DRAMA: Cidades como Iguaracy e Tuparetama já se preparam para lata d’água na cabeça. Prefeitos cobram outras alternativas a Compesa


DRAMA: Cidades como Iguaracy e Tuparetama já se preparam para lata d’água na cabeça. Prefeitos cobram outras alternativas a Compesa

Leito da Barragem do Rosário, foto tirada hoje 05.05.2015 pela Web Sertão e que mostra a triste situação da Barragem do Rosário. O que antes era um grande manancial, hoje é terra rachada ao lado de uma pequena poção de água enlameada que segue para morrer próximo onde está a imponente comporta que já viu dias melhores.
 
Lata d’água no Pajeú: Esse foi o tema escolhido pelo Radialista Nill Júnior ao ilustrar a matéria que é destaque em seu blog. A Compesa começa processo para aquisição de reservatórios para socorrer cidades em pré-colapso, Iguaracy e Ingazeira devem entrar primeiro no sistema. Tuparetama, São José e Jabitacá nos próximos três meses.
 
A Compesa já está em processo licitatório para adquirir 99 reservatórios que vão ser instalados nas cidades que estão em pré-colapso no fornecimento de água, fruto da situação da Barragem de Rosário, que tem apenas 1% do seu volume de água, segundo a última medição.
Segundo Washington Jordão, conversando com este blogueiro no Debate das Dez de hoje na Rádio Pajeú, Iguaracy e Ingazeira serão os primeiros municípios a receber água através desses reservatórios com chafarizes instalados na área urbana. A Compesa já prepara a instalação de bases nessas cidades e não vai ter jeito: o povo vai voltar à lata d'água na cabeça. Isso já acontece em Itapetim, Triunfo e Brejinho.
Pela ordem, Iguaraci, Ingazeira, São José do Egito, Tuparetama e Jabitacá passarão a viver a mesma situação de Itapetim, Triunfo e Brejinho
 
Em outras cidades, a água não deve durar mais de três meses em São José do Egito, Tuparetama e Jabitacá. Isso porque as barragens de São José II, Bom Sucesso e Poço Grande receberam alguma água com as irregulares chuvas deste ano.
 
Outra dificuldade é ligada aos reservatórios onde a água pode ser captada. A Barragem de Serrinha (Serra Talhada) tem a água imprópria para o consumo. Resta Brotas (Afogados da Ingazeira), com cerca de 15% e alguns mananciais na Paraíba, como a Barragem de Patos.
 
A situação vai se intensificando na zona rural dos municípios, onde as chuvas foram irregulares, com característica de seca verde. Isso tem gerado mais demandas de carros pipa em várias comunidades.
 
O Prefeito Dessoles Monteiro (Iguaraci) cobrou agilidade no estudo para buscar fazer com que a Adutora do Pajeú chegue logo a São José do Egito e que possa haver um processo inverso ao de hoje. A água da Adutora chegaria a São José do Egito e seria levada para as cidades no sistema adutor feito pela Compesa até Iguaraci. Mas, para Washington, a solução não é a redenção plena, pois não se pode garantir vazão suficiente para todas as cidades.
 
Já o presidente do Cimpajeú Dêva Pessoa, destacou que houve um erro histórico no planejamento de obras hídricas no Pajeú. “A Barragem da Ingazeira é um projeto de décadas atrás e ainda não saiu no papel. Tá faltando dinheiro para sua execução. A Adutora do Pajeú não foi concluída, como a Transposição. O Governo do Estado também tem que ver que não tem prioridade festa ou qualquer outra ação que não a distribuição de água”. ( Nill Júnior/Fotos Sérgio Coelho)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.