Ex-agente do FBI dá dicas para saber quando alguém está mentindo para você

Ao contrário do que você já deve ter ouvido, mentirosos conseguem olhar você nos olhos e mentir sem problemas - algo que eles fazem frequentemente em um tribunal.
O vigarista do esquema Ponzi, Bernard Madoff, era conhecido por ter um olhar firme e confiante, embora tenha lesado seus clientes em bilhões de dólares.
Mas há alguns testes que você pode fazer para saber se alguém está mentindo, de acordo com Jack Schafer, autor e ex-agente do FBI.
Ele diz: “Eu compilei várias técnicas em meu livro, The Like Switch, para detectar pessoas que estão acostumadas a mentir. A beleza dessas técnicas é que as pessoas nunca ficam cientes de que você as está empregando.”
1) Faça perguntas que só podem ser respondidas com sim ou não
Mentirosos costumam se recusar a responder perguntas desse tipo. Em vez disso, eles tentam dar respostas longas, complicadas e distorcidas, diz Schafer.
Schafer diz: “Para saber se uma pessoa está dizendo a verdade, façam perguntas que devem ser respondidas com sim ou não. Se a pessoa falhar em responder, fique em estado de alerta. Faça a mesma pergunta, caso ela tente dar uma resposta longa e complicada. Se, por fim, você não conseguir um sim ou um não, a chance da pessoa estar mentindo aumenta significativamente.”
2) Atente para a palavra “Bom…”
Frequentemente, mentirosos usam palavras desse tipo para prefaciar suas respostas, o que mostra que eles estão esperando responder de uma forma que o entrevistador não está esperando.
Schafer diz: “Se você faz uma pergunta que poderia ser respondida com um sim ou não e a pessoa começa a responder com uma palavra como “bom”, é bem possível que a resposta seja mentira.”
3) Pergunte: “Por que eu acreditaria em você?”
Pessoas que estão dizendo a verdade vão responder “porque eu estou dizendo a verdade.”
Mentirosos tendem a dar respostas mais complicadas, segundo Schafer
Schafer diz: “Em vez disso, mentirosos oferecerão respostas como “eu sou uma pessoa honesta”, “não precisa acreditar em mim se não quiser” ou “não tenho motivos para mentir.”

Share/Bookmark

0 comentários: