BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de abril 4, 2013Mostrar tudo

AZEDOU: DUQUE “PUXA ORELHA” DE PRESIDENTE DA AMUPE E COBRA FIM DE “POLITICAGEM” SOBRE A SECA

Finalmente o prefeito Luciano Duque (PT) deixou de estar entre a ‘cruz e a espada’. Num ato de autonomia, o petista mandou um duro recado, por meio de nota à imprensa, para o prefeito socialista José Patriota, de Afogados da Ingazeira, que já vem trabalhando como cabo eleitoral de Eduardo Campos (PSB). O governador ensaia uma pré-candidatura à presidência da República.

Patriota, como líder da Amupe, emitiu nota de repúdio, recentemente, contra a política de combate a seca de Dilma Rousseff. Indignado, Duque parte em defesa do Governo Federal e cobra uma discussão sem politicagens, com o propósito de enxergar os agricultores atingidos pela seca. Confira na íntegra!

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO PREFEITO LUCIANO DUQUE

O Prefeito Luciano Duque, diante das notícias veiculadas na imprensa que envolvem seu nome, vem oficialmente tornar público que em momento algum declarou-se descontente com o Governo Federal ou com a Presidente Dilma Rousseff, a quem faz questão de mais uma vez tributar agradecimentos pelos investimentos federais no município de Serra Talhada.
Lamenta ainda que esteja sendo usado uma calamidade pública que atinge milhões de pessoas em todo semi-árido nordestino com fins políticos/partidários. Para o Prefeito Luciano Duque a questão social e as necessidades urgentes de toda essa gente que perece debaixo de um sol escaldante que seca os açudes e barreiros e devora os rebanhos sertanejos, é que deve nortear os discursos dos políticos.
Em momentos iguais a este, as forças devem unirem-se em busca de soluções que amenizem os sofrimentos. É condenável outra postura que não seja em favor do povo. É lamentável que o sofrimento do povo sertanejo passe a ser usado em discursos político/partidário, assim como também é lamentável que queiram atrelar a sua pessoa, declarações infundadas e distorcidas.
Luciano Duque entende e reconhece o direito da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), de como entidade representativa expressar seus pensamentos e, como membro da mesma, sente-se na obrigação de recomendar uma postura que leve ao caminho do diálogo e da crítica construtiva, com um chamamento para uma discussão voltada para as reais necessidades da população da maioria dos municípios pernambucanos, sem cor ou interesse partidário, focados prioritariamente nos homens, mulheres e crianças que esperam uma ação urgente e efetiva de toda classe política.
Farol de Notícais

AVALIAÇÃO: APESAR DE SALDO POSITIVO, COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM ST SOFRE ALTERAÇÃO

Apesar do registro de queda nos índices de assalto à mão armada e também de homicídio em Serra Talhada o comando do 14º BPM, coordenado há um ano pelo major Marcondes Inácio, terá mudanças, por interesse do Governo do Estado. No lugar de Marcondes assumiu, desde o dia 1º de abril, o tenente-coronel Wanderley Carvalho, que comandava o Ciosac no município de Custódia. A decisão já foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Marcondes deverá ficar como adjunto no comando das operações.
Existe também a previsão de mudança na coordenação operacional da Dinter II – Sertão (Diretoria Regional), capitaneada, atualmente, pelo coronel Valme Zeferino. Ele deve assumir o mesmo posto de comando, agora, da Dinter I – Agreste, com sede em Caruaru.
Quem deve assumir o posto em Serra Talhada é o ex-comandante do 14º BPM, Coronel Rosemário, que estava em Salgueiro. O trabalho em conjunto de Zeferino e Marcondes Inácio rendeu bons frutos para o município. “Essa mudanças são rotineiras na nossa profissão. São comuns. Avaliamos a nossa gestão em Serra Talhada positivamente”, disse Valme Zeferino, que aguarda a publicação no DOE comunicando a sua transferência.

SALDO DA GESTÃO

Na gestão da dupla Valme-Marcondes, o índice de homicídios na região do 14º BPM – que abrange sete municípios (Serra, Belmonte, Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, Calumbi, Flores e Betânia) – caiu 10,38% em um ano, segundo dados do Relatório de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco.
Os números atestam a redução da criminalidade de 2011 – quando foram registrados 51 homicídios – para 2012, ao finalizar o ano com 46 assassinatos. Com cinco mortes a menos, a região bateu a Meta Qualis: taxa nacional que mede o índice de homicídios numa proporção de zero a 26 casos por grupo de 100 mil habitantes.
A taxa de assaltos à mão armada também caiu, agora, 8,2% em um ano em Serra Talhada, segundo dados do setor de estatísticas da Delegacia da Capital do Xaxado. De janeiro a dezembro de 2012, a polícia computou 111 casos na cidade, dez a menos que no ano anterior, quando foram contabilizados 121 assaltos com armas de fogo.

IRMÃ DE JOVEM ASSASSINADO POR PRIMO EM TABIRA DIVULGA FOTOS DE ACUSADOS


Ana Paula publicou no seu Facebook
Saiu nesta quarta-feira dia(03) os mandatos de prisão em desfavor de Cristiano Olegário Alencar e Carlos Alberto Olegário Alencar, os quais são acusados de terem assassinado no último sábado(30) Enoque Olegário de Morais Filho, conhecido como Paulinho.
Segundo o JornalTabira, As fotos dos acusados foram publicadas na página do Facebook de Ana Paula Olegário, a irmã de Paulinho, a intenção dela é ajudar no trabalho da Polícia, a mesma afirma que estão trabalhando muito para captura-los o mais rápido possível. A publicação até o momento tem mais de 100 compartilhamentos.
Luiz Carlos

PM MORTO DURANTE ASSALTO A ÔNIBUS EM ST É SEPULTADO EM MEIO A MUITA COMOÇÃO E HOMENAGENS NA CIDADE DE EXU

O município de Exu, no sertão do Pernambuco, parou na manhã desta quarta-feira (3) a fim de prestar as últimas homenagens ao Soldado do Ronda do Quarteirão de Juazeiro do Norte-CE (que também já trabalhou em Barbalha-CE) e acadêmico de Direito da Faculdade Paraíso de Juazeiro do Norte, Jaelson Júnior Andrade Bento, de 23 anos. O conterrâneo do Rei do Baião Luiz Gonzaga foi assassinado no início da madrugada desta terça-feira (2) no interior de um ônibus da Princesa do Agreste que fazia a linha Recife/Crato, após alvejar e matar dois assaltantes.

O corpo dele chegou por volta das 22 horas desta terça-feira procedente do Instituto Médico legal (IML) de Petrolina (PE) direto para ser velado na residência dos pais Francisco Jaelson Cardoso Bento e Normandia Maria Parente de Andrade na Rua De Jesus Parente, 765 no Centro de Exu. Uma multidão já aguardava e o clima de tristeza aumentou junto ao choro doído dos familiares, incluindo suas duas irmãs. O velório e o sepultamento do rapaz foram marcados por comoção e homenagens.
Cerca de 200 policiais militares da região do Cariri estiveram em Exu tendo à frente os capitães Adailton da Silva e Guedes, comandantes do Ronda do Quarteirão em cujo Batalhão o Soldado Bento trabalhou exatamente três anos, nove meses e sete dias, assim como policiais militares e civis de Exu. A emoção tomou conta dos militares e muitos foram às lágrimas no momento das despedidas que constaram de aplausos, despejo de flores sobre a urna mortuária, salva de tiros e o toque de silêncio.

Um dos mais emocionados era o seu fiel companheiro e amigo Soldado Araújo. Ele revelou que foi convidado e iria junto na viagem para Recife a fim de passar o feriadão na casa de parentes do colega, mas desistiu de última hora. Disse ainda que até pediu ao mesmo para não ir. Os comandantes do Ronda não se cansavam de elogiar o Soldado Bento citando características como as de bom companheiro e muita disposição para o trabalho.

O velório teve duração de 12 horas e o cortejo fúnebre saiu por volta das 10h da manhã para a lotada Igreja de Bom Jesus dos Aflitos, onde o padre João celebrou missa de corpo presente. Logo depois, novo cortejo pelas ruas de Exu na direção do Cemitério São Raimundo.
(Folha de Exu)

A SIMPLICIDADE DA PRIMEIRA DAMA MADALENA PATRIOTA

Embora o prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota (PSB), antes, tido como 'pacificador', comece comprar briga até com a presidente Dilma (PT), a sua esposa e primeira dama do município Madalena Patriota esbanja simpatia e simplicidade. Com raízes na zona rural, Madalena nunca mudou a sua forma de ser.
Fiel companheira, Madalena acompanha de perto os passos políticos do marido. Dona de uma personalidade brilhante, a primeira dama nunca esqueceu as questões relacionadas ao social e em especial ao campo. Madalena tem uma rotina típica da mulher do século XXI. Concilia o trabalho, os cuidados da casa e a atenção aos filhos, a Dª. Juliana Patriota, hoje residindo em Recife e Patriota Neto.
Para muitos, após a ascensão do marido na política, ocupando a prefeitura mais almejada da cidade pólo do Pajeú, a primeira dama de Afogados da Ingazeira não mudou o seu comportamento e continua com o mesmo carinho com a população. Um dia desses, Madalena foi vista servindo água e lanche para participantes de uma reunião na Secretaria Municipal de Educação, coisa rara nos dias atuais.
Eis o motivo de destacarmos a sua vida normal de mulher, apesar dos holofotes que marca a trajetória de um políticos mais influentes do Estado de Pernambuco. José Coimbra Patriota, que foi Secretário de Governo, e Gerente Geral do Prorural, dirige atualmente a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).
Itamar França

MORRE EX-VEREADOR DE IGUARACY SEBASTIÃO ALVES


Faleceu na manhã desta quinta dia 4 de abril em Iguaracy aos 96 anos o ex-vereador Sebastião Alves, pai do ex prefeio e médico Dr. Pedro Alves. Conheça um pouco da luta contada por Sebastão Alves sobre o Iguaraci. O local onde se localiza a cidade de Iguaraci era conhecido antigamente pelo nome "Logradouro" em virtude dos primeiros moradores levarem para lá, seus rebanhos para pastarem. Essa localidade pertencia ao Sr Antonio Rabelo sanzzone, e que por volta de 1912, o Sr Manoel Bezerra de Melo construiu uma casa de taipa e ali fixou residência, e que nesse mesmo ano o Sr Antonio Rabelo doou ao patrimônio de São Sebastião, parte de suas terras, o que fez o Padre Carlos Cottart, vigário da paróquia de Afogados da Ingazeira, construir uma casa onde seria realizadas as santas missas. Atrídos pelos cultos religiosos, várias pessoas para lá se deslocaram e próximo a casa do referido Padre, foi erguida uma latada, onde passou a ser comercializada carne, e logo no ano de 1913, o Sr João Barbosa inaugurou uma casa comercial, pois no local já se encontrava um pequeno aglomerado de casas.

Com a Ajuda dos moradores, o Padre Carlos Cottart, construiu uma capela dedicada ao culto de São Sebastião, no ano de 1914, quando a povoação já era conhecida pelo nome de "Macacos" em virtude de uma família conhecida por esse nome, por motivo de os mesmos serem caçadores desses animais.

Por não está satisfeito com essa denominação, o Sr Sebastião Alves da Silva, que era representante da localidade junto ao município de Afogados da Ingazeira a quem pertencia o aglomerado, conseguiu que esse nome fosse mudado para Iguaraci.

Prefeito de Iguaracy decreta luto oficial no município de Iguaracy
O Sepultamento de Sebastião Alves ex vereador do município de Iguaracy será amanhã certamente pela tarde no cemitéio local. Segundo informações da família o corpo será velado hoje em sua residência localizada na Praça Antonio Rabelo em Iguaracy e amanhã o corpo será velado na Câmara de Municipal de Vereadores de Iguaracy a partir das 8 horas. Sebastião Alves deixa a sua esposa Terezinha Alves de 93 anos e 6 filhos sendo 3 homens e 3 mulheres. O corpo neste momento acaba de chegar a sua residência em Iguaracy. O prefeito Francisco Dessoles decretou 3 três dias de luto oficial no município de Iguaracy. Sebastião estava com 96 anos de vida e respirava com ajuda de aparelhos.Vereador por quatro mandatos, Sebastião ganhou notoriedade na política local por conseguir alterar o nome da localidade, até então conhecida como Macacos, para Iguaracy, ato realizado durante o governo de Miguel Arraes.
Roberto Murilo

ENCAMINHAMENTOS: PROBLEMAS DA BARRAGEM DE BROTAS É TEMA DE AUDÊNCIA

A Compesa se comprometeu de colocar um corrimão no paredão da barragem de Brotas, com recursos próprios, durante audiência pública qna manhã desta quarta (3) na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira.
Ficou decidido também que será criado um grupo que se reunirá no próximo dia 09 na Câmara de Vereadores para debaterem sobre os assuntos levantados durante a Audiência Pública de ontem e elaborarem um documento que posteriormente será encaminhado ao governo do Estado com as reivindicações.
Segundo o AfogadosOnline, o grupo ficou formado pela Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, Ministério Público, Movimento Água pela Vida, ConsulBrotas, Coordenação do Sub-Médio do São Francisco, Compesa e Grupo Mulher Maravilha.
Luiz Carlos

MORADOR DE FLORES MORRE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO NA BR 232 EM SERRA TALHADA

Gilson do Nascimento Magalhães, 43 anos, que residia no Sítio Tenório, Flores-PE morreu em um acidente de trânsito na BR 232, Sítio Saco da Roça, Serra Talhada-PE, às 19h00 dessa quinta-feira (03).
A vítima pilotava uma motocicleta marca Honda, Modelo CG 125 Titan KS, de cor vermelha, ano 2002, Placa KKW 1401/PE. Quando a polícia chegou ao local, Gilson já se encontrava sem vida.
Luiz Carlos

PATRIOTA DIZ QUE VAI COLOCAR FREIO NO CRESCIMENTO DESORDENADO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA E REGULARIZAR LOTEAMENTOS

O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota disse ontem, 03, durante a Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal, que o município sofre com os impactos resultantes do seu crescimento desordenado. Por falta de uma fiscalização eficaz e combativa, o Chefe do Executivo declarou que construções e loteamentos irregulares gracejam na cidade, resultando em graves prejuízos para Brotas, principal manancial da cidade e ao desenvolvimento urbano local.

Patriota deixou claro que deverá iniciar procedimentos para conter a exploração imobiliária que não atenda aos requisitos mínimos recomendados pela lei que estabelece os procedimentos que devem ser adotados para criação de loteamentos, pois segundo ele (Patriota), poucos empreendimentos dessa natureza estão em conformidade com a legislação urbana, ambiental e fiscal.

AÇUDE VELHO DE CARNAIBA ENCHE, MAS É SÓ DE ESGOTO

Devidos as ultimas chuvas que caíram em solo carnaibano na ultima semana, aumentando a esperanças dos sertanejos para um ano bom de inverno, muitas localidades acabaram tendo seus barreiros e açudes transbordando. O Açude Velho, como é conhecido, e que fica localizado entre o Bairro da Jitirana e Bairro da Caixa Dágua também aumentou seu nível, porém infelizmente é apenas esgoto.
Segundo seu José Juriti, morador do Bairro da Jitirana, se não fosse os esgotos jogados dentro do açude nos últimos anos, a água estava pronta para ser consumida. Mesmo assim, alguns moradores utilizam a água para uso domestico como lavar roupas e limpeza de casa.
Blog do Cauê Rodrigues

INAUGURAÇÃO DA FÁBRICA DE CIMENTO EM CARNAÍBA PODE SER NESTE DOMINGO

 
Em contato com o nosso blog, uma fonte do governo do Estado, informou que o governador Eduardo Campos (PSB) poderá está em Carnaíba neste próximo domingo (07). Na oportunidade, Campos inaugurará a Fábrica de Cimento Pajéu. A qualquer momento mais informações.
Blog Carnaíba Agora

A CATINGA DO CANGACEIRO LAMPIÃO


Os cangaceiros de Virgulino Ferreira e principalmente o próprio Lampião, não gostavam muito de tomar banho. Apesar das dificuldades de localizar água nas caatingas do Sertão Nordestino, eles não se esforçavam muito para se lavarem, passavam dias sem tomar um banho e suados, com as suas roupas sujas, conseguia perfumes “francês” nas feiras livres das cidades onde passavam e jogavam pelos seus corpos. Os homens se barbeavam, ainda bem! As mulheres do bando não tinham preocupações de fazer sua higiene, enfim, faziam todos as suas necessidades fisiológicas, ficavam impregnados de sujeiras e assim continuavam. Meu avô Genésio Lima e minha tia Maura em Triunfo, quando iam aos encontros dos cangaceiros para tirar fotos e cantar para o bando, dizia que era um cheiro insuportável, uma fedentina horrível que aquelas criaturas apresentavam. Ela contou que Lampião admirava seus cantos, mas, não era de muita conversa e também de fazer elogios. Estas características de falta de higiene do bando de Lampião, ficou muito tempo nas historias memoráveis que foram contadas quando tia Maura lembrava. Esta é mais uma das historia que ainda não foi contada sobre o Rei do Cangaço."

Rogério Mota - Por e-mail
Blog do Cauê Rodrigues

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS