A visita ao cemitério no dia de finados é uma tradição muito antiga, a forma da visita e as orações são realizadas conforme a fé de cada um, já o acender de velas é uma prática católica manifestada pelos fieis da igreja romana.
Aqui jaz um Pai e um Verdadeiro Amigo! A dor de sua perca tão trágica nos atormentará até o fim de nossa vida... Logo cedo minha mãe Rosa Maria já prestava suas homenagens e orações.
Túmulo da saudosa Professora Andréia
O que para algumas pessoas não tem a menor importância, para muitos é um momento sagrado e que todos tem esta necessidade de realizar esta visita e acender suas velas (prática da fé católica) e realizarem as suas orações pela alma de seus familiares e amigos que deixaram saudades. 
Na foto abaixo, o túmulo da amada Gabi, que chama a atenção pelo formato de castelo, uma bela homenagem a esta criança que deixou um profundo pesar a todos nós iguaracienses.
HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS:
O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, com o inicio do catolicismo, encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja Católica Romana dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.
Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos, tornando-se hoje um feriado nacional aqui no Brasil, isso principalmente porque o Brasil é um país de origem católica.
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".
O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.