento, que ainda será enviado para averiguação.
O delegado-geral da Polícia Civil, Ridel Batista, disse que o pedido de depoimento foi feito pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, que ainda investiga o caso. “Foi um depoimento solicitado pela polícia do Rio em que pegamos alguns fatos da investigação do desaparecimento da Eliza”, resumiu Batista, dizendo que não poderia passar mais detalhes sobre o caso, por exemplo detalhar a cidade onde estariam os restos mortais.
Sumiço
Eliza desapareceu em 2010. Desde então a polícia já tentou localizar seu corpo por diversas vezes. Bruno cumpre pena de 22 anos por ter sido condenado, em 2013, pela morte dela.
No mês passado, o jogador se casou com a dentista carioca Ingrid Calheiros, com quem iniciou relacionamento amoroso durante o processo.
O irmão de Bruno também é suspeito de crimes no Piauí. Em setembro do ano passado, foi preso por suspeita de estuprar uma adolescente em Teresina. Outros estupros também são atribuídos a ele, que está detido em Teresina à espera de julgamento.
Fonte: uol

Temer pode indicar Moro para o STF se Celso de Mello antecipar aposentadoria

O presidente interino Michel Temer (PMDB) pode indicar o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo processo da Lava Jato na primeira instância, para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Tudo, no entanto, depende do ministro Celso de Mello.
Segundo a coluna Radar On-line, da revista Veja, Temer foi aconselhado por governadores e ministros a indicar Moro se tiver direito a uma nomeação para o STF. A “emenda da bengala” estendeu os mandatos na Corte, mas não está fora do radar que algum dos magistrados resolva antecipar a aposentadoria, como Celso de Mello já cogitou.
Moro, que continua recusando em conversas recentes propostas de candidatura, não nega que seu sonho de vida é ser ministro da mais Alta Corte do país.

Choro e ranger de dentes: Lista de políticos que podem ter registro negado sai dia 5

Os conselheiros Carlos Porto e Dirceu Rodolfo, presidente e corregedor do Tribunal de Contas, respectivamente, marcaram para o próximo dia 05 de julho a entrega da lista, ao Tribunal Regional Eleitoral, contendo os nomes dos gestores públicos que tiveram contas rejeitadas pelo TCE nos últimos cinco anos.
O envio da lista é uma formalidade exigida pela legislação, pois é com base nela que a Justiça Eleitoral, de ofício ou mediante provocação do Ministério Público, poderá arguir a inelegibilidade de candidatos a cargos públicos com base na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010). Gestores públicos que forem declarados inelegíveis não poderão concorrer às eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão.
Ensejam rejeição de contas, entre outros motivos, a omissão do dever de prestar contas; gestão ilegal, ilegítima ou antieconômica da coisa pública; dano ao erário e descumprimento dos limites constitucionais referentes à educação, saúde e folha de pessoal.

IMPROBIDADE
– A impugnação do pedido de registro de candidatura é feita à luz da Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990), segundo a qual são inelegíveis “os que tiverem as contas rejeitadas por irregularidade insanável e que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente”.
A pedido do Ministério Público Eleitoral, entretanto, o TCE enviou regularmente para aquele órgão a lista dos gestores públicos pernambucanos com contas rejeitadas nos últimos cinco anos, a fim de facilitar o trabalho dos promotores. Como a lista é extensa, o MPE pediu para ter acesso a ela com certa antecedência a fim de verificar os casos que são passíveis de impugnação.
Após a entrega da listagem, o TCE disponibilizará em sua página da internet os nomes de todos os gestores cujas contas não foram aprovadas. (Via: Blog do Nill Júnior)

Exames de Zika serão obrigatórios para planos de saúde a partir desta quarta (06)

A partir desta quarta-feira (06), os planos de saúde terão que cobrir obrigatoriamente três exames de detecção do vírus Zika. Os procedimentos deverão ser disponibilizados para gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo Zika.
A escolha destes grupos levou em conta o risco de bebês nascerem com microcefalia devido à infecção da grávida pelo vírus durante a gestação. A microcefalia é uma malformação irreversível que pode comprometer o desenvolvimento da criança em diversos aspectos.
A norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece que os planos têm que oferecer o PCR, indicado para a detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG, para verificar se a pessoa teve contato com o zika em algum momento da vida.
Normalmente, a ANS revê a cada dois anos o rol de procedimentos obrigatórios a serem cobertos pelos planos de saúde. A última revisão começou a valer em janeiro deste ano. Porém, no caso do exame de diagnóstico do vírus Zika, a incorporação dos testes laboratoriais ocorreu de forma extraordinária, segundo a agência reguladora, por se tratar de uma emergência em saúde pública decretada pela Organização Mundial da Saúde.
Os planos de saúde tiveram 30 dias para se adequarem à nova regra.

VEREADORES DE IGUARACY ENTRAM EM RECESSO PARLAMENTAR

Serão trinta (30) dias de recesso.
Cumprindo o calendário do legislativo, a Câmara Municipal de Vereadores de Iguaracy está em recesso parlamentar. As sessões ordinárias foram interrompidas e só retornam no próximo dia 02 de Agosto de 2016. O recesso parlamentar é a paralisação momentânea dos trabalhos legislativos. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os vereadores não deixam de trabalhar neste período. Apenas as sessões ordinárias não são realizadas, já que o atendimento nos gabinetes é feito normalmente.

Os Vereadores entraram em recesso no último dia 28 de Junho, terça-feira, sendo a ultima sessão ordinária do semestre. Durante esse intervalo de tempo poderão ser realizadas sessões extraordinárias caso haja a necessidade, disse a presidente Odete Soares. Já os trabalhos internos da Casa seguem normalmente no horário das 08h00min às 12h00min.
PARTICIPE DAS SESSÕES DA CÂMARA DE VEREADORES DE IGUARACY. A PRÓXIMA SESSÃO SERÁ REALIZADA NO DIA 02 DE AGOSTO, TERÇA-FEIRA, ÀS 09 HORAS NO PLENÁRIO DA CASA. PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LEGISLATIVO ACESSE O PORTAL OFICIAL OU A PÁGINA NO FACEBOOK E FIQUE BEM INFORMADO. (Assessoria de Comunicação)

AGÊNCIA NÃO VAI FECHAR: AFIRMA GERENTE DO BANCO DO BRASIL A CÂMARA DE VEREADORES DE IGUARACY

Agência Iguaracy
O Gerente da agência do Banco do Brasil em Iguaracy, Sandro, esteve no plenário da Câmara de Vereadores na manhã da última terça (28), para participar da sessão ordinária da Casa e prestar alguns esclarecimentos. Após o assalto ocorrido na agência no último dia 16 de Junho, o serviço de autoatendimento e caixa ficou paralisado, prejudicando o comércio e a economia local.
Inicialmente, falando sobre o assalto ocorrido na unidade, que prejudicou milhares de clientes e a população, ele explicou que somente os terminais de autoatendimento foram danificados pelas explosões. Informou também que a volta do serviço será mais rápida, devido à agilidade nas ações burocráticas, e que o trabalho de recuperação da estrutura já está sendo iniciado. Sandro garantiu que os reparos serão feitos pela seguradora do banco, e que a população pode ficar tranquila, pois a agência não será fechada.
19º SESSÃO ORDINÁRIA - VEREADORES COBRAM MEDIDAS EMERGENCIAIS AO BANCO
O servidor se mostrou sensível à problemática que vive a comunidade pela falta desse serviço, que é fundamental numa cidade que conta praticamente com uma única agência bancária. Não há possibilidade de estabelecer um prazo determinado para que tudo seja normalizado. “A demora maior será em relação à reposição dos terminais, porque é muito difícil hoje conseguir. A gente tem que aguardar numa fila”, disse.
Todos os terminais foram danificados
O gerente também garantiu que o atendimento interno permanece normalizado. “A agência está funcionando para atendimento a qualquer cliente, desde que não sejam atendimentos específicos para caixa. Ela se mantem fechada, mas para quem quer receber um cartão, abrir uma conta, ou quem quer realizar qualquer operação que não seja em caixa, nós temos o compromisso de atender”, pontuou.
No término da discussão, e em resposta aos vereadores, Sandro agradeceu as congratulações e o reconhecimento dos parlamentares. Outra informação passada pelo gerente foi referente a parceria do banco com a Secretaria de Educação do Município, que está lançando um programa para estimular a melhor participação dos alunos em suas respectivas salas de aula. Segundo ele, ao final do ano letivo o banco vai premiar o melhor aluno de cada série da Rede Municipal de Ensino com medalhas, além de sortear uma poupança ouro do Banco do Brasil para esses estudantes. Os critérios serão nota, comportamento e assiduidade. (Assessoria de Comunicação)

CÂMARA DE IGUARACY REALIZOU AS DUAS ÚLTIMAS SESSÕES ORDINÁRIAS DO PERÍODO NA ÚLTIMA SEMANA. VEJA OS DESTAQUES:

Esta semana os Vereadores da Câmara Municipal de Iguaracy realizaram duas Sessões Ordinárias, em virtude do adiamento da 19ª Sessão referente ao dia 21 de Junho de 2016. As duas sessões aconteceram na manhã última terça (28), e foram as últimas do primeiro período legislativo de 2016.
A 19ª Sessão Ordinária foi aberta às 09h00min pela presidente Odete Soares Pereira. Junto a presidente da Casa, estiveram presentes os vereadores Amaury de Oliveira Torres – 1º Secretário, José Jorge da Silva - 2º Secretário (Jorge Soldado), Leonardo Lopes Magalhães (Neguinho de Irajaí), Simão Rafael de Vasconcelos, José Torres Lopes Filho (Zeinha), Fábio Alves Torres, Manoel Olímpio de Siqueira e Francisco de Sales Galindo Filho.
Após a leitura de versículos da Bíblia, a presidente passou a palavra ao 1º Secretário para a leitura do material do expediente, leitura das atas das sessões anteriores, conforme acontece semanalmente.

ORDEM DO DIA (19ª SESSÃO)
*Leitura do Projeto de Lei Nº 002/2016, de autoria do Vereador Manoel Olímpio de Siqueira, que dispõe de instituir o Dia Municipal do Vaqueiro e dá outras providências; (EM APRECIAÇÃO)
Esse projeto propõe instituir o Dia Municipal do Vaqueiro no Município de Iguaracy, a ser comemorado no dia 01 de Maio, anualmente. E tem como coautores a vereadora presidente Odete Sores, Leonardo Magalhães, Amaury Torres e José Jorge (Jorge Soldado).
*Leitura e Votação do Requerimento Nº 033/2016, de autoria do Vereador Fábio Alves Torres, que dispõe do pedido de construção de uma (01) quadra poliesportiva na comunidade do Sítio Lagoa Nova; (APROVADO)
*Leitura do Projeto de Lei Nº 003/2016, que dispõe de estabelecer a remuneração dos agentes políticos integrantes do Poder Executivo e secretários do município de Iguaracy, no mandato relativo aos exercícios do quadriênio 2017 a 2020 e dá outras providências; (EM APRECIAÇÃO)

Requerimentos verbais também foram apresentados.
Pelo Vereador Fábio Alves Torres, pedido destinado à mesa diretora para que seja apresentado título de cidadã iguaraciense a Sra. Francisca (Sobrenome ainda não informado), que reside no Assentamento Ramada da Quixabeira. (APROVADO)

O Gerente da agência local do Banco do Brasil, Sandro, esteve no plenário e prestou alguns esclarecimentos a Casa. Inicialmente, falando sobre o último assalto ocorrido na unidade, prejudicando milhares de clientes, o comércio e a população, ele explicou que somente os terminais de autoatendimento foram danificados pelas explosões. Diversos assuntos foram abordados, VEJA NA MATÉRIA ESPECIAL:
Alguns vereadores fizeram uso da palavra após o representante do Banco do Brasil, onde aproveitaram para esclarecer dúvidas e colocar suas ideias mediante o caso.

USO DA TRIBUNA
Manoel Olímpio – Falou sobre o projeto de sua autoria, o qual tem o objetivo de instituir o Dia Municipal do Vaqueiro, e ao mesmo tempo agradeceu o apoio dos demais vereadores; Externou satisfação com as informações do gerente do Banco do Brasil, e também agradeceu o empenho do servidor no processo de resolução dos danos causados pelo assalto.
Fábio Torres – Com a presença do gerente, o vereador agradeceu e parabenizou o mesmo pelo trabalho desenvolvido na comunidade; Também cobrou agilidade mediante a falta do serviço de autoatendimento e caixa.
José Torres – Parabenizou e agradeceu o gerente da agência local; Cobrou a intervenção dos deputados federais para que seja acelerado o processo de reativação do serviço de autoatendimento.
Odete Soares – Disse estar satisfeita com o trabalho do Banco do Brasil na cidade, e fez agradecimentos ao representante da instituição na sessão; Defendeu o trabalho da Câmara de Vereadores; Citou a necessidade de parcerias para garantir avanços na segurança e nos serviços fundamentais para o município.
Francisco de Sales – Também agradeceu e parabenizou o gerente Sandro pelo serviço prestado a comunidade.
Em seguida a sessão foi encerrada. Após alguns minutos de pausa, uma nova sessão foi aberta, desta vez a 20º Sessão Ordinária/2016. Ainda com a presença de todos os vereadores, a vereadora presidente abriu a nova sessão ordinária, cumprimentou a todos os presentes e deu seguimento a leitura do material do expediente.

ORDEM DO DIA (20º SESSÃO)
*Leitura e Votação do Projeto de Lei Nº 002/2016, de autoria do Vereador Manoel Olímpio de Siqueira, que dispõe de instituir o Dia Municipal do Vaqueiro e dá outras providências; (APROVADO)
*Leitura e Votação do Projeto de Lei Nº 003/2016, que dispõe de estabelecer a remuneração dos agentes políticos integrantes do Poder Executivo e secretários do município de Iguaracy, no mandato relativo aos exercícios do quadriênio 2017 a 2020 e dá outras providências; (APROVADO)
*Leitura e Votação do Projeto de Resolução Nº 004/2016, que dispõe de fixar o subsídio dos vereadores do município de Iguaracy para legislatura de 2017 a 2020 e dá outras providências; (EM APRECIAÇÃO)

O 1º secretário fez a leitura de todos os projetos já apresentados na Casa desde o início desta legislatura. As principais ações realizadas neste biênio (2015/2016) pela presidente Odete Soares também foram lembradas, são elas: Instalação de sistema de monitoramento e câmeras de segurança, instalação de portões de ferro para reforço na segurança do prédio, aquisição de dois (02) computadores para assessoria de gabinete, aquisição de nova impressora, aquisição de um (01) aparelho umidificador para o plenário, modernização do sistema de iluminação da Casa com a instalação de lâmpadas de LED, organização de todo o arquivo em caixas de PVC, aquisição de móveis para a sala da tesouraria, informatização de documentos, ativação do portal oficial da Câmara, aquisição de cronômetro para controle do tempo de uso da fala, aquisição de novos quadros para exposição das fotografias oficiais dos atuais vereadores (Biênio 2015/2016), dentre outras.

USO DA TRIBUNA

Presidente Odete Soares – A vereadora rebateu todas as críticas levantadas na imprensa pelo presidente da Associação Bem Viver, João Amaral, e esclareceu sobre o caso.
Na sessão do último dia 31 de Maio de 2016 (16º Sessão), conforme acordado entre os vereadores, o tempo da reunião foi reduzido, em virtude da participação dos vereadores na missa de trigésimo dia da morte do vaqueiro Jean Alves Feitosa, que faleceu vítima de um acidente a cavalo, enquanto participava de um evento de pega de boi. O vaqueiro era figura conhecida e tinha uma representação popular bastante forte no município. Com o objetivo de participar das homenagens em honra ao vaqueiro, os representantes do legislativo de Iguaracy se dispuseram a participar desse triste momento, ao lado de familiares e amigos.
Odete também explicou sobre a suposta ocasião em que teria negado espaço ao presidente da Associação Bem Viver, João Amaral. “Nós tivemos um pedido do senhor João Amaral aqui na Casa, onde ele pedia que nós convocássemos a secretária de saúde a fazer uma reunião com os vereadores, para tratar do CEO de Afogados da Ingazeira, no sentido de que fosse liberado o uso do serviço por parte dos pacientes iguaracienses. Na terça-feira ele chegou e me pediu o espaço para falar, e foi onde eu disse a ele que iria marcar uma reunião com a Secretária de Saúde, conforme ele havia pedido. A secretária foi a Casa, mas o presidente da associação não se fez presente na ocasião”, informou.

Retomando o caso, o 1º Secretário Amaury Torres fez a leitura de trechos da fala da Secretária de Saúde na 16º sessão. Para reforçar o entendimento, o Coord. do NASF Verandilson Zuza, também esteve representando a Secretaria de Saúde na ocasião.
Sobre a suspensão das eleições do Conselho tutelar, a vereadora explicou que o travamento ocorre devido a ações judiciais, e que somente a justiça pode deliberar sobre o assunto.

José Jorge (Jorge Soldado) –
O vereador aproveitou o espaço para rebater as criticas levantada pelo presidente da Associação Bem Viver, João Amaral, bem como as acusações levadas a imprensa, que de acordo com o vereador teve o objetivo de manchar a imagem do legislativo; Também falou a respeito do senhor Pedro Leite, vulgo “Pedro de Neguinha”, que segundo o vereador também fez críticas ao legislativo, porém de maneira pejorativa no intuito de prejudicar os parlamentares.
José Torres – Pediu mais critério quando as manifestações por parte dos vereadores no uso da fala; Parabenizou as ações da presidência da Casa, e pediu o retorno da transmissão online das reuniões; Cobrou soluções para o tramite judicial que envolve o Conselho Tutelar, mediante o travamento das eleições que impossibilitam a posse dos candidatos eleitos; Pediu deliberações quanto ao caso da seleção para agentes comunitários de saúde, que também tramita na justiça; Pediu a inclusão das pessoas diabéticas no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos); Questionou o tempo de fala em sessão.
Fábio Torres – Observou e sugeriu que a Câmara reveja a forma de atendimento ao público do plenário, Questionou o tempo de uso da fala; Pediu mais conscientização quanto à maneira de observar as posições políticas; Referente ao CEO esclareceu sobre os critérios básicos para implantação do serviço; Cobrou mais empenho na discussão do tema CEO, e que seja levado a outras cidades para tentar soluções mais urgentes; Criticou a discussão político-partidária em plenário; Falou sobre o trabalho da Compesa na cidade e parabenizou a Companhia; Cobrou atenção do município para manutenção da parceria com a Compesa.
Manoel Olímpio – Agradeceu a aprovação do projeto de lei que institui o Dia Municipal do Vaqueiro; Defendeu o CEO, Rebateu as críticas do senhor João Amaral; Falou sobre o serviço gratuito de distribuição de próteses dentárias; Lembrou sobre o pedido de doação de terras encaminhado ao Governo do Estado, que resultará na construção do lar do idoso, casas populares entre outras melhorias da infraestrutura voltada para o benefício social; Falou sobre o PAA e IPA, pontuando a necessidade de organização do programa e cuidado na manutenção do pagamento dos produtores que fornecem os alimentos.
Francisco de Sales – Falou sobre o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e defendeu que a população de Iguaracy seja atendida em Afogados da Ingazeira, sendo que não é viável para o município implantar sua própria unidade; Externou apoio ao presidente da Associação Bem Viver, João Amaral, no que se refere ao CEO.
Amaury Torres – Também abordou o tema CEO, defendeu a ideia e mostrou apoio a causa; Defendeu o trabalho da Câmara de Vereadores e rebateu criticas; Falou sobre suas solicitações e trabalho ao longo do mandato até o momento; Parabenizou o Governo Municipal e toda comunidade pela realização dos festejos juninos.

Na sequencia, o Coord. do NASF e Fisioterapeuta, Verandilson Zuza, fez uso da fala para esclarecer sobre o CEO. Segundo ele, o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) não é exclusividade das pessoas com deficiência, mas de uso de todo usuário do SUS que necessitar do serviço especializado. Ele também explicou sobre o funcionamento do centro na região e todos seus critérios técnicos para implantação. Para ele, é inviável aderir e manter um CEO no município, e que a melhor alternativa ainda é manter o pacto com Afogados da Ingazeira.
Verandilson Zuza na tribuna
O profissional de saúde permaneceu por vários minutos discutindo o assunto com os vereadores, onde ouviu e respondeu o questionamento dos parlamentares.

No uso da fala, João Amaral, fez colocações a respeito de seu trabalho à frente da Associação. Ele também fez um breve relato sobre os acontecimentos dos últimos dois meses, período de bastante debate a cerca do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).
João Amaral
João Amaral se defendeu das colocações referentes às críticas apontadas por ele na imprensa. “Nunca foi negado a palavra aqui, é verdade. Nunca tratei nada mal aqui. Vim até a frente nesse mesmo dia. Todos os vereadores aqui ninguém mentiu que eu disse: Ninguém faz nada. Mas foi sobres esta matéria. E disse no rádio desse jeito senhor Jorge. A sua indignação não podia ser comigo podia ser o povo indignado com você porque eu falei pelo bem do povo, eu não falei por mim. Eu não falei mal do senhor em momento nenhum. Eu disse assim: A indignação que está aqui nesse documento não foi eu que fiz. Está aqui. Foi dito nesta Casa. Estou com o documento em mãos”, colocou.

Após ouvir a fala, a presidente Odete Soares reconheceu e parabenizou o senhor João Amaral pelo trabalho que desenvolve a frente da Associação Bem Viver. “Eu acho que não tinha necessidade de tanto mal entendido, para as coisas chegarem aonde chegou. O senhor pode vir aqui a hora que quiser, como qualquer outro cidadão de Iguaracy. Só falei o que tinha sido dito no rádio que eu teria negado a palavra, e eu não neguei a palavra aqui a ninguém. Ficou tudo muito bem esclarecido. Estamos aqui para ajudar essas pessoas com deficiência. O que vier de projetos para cá, as ideias que o senhor tiver e trouxer para nós, estaremos todos de acordo e a disposição do senhor para acolher”, colocou.

O comunicador Dioneys Rodrigues, da Rádio Transsertaneja FM esteve no plenário.
Odete também fez um breve relato pessoal, ressaltando que convive e cuida de pessoas deficientes, e tem por experiência própria a dificuldade para dar uma melhor condição de vida estas pessoas. Para finalizar ela disse: “Nós não vamos parar seu João. Vamos à frente, vamos a luta. Enquanto eu estiver aqui nesta casa nessa gestão ou em outra, para que essas pessoas ter seus direitos, e que vivam como cidadãos”, finalizou.

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