DIA DE FINADOS: Cemitério de Iguaracy amanhece neste domingo recebendo visitantes que prestigiam seus entes queridos e antepassados


DIA DE FINADOS: Cemitério de Iguaracy amanhece neste domingo recebendo visitantes que prestigiam seus entes queridos e antepassados

Por volta das 6:00hs da manhã, quando foi realizada esta primeira fotografia, o movimento no cemitério de Iguaracy estava apenas começando.
A visita ao cemitério no dia de finados é uma tradição muito antiga, a forma da visita e as orações são realizadas conforme a fé de cada um, já o acender de velas é uma prática católica manifestada pelos fieis da igreja romana.
Aproveitei junto com a minha mãe a realizar uma visita ao túmulo de meu pai o Sr. Sebastião Rodrigues de Freitas (Tião de Custódio), vítima de um latrocínio que a polícia ainda não conseguiu desvendar e que tem causado um grande tormento em nossa família que espera uma justiça que talvez nunca aconteça.
Aqui jaz um Pai e um Verdadeiro Amigo! A dor de sua perca tão trágica nos atormentará até o fim de nossa vida...  Logo cedo minha mãe Rosa Maria já prestava suas homenagens e orações.
 
 Túmulo da saudosa Professora Andréia
O que para algumas pessoas não tem a menor importância, para muitos é um momento sagrado e que todos tem esta necessidade de realizar esta visita e acender suas velas (prática da fé católica) e realizarem as suas orações pela alma de seus familiares e amigos que deixaram saudades.
Quem não comprou velas não se preocupe, procure dona Edileusa em frente ao cemitério da cidade que ela estará por lá o dia inteiro

Na foto abaixo, o túmulo da amada Gabi, que chama a atenção pelo formato de castelo, uma bela homenagem a esta criança que deixou um profundo pesar a todos nós iguaracienses.
HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS:
O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, com o inicio do catolicismo, encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja Católica Romana dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.
Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos, tornando-se hoje um feriado nacional aqui no Brasil, isso principalmente porque o Brasil é um país de origem católica.

Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".
O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS