Conheça o “ladrão-de cocos”, o maior artrópode terrestre

Esse animal mede até 1 metro de comprimento, e é conhecido como o caranguejo-dos-coqueiros (Birgus latro), aliás o mesmo recebe o nome de ladrão-de-coco. Ele também é o maior animal terrestre do filo dos artrópodes, que inclui insetos, aranhas e crustáceos. Na realidade, dentre todos os artrópodes do planeta, o ladrão-de-coco só é menor que o caranguejo-aranha-gigante (Macrocheira kaempferi), que vive no meio aquático marinho, onde pode suportar melhor seu peso médio de quase 20 kg.
Pouco se sabe sobre essa espécie. Estes animais são classificados como deficientes de dados (DD), ou seja os especialistas não sabem ao certo se eles estão ameaçados de extinção. Esses caranguejos vivem em pequenas ilhas da região tropical dos oceanos Índico e Pacífico. E, apesar do nome, têm uma alimentação variada que inclui frutas suculentas e até caranguejos menores.
Eles utilizam as fibras da casca do coco, para forrar suas tocas e, diferentemente dos outros caranguejos, eles só vão ao mar para depositar seus ovos, ou seja eles são seres totalmente terrestres.
Fonte: BBC

Share/Bookmark

0 comentários: