Mostrando postagens de Maio 5, 2015Mostrar tudo

BOLETIM DA CÂMARA DE IGUARACY: 12ª Sessão Ordinária foi realizada nesta terça, oito dos nove vereadores compareceram

Inicialmente, além da 12ª sessão ordinária, a mesa diretora cumpriu o expediente da 11ª sessão, do dia 28 de abril. Na oportunidade foi realizada a leitura do material do expediente e a leitura da ata da sessão anterior. Obedecendo a ordem do referido dia, foram apresentados os seguintes requerimentos: requerimento nº042/2015 de autoria do vereador Amaury de Oliveira Torres, que dispõe do pedido de construção de uma fossa séptica no conjunto habitacional Otaviano Bezerra desta cidade, e o requerimento nº043/2015 também de autoria do vereador Amaury de Oliveira Torres, que dispõe do pedido de uma comarca para o Município de Iguaracy.

Em seguida, foi realizada a 12ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Iguaracy. Na ocasião oito vereadores estiveram presentes, são eles: Odete Soares Pereira - presidente, Amaury de Oliveira Torres (1º Secretário), José Jorge da Silva (2º Secretário), Leonardo Lopes Magalhães, Simão Rafael de Vasconcelos, José Torres Lopes Filho, Fábio Alves Torres e Manoel Olímpio de Siqueira. Apenas o vereador Francisco de Sales Galindo Filho esteve ausente.
Conforme a ordem do dia, foram discutidos os seguintes tópicos:
1- Leitura e apreciação dos projetos de lei municipal de n°004/2015, 005/2015, 006/2015, 007/2015, e 009/2015, que dispõe sobre a denominação de logradouros públicos;
2- Discussão e votação do requerimento nº 044/2015 de autoria da vereadora Odete Soares Pereira, que dispõe do pedido de máquina para recuperar a estrada que liga o Município de Iguaracy ao distrito de Quitimbú;
3- Discussão e votação do requerimento nº045/2015 de autoria do vereador Manoel Olímpio de Siqueira, que dispõe do pedido de dois portões para serem colocados no beco que dá acesso a antiga caixa d’ água na rua Bispo Cavalcante, bem como, outro portão no beco que dá acesso a rua Júlio Câmara, ao lado da residência de “Itinho”;
4- Discussão e votação do requerimento nº046/2015 de autoria do vereador Manoel Olímpio de Siqueira, que dispõe do pedido de proposição;
5- Discussão e votação do requerimento nº047/2015 de autoria do vereador Manoel Olímpio de Siqueira, que dispõe do pedido de proposição;
6- Leitura do ofício de n° 001/2015 de autoria do Sr. Alison Cordeiro da Silva, que dispõe de pedido de colaboração dos Srs. Vereadores para promover o 1º Campeonato de Bicicross nesta cidade. (Os vereadores atenderam diretamente o responsável pela organização do evento).
Após o término das atividades, a presidente Odete Soares encerrou a sessão ordinária. Com relação ao teor das discussões e eventuais esclarecimentos, estaremos publicando mais detalhes em matérias posteriores. Aguarde. (Assessoria de Imprensa)

DRAMA: Cidades como Iguaracy e Tuparetama já se preparam para lata d’água na cabeça. Prefeitos cobram outras alternativas a Compesa

Leito da Barragem do Rosário, foto tirada hoje 05.05.2015 pela Web Sertão e que mostra a triste situação da Barragem do Rosário. O que antes era um grande manancial, hoje é terra rachada ao lado de uma pequena poção de água enlameada que segue para morrer próximo onde está a imponente comporta que já viu dias melhores.
 
Lata d’água no Pajeú: Esse foi o tema escolhido pelo Radialista Nill Júnior ao ilustrar a matéria que é destaque em seu blog. A Compesa começa processo para aquisição de reservatórios para socorrer cidades em pré-colapso, Iguaracy e Ingazeira devem entrar primeiro no sistema. Tuparetama, São José e Jabitacá nos próximos três meses.
 
A Compesa já está em processo licitatório para adquirir 99 reservatórios que vão ser instalados nas cidades que estão em pré-colapso no fornecimento de água, fruto da situação da Barragem de Rosário, que tem apenas 1% do seu volume de água, segundo a última medição.
Segundo Washington Jordão, conversando com este blogueiro no Debate das Dez de hoje na Rádio Pajeú, Iguaracy e Ingazeira serão os primeiros municípios a receber água através desses reservatórios com chafarizes instalados na área urbana. A Compesa já prepara a instalação de bases nessas cidades e não vai ter jeito: o povo vai voltar à lata d'água na cabeça. Isso já acontece em Itapetim, Triunfo e Brejinho.
Pela ordem, Iguaraci, Ingazeira, São José do Egito, Tuparetama e Jabitacá passarão a viver a mesma situação de Itapetim, Triunfo e Brejinho
 
Em outras cidades, a água não deve durar mais de três meses em São José do Egito, Tuparetama e Jabitacá. Isso porque as barragens de São José II, Bom Sucesso e Poço Grande receberam alguma água com as irregulares chuvas deste ano.
 
Outra dificuldade é ligada aos reservatórios onde a água pode ser captada. A Barragem de Serrinha (Serra Talhada) tem a água imprópria para o consumo. Resta Brotas (Afogados da Ingazeira), com cerca de 15% e alguns mananciais na Paraíba, como a Barragem de Patos.
 
A situação vai se intensificando na zona rural dos municípios, onde as chuvas foram irregulares, com característica de seca verde. Isso tem gerado mais demandas de carros pipa em várias comunidades.
 
O Prefeito Dessoles Monteiro (Iguaraci) cobrou agilidade no estudo para buscar fazer com que a Adutora do Pajeú chegue logo a São José do Egito e que possa haver um processo inverso ao de hoje. A água da Adutora chegaria a São José do Egito e seria levada para as cidades no sistema adutor feito pela Compesa até Iguaraci. Mas, para Washington, a solução não é a redenção plena, pois não se pode garantir vazão suficiente para todas as cidades.
 
Já o presidente do Cimpajeú Dêva Pessoa, destacou que houve um erro histórico no planejamento de obras hídricas no Pajeú. “A Barragem da Ingazeira é um projeto de décadas atrás e ainda não saiu no papel. Tá faltando dinheiro para sua execução. A Adutora do Pajeú não foi concluída, como a Transposição. O Governo do Estado também tem que ver que não tem prioridade festa ou qualquer outra ação que não a distribuição de água”. ( Nill Júnior/Fotos Sérgio Coelho)

Veja na integra o programa DEBATE DAS DEZ sobre como vai ficar a situação do abastecimento de água no Pajeú.

Prefeito de Iguaracy estará na Rádio Pajeú, participando do Programa Debate das Dez, nesta manhã de terça-feira.

 
O Prefeito de Iguaracy, Francisco Dessoles, estará daqui a pouco na Rádio Pajeú AM para uma entrevista no programa “Debate das Dez” com Nill Júnior. Não Perca!

Medo volta à assustar passageiros da Progresso entre Albuquerque-né e Iguaracy

O ônibus da Progresso que faz a linha de São José do Egito ao Recife foi assaltado em Albuquerque-né, na PE 275, município de Sertânia. Foi aos 25 minutos desta segunda (4), segundo relato de um internauta à Rádio Pajeú.
“Fui assaltado no ônibus da linha São José do Egito-Recife hoje (04/05) no Distrito de Albuquerque-né, no horário de 00h25, que saiu de Afogados da Ingazeira. Queixa prestada na Delegacia de Sertânia”. Seu nome foi preservado por questões de segurança.
Segundo relato de outro passageiro que não quis se identificar falando à Rádio Pajeú pela manhã através da internet, pelo menos três homens pararam o veículo e anunciaram a ação, obrigando o motorista a levar o ônibus para uma estrada vicinal.
Viatura sem combustível: Dinheiro dos passageiros foram levados. Falando ao Frente a Frente, com Magno Martins, um passageiro relatou que o policial de plantão afirmou que não houve como ir ao local da ocorrência porque a viatura estava sem combustível. Ouça:Audio Player
O episódio levanta o receio de que volte à área, entre as PEs 292 e 275 o clima de medo que assustou passageiros na década de 90, quando várias ações foram realizadas. A polícia investiga o crime e não tem pistas dos suspeitos.
O motorista do ônibus, segundo nota da PM era Alexandro Jose da Silva, 39 anos, casado, de São Lourenço da Mata.
Segundo boletim, a Guarnição Tática da PM foi solicitada pela 2ª CPM para fazer deslocamento até a Rodoviária da cidade, pois lá se encontravam as vítimas do assalto. O motorista relatou que quando se encontrava no Distrito de Albuquerque-né, foi abordado por um Astra GM de cor preta e placa não anotada.
Os ocupantes com armas curtas, não identificadas, renderam o motorista, obrigando a estacionar o ônibus a poucos quilômetros dali, no sentido Sertânia. Eram três elementos encapuzados que subiram no ônibus e subtraíram vários objetos de todos os passageiros e os ameaçaram dizendo que os matariam se procurassem a polícia.
Na DP local foi relacionado o nome de todas as vítimas, incluindo a discriminação de todos os objetos subtraídos. O policiamento realizou diligências por toda a cidade, porém sem êxito, ao final foi realizada a escolta do ônibus até a cidade de Arcoverde pela equipe da Polígono.

Ouvinte relata assalto à Rádio Pajeú: receio de que medo volte à região, como na década de 90 (Por Nill Júnior/Rádio Pajeú)

Mulher é assaltada no centro e homem furtado na periferia em Serra Talhada

Uma mulher foi assaltada na Rua Enoque Ignácio de Oliveira, Centro da cidade, nessa segunda-feira (04). Segundo testemunhas ela entrou a agência bancária dizendo que foi assaltada quando faria um depósito. O nome da mulher e do correspondente bancário onde ela trabalha não foram divulgados pelo C1.
Outro furto foi registrado no mesmo dia em Serra Talhada – PE. Um homem, não identificado pela polícia, acusou outro de furtar seu capacete.
O policiamento do 14º BPM realizou incursões e localizou o acusado em um lugar escuro de posse do capacete furtado, onde a vítima o reconheceu como sendo o autor do furto. Todos os envolvidos foram encaminhados para a DPC local para as providencias cabíveis, onde o imputado foi autuado em flagrante e recolhido a cadeia pública local. (Luiz Carlos)

Em São José do Egito, homem de 47 anos é suspeito de estuprar menina de 9

A equipe foi informada pela Central de Rádio da 3º CPM para se deslocar até o sítio Jurema, município São José do Egito-PE, para averiguar uma denúncia de suspeita de estupro de vulnerável.
Ao chegarem ao local, o policiamento foi informado pela mãe da vítima, que percebeu que sua filha, menor de idade, (9 anos) teria chegado em sua residência com uma quantia de R$ 6,00 (seis reais) no bolso, ao ser indagada pela mãe quem teria lhe dado aquele dinheiro, a criança declarou que o acusado J. I. de 47 anos teria lhe dado o dinheiro e depois baixado sua calcinha e colocado o dedo em sua vagina.
A mãe da criança declarou que o acusado vinha oferecendo dinheiro com frequência a sua filha, inclusive, há aproximadamente vinte dias atrás, a genitora da vítima teria ido à residência do acusado, para pedir que o mesmo não oferecesse dinheiro a sua filha (vítima), pois já desconfiava de um possível assédio.
O acusado foi localizado em sua residência, e confirmou apenas que dava dinheiro a menor, mas apenas com o intuito de ajuda-la financeiramente. Em seguida as partes foram conduzidas a DP local, para serem tomadas as medidas cabíveis. (Imagem ilustrativa/Mais Pajeú)

Tuparetama: homem roubou bolsa e celular e acabou na cadeia

A GT foi solicitada pela vítima P. R. F. M., 44 anos, a qual informou que no dia 30/04/15, por volta das 23:00h, um indivíduo aproximou-se do mesmo de posse de uma faca em punho e anunciou o assalto, roubando-a seu celular. No dia seguinte, a vítima por atitude própria tentou localizar o seu celular roubado, vindo a localiza-lo de posse da pessoa de A. da S.. Ao reconhecer o aparelho, a vítima questionou como A. haveria adquirido o celular, o mesmo afirmou ter comprado o aparelho pela quantia de R$ 100,00 (cem reais), a pessoa de R. F., e que não sabia a procedência do celular.
Na madrugada do dia 03/05/2015 da vítima L. L. de J., 25 anos, solteira, registrou na delegacia local um furto de uma bolsa contendo o valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), tendo as características da pessoa que cometeu o furto a vítima L. L. parecidas com as feições do acusado.
Após diligências, o acusado foi localizado e conduzido a DP local. A vítima L. L. reconheceu o acusado R. F. da Silva. 24 anos, como o autor do furto. Foi constatado através de averiguações que existia um mandado de prisão em desfavor do imputado, expedido pela juíza de Direito Virginia de Lima Fernandes Moniz, da vara de execuções penais da cidade de Sapé-PB. O Imputado foi encaminhado à cadeia Pública de Tuparetama – PE. (Mais Pajeú)

Comandante diz que mensagem de Whatsapp sobre ‘tragédia’ em Serra Talhada é falsa e não saiu do 14º BPM

O 14º BPM (14º Batalhão de Polícia Militar), em Serra Talhada, alerta que uma mensagem que está sendo espalhada pela rede social WhatsApp, dando conta de uma possível “tragédia” que acontecerá nos próximos dias em Serra Talhada, é falsa e não partiu do comando da polícia. Em conversa com a reportagem, na noite desta segunda-feira (4), o comandante Gildo Tomé da Silva pediu tranquilidade à população.
O Major esclarece ainda que o policial de codinome “tenente Magalhães”, que assina a nota falsa, não existe na corporação e que o caso já está sendo apurado. “Quero tranquilizar a população de Serra Talhada porque essa mensagem que está sendo espalhada no WhatsApp não procede, não saiu do 14º BPM e não existe esse tal de tenente Magalhães. Já tomamos algumas medidas e vamos tentar identificar de onde saiu essa falsa informação”, confirmou o comandante, em conversa com o Farol, por telefone.
Major Gildo Tomé afirmou também, que o esquema de segurança para o feriado de 6 de maio, em alusão ao aniversário da cidade, será normal. E que o policiamento estará nas ruas da Capital do Xaxado de forma ostensiva como sempre esteve, com policiais suficientes para garantir a segurança da sociedade.
MENSAGEM IMPÕE O MEDO
Na nota que está sendo espalhada via WhatsApp, o suposto “tenente Magalhães” fala em nome de toda corporação do 14º BPM. Na mensagem, diz que o batalhão recebeu informações anônimas de acontecerá uma tragédia na cidade nos próximos dias e que, por isso, o comando teria reforçado o efetivo policial para o evento de aniversário de Serra Talhada. Além disso, a nota diz para os moradores ficarem atentos. (Farol - Giovani Sá)