BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de maio 23, 2016Mostrar tudo

Mesmo sem orçamento, MEC nega suspensão do Pronatec em 2016

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feria (23) nota em que nega que haverá a suspensão do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), mesmo que a pasta não conte atualmente com orçamento para a política.
"O ministro confirma que o governo de Dilma Rousseff [presidente afastada] deixou o programa sem orçamento para 2016. Mas reafirma que ele não será interrompido. O MEC busca outra solução com o Sistema S, o que vai assegurar as vagas", informou o MEC em nota.
Deputado Mendonça Filho segura boneco do personagem Pinóquio, com a sigla PT colada no peito
Em entrevista sobre balanço de inscrições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), disse que estão garantidas novas inscrições no Pronatec e também no Fies (Financiamento Estudantil).
"Estamos realizando planejamento financeiro, tratando as prioridades com o Planejamento, que sinalizou positivamente para novas vagas para esses projetos [Pronatec e Fies]", disse o ministro, sem detalhar o volume de vagas neste ano. "Haverá preservação do programa e novas vagas para Fies e Pronatec".
O ministro já havia na semana passada garantido a continuidade dos dois programas. Informações de membros da nova equipe do MEC, entretanto, informam que não há orçamento financeiro para continuidade do Pronatec e programas de alfabetização (o Pnaic) e de ensino integral (Mais Educação), por exemplo.

CONTINUIDADE
A nota divulgada nesta segunda-feira pelo MEC não cita se haverá continuidade no Pnaic e Mais Educação. Com relação ao Pronatec, o plano de parceria com o sistema S já havia sido anunciado no início deste ano pelo ex-ministro Aloizio Mercadante.
O ex-ministro criticou a nova gestão da pasta. "A restrição orçamentária não justifica deixar de formalizar com o Sistema S, que já pactuamos", afirmou. Segundo ele, a estrutura de parceria com o sistema já estaria desenhada e garantiria 709 mil matrículas no Senac e 627 mil no Senai.
Mercadante também condenou a sinalização de abandono dos programas de alfabetização e educação integral por parte da nova equipe. "Repactuamos os dois programas para priorizar escolas com mais dificuldade, mais pobres. São programas fundamentais", completa. (Pedro Ladeira.10.fev.2015/Folhapress)

VEM AI: 1ª Trilha e Encontro de Som em Iguaracy - 19 DE JUNHO

 

Peru declara estado de emergência por contaminação por mercúrio na Amazônia

Área desmatada ilegalmente para mineração na região peruana de Marde de Dios
O Peru declarou estado de emergência em 11 distritos da região amazônica de Madre de Dios (sudeste), ao detectar níveis de mercúrio acima do permitido na população - conforme publicação no Diário Oficial.
A alteração nos níveis desse elemento decorre da intensa atividade mineira artesanal na zona, que também destrói rios e solos.
Segundo relatório apresentado ao governo por autoridades ambientais, foi detectada a "contaminação por mercúrio nas águas dos rios, em espécies hidrobiológicas e na população, com níveis superiores aos limites máximos permitidos".
Diferentes etnias do departamento de Madre de Dios apresentam altos níveis de mercúrio no organismo, "o que acarreta problemas de saúde sérios, crônicos e complexos - particularmente em crianças e grávidas", diz o relatório.
O texto acrescenta ainda que o problema é consequência de "práticas inadequadas utilizadas pela mineração ilegal e informal durante a extração e o beneficiamento do ouro aluvial".
A contaminação também está no ar e em peixes, principalmente nos da espécie piracatinga (Calophysus macropterus), parte da dieta habitual da população de Madre de Dios.
"Recomendamos que não se consuma essa espécie", disse em coletiva de imprensa o ministro do Ambiente, Manuel Pulgar-Vidal.
"A consequência da atividade mineira em Madre de Dios vai nos acompanhar pelos próximos 80 anos, e isso deve ser combatido na raiz", ressaltou o ministro.
"Declarar o estado de emergência implica em ações de saúde, hospitais móveis, levar alimentos como peixes não contaminados, entre outras coisas", completou.
Há outros locais afetados na Amazônia peruana. Em março passado, foi registrado que membros da etnia nahua, que habitam a comunidade nativa Santa Rosa de Serjali, em Ucayali (sudeste), também apresentavam mercúrio no organismo.
A presença de mercúrio no sangue pode afetar órgãos vitais, como pulmões e rins. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o elemento está entre os dez mais problemáticos para a saúde.

ESPUMA MÁGICA REMOVE TODOS OS PELOS EM UM ENXÁGUE

O produto é mais forte que os cremes depilatórios já existentes no mercado.
Os marmanjos que são adeptos à depilação, sabem bem que nem sempre remover os pelos do corpo é um processo fácil, ainda mais quando se tem muito pelo.
Porém, uma potente espuma pode transformar esse processo na atividade mais simples do mundo.
A empresa japonesa Yanagiya lançou uma espuma que remove os pelos das pernas e braços. A utilização é bem fácil, basta agitar, aplicar a espuma no lugar desejado e esperar cerca de 10 minutos, então enxaguar e ver seus pelos caindo como mágica. Por último, é necessário passar creme hidratante no local aplicado.
É muito parecido com os cremes depilatórios que existem aqui no Brasil, só que muito mais poderoso e simples de usar. É tão forte que, apesar de ser considerado seguro, alguns usuários relataram queimaduras leves ao utilizar a espuma. A fabricante até indica que antes da aplicação não ocorra o uso de nenhuma loção alcalina, e não seja usada em casos de irritação de pele.
No Brasil, os marmanjos costumam depilar mais o peitoral, porém, a empresa afirma que o uso do produto deve ser nos braços e pernas. A Yanagiya ainda não vende seus produtos por aqui.
VEJA VÍDEO:

PROJETO SALVAR E ESCOLA TÉCNICA EM ENFERMAGEM PROFESSOR JOÃO GABRIEL DE VASCONCELOS CONCLUEM 1º EDIÇÃO DO CURSO DE SOCORRISTA EM APH EM TABIRA

Foi realizado com sucesso total na cidade de Tabira-Pe a primeira edição do curso de socorrista em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) oferecido pelo Projeto Salvar e Escola Tec Professor João Gabriel de Vasconcelos , tivemos na abertura do curso como palestrante o Médico Dr Jamerson Amaral regulador e assistencial do SAMU entre outros membros das equipes de RESGATE e SAMU, Enfermeiros , Tec Enfermagem, Bombeiros Civis . O curso destina-se a habilitar o profissional a prestar suporte às vítimas de trauma e outras emergências em saúde, auxiliando as equipes especializadas de socorro no ambiente pré-hospitalar móvel.

Ao todo foram 60 horas aula distribuídas em atividades teóricas, práticas e exercícios simulados, ministradas instrutores, monitores especializados. Durante todo curso foram abordados assuntos sobre o atendimento a pacientes vítimas de trauma, animais peçonhentos, salvamento e resgate em acidentes de trânsito; salvamento aquático, salvamento e resgate em operações, além de conceitos, terminologias, papéis e objetivos das equipes do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) – tipos de ambulâncias – e das equipes de resgate.

“O treinamento é fundamental porque capacita os profissionais a realizarem um atendimento adequado quando ocorrer um caso concreto”.

‘’Atender a um chamado e poder ajudar não tem preço’’. A frase é clichê , mas o atendimento é pra valer!

Homem não é mais obrigado a dividir bens nem bancar a ex

A notícia de que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que a partilha do patrimônio de casal que vive em união estável não é mais automática e que as partes vão ter de provar que contribuíram com dinheiro ou esforço para a aquisição dos bens vai mexer com a vida de muita gente. Essa mulherada que ainda acha que o que o homem tem de mais sexy é o cartão de crédito, o carro e o apartamento, vai acabar com uma mão na frente e outra atrás.
Se a bonita só entrar com a fachada na união estável, sem comprovar que suou a camisa (e não daquele jeito que vocês estão pensando), não terá direito ao patrimônio erguido só pelo cara. O mesmo, a princípio, deve vale para mulheres bem sucedidas. Caso seja ela a responsável exclusiva pela construção do patrimônio, se o fulano não comprovar que entrou com grana ou com esforço, vai ele para a rua da amargura.
No mínimo, é justo. Para se partilhar um patrimônio de casal que vive em união estável, o ideal é mesmo que cada um prove que contribuiu com dinheiro ou esforço para a aquisição dos bens. Alguém aí pode berrar, dizendo que há muitas mulheres que abandonam a vida profissional para cuidar da família e dos filhos. A Justiça precisa olhar caso a caso, mas se dedicar exclusivamente ao lar não deixa de ser um baita esforço para o enriquecimento mútuo.
Por outro lado, acho que ex-marido pagar pensão à mulher pro resto da vida é uma aberração. O STJ vem, de fato, entendendo que a obrigação de pagar pensão alimentícia à ex-cônjuge é medida excepcional. Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, em um um julgamento recente, o STJ decidiu converter a pensão definitiva da mulher, de 55 anos, em transitória. Ela receberá quatro salários por apenas dois anos. Procurada, a assessoria de comunicação do STJ não tinha informações sobre o caso. Rosane Collor também teve de se contentar com uma pensão por apenas três anos paga pelo ex-presidente Fernando Collor.
As mulheres podem e devem bancar seu próprio sustento. No caso de Rosane Collor, ela teve direito a alimentos “compensatórios” por não ter trabalhado para seguir a vida política do ex. Mas até isso foi uma opção de vida dela. Depois não adianta chorar. É uma ótima lição para essa mulherada que quer viver à sombra do marido, achando que é dele a obrigação de bancar a fofa a vida toda.
Agora, é bom que se diga e não custa lembrar: uma coisa é pensão para ex-mulher. Outra, muito diferente, é pensão para filho. Bancar a mulher não deve, mesmo, ser uma função do ex. Mas colaborar com o bem-estar das crianças que teve é, sim, obrigação do pai. Esse monte de homem que casa, faz filho, separa e se faz de morto na hora de pagar pensão para as crianças merece o que a lei destina a eles: cadeia.
R7

Acidente na BR-232, em Serra Talhada, deixa feridos vários evangélicos que seguiam para Mirandiba

http://www.naynneto.com.br/wp-content/uploads/2016/05/63f729ab-0983-4957-8d92-8613dfca1d5e-620x349.jpg
Um acidente envolvendo três veículos, Na BR-232, na subida, próximo ao Restaurante do Coringa, na cidade de Serra Talhada, Sertão do Pajeú deixou vários feridos no final da tarde deste sábado (21), por volta das 17h20.
Segundo testemunhas ao portal Nayn Netto, uma Nissan Frontier, em alta velocidade, ao tentar realizar uma ultrapassagem na subida (local proibido) bateu na traseira de um Fiat Uno, o qual foi encaixotado e bateu na traseira de uma Saveiro, logo à sua frente. No acidente, uma mulher e dois jovens, ocupantes do Fiat Uno saíram com ferimentos leves e foram socorridos ao Hospital Regional de Serra Talhada (HOSPAM).
O condutor da Nissan Frontier, causador do acidente, não sofreu lesões, apenas danos no veículo. O condutor da Saveiro, também não ficou ferido. As vítimas do Fiat Uno, conduzido por um pastor evangélico, tendo como passageiros, sua esposa e filhos, seguiam em um comboio da Igreja Assembléia de Deus, do distrito de São Caetano, município de Betânia-PE, com destino à cidade de Mirandiba-PE, onde participariam de um congresso religioso. (Blog do Luiz Carlos)

Apresentadora Ana Hickmann é alvo de atentado em Belo Horizonte: atirador morre no hotel

Na tarde deste sábado, a concunhada e assessora da apresentadora Ana Hickmann foi vítima de disparos por arma de fogo no Hotel Caesar Business, no bairro Belvedere, região Sul de Belo Horizonte. A mulher, identificada como Andrea, foi levada para o hospital Biocor e está sendo submetida a uma cirurgia.
Apesar de ainda não ter feito pronunciamento oficial, a Polícia Militar confirmou que o alvo dos disparos era a apresentadora. O sócio de Ana, Gustavo Henrique, conteve o atirador e o baleou. O atirador morreu no hotel.
Segundo informações iniciais do boletim da Polícia Militar um homem armado abordou o sócio da apresentadora se dizendo amante de Ana Hickmann e o obrigou a levá-lo até o apartamento da apresentadora.
Quando estava com Ana sob a mira de sua arma, o desconhecido passou a ofendê-la e ameaçá-la, obrigando-a juntamente com o sócio e a assessora a se assentarem em uma cama de costas para ele. Gustavo entrou em luta corporal com o atirador que atingiu a assessora de Hickmann, com dois tiros. Gustavo desarmou o atirador e o acertou com três tiros na cabeça.
Ana Hickmann iria participar de lançamento de coleção autoral de roupas na tarde desse sábado, em Belo Horizonte.

CBN mostra em vídeo que em 10 anos o dinheiro dará lugar ao microchip

Em vídeo, homem diz que, em cerca de 10 anos provavelmente será anormal levar dinheiro em sua carteira. Acha isso assustador?
''Eu abandonei a minha carteira e terminou com um chip implantado na minha mão'', disse outro homem.
Outra internauta disse em Inglês; ''This is part of the new world order'' (Isso faz parte da nova ordem mundial).
Veja o que a Bíblia diz referindo-se ao ''vindouro mecanismo de compra e venda'' que será caracterizado como ''A marca da besta'';
E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas,
Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. (Apocalipse 13:16,17)
Veja o vídeo que foi postado na página oficial da CBN;

Temer confirma afastamento de Jucá

Sem comentar gravação sobre Lava Jato, presidente interino diz que conta que Jucá "continuará auxiliando o governo no Congresso de forma decisiva"
O presidente da República em exercício, Michel Temer, e o Ministro do Planejamento, Romero Jucá, no gabinete da presidência do Senado Federal, em Brasília (DF) - 23/05/2016(Pedro Ladeira/Folhapress)
O presidente interino Michel Temer (PMDB) confirmou na noite desta segunda-feira o afastamento de Romero Jucá do cargo de ministro do Planejamento. Jucá foi flagrado em uma gravação conversando com o ex-dirigente da Transpetro Sergio Machado sobre um pacto para barrar a Operação Lava Jato. Em nota, Temer afirmou que Juca vai continuar colaborando com o governo federal "de forma decisiva".
"Registro o trabalho competente e a dedicação do ministro Jucá no correto diagnóstico de nossa crise financeira e na excepcional formulação de medidas a serem apresentadas, brevemente, para a correção do déficit fiscal e da retomada do crescimento da economia", diz a nota assinada por Temer.
O presidente interino não comentou a gravação. Pouco antes de Jucá falar em uma "licença", Temer afirmou que "buscaria rapidamente a melhor solução para todos".
Jucá será exonerado do cargo de ministro e deve reassumir nesta terça o mandato no Senado, onde, segundo disse, fará um embate político com o PT, oposição a Temer, no exercício da presidência nacional do PMDB.
Leia a íntegra da nota de Temer:
O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Romero Jucá, solicitou hoje afastamento de seu cargo, até que sejam esclarecidas as informações divulgadas pela imprensa. Registro o trabalho competente e a dedicação do ministro Jucá no correto diagnóstico de nossa crise financeira e na excepcional formulação de medidas a serem apresentadas, brevemente, para a correção do déficit fiscal e da retomada do crescimento da economia. Conto que Jucá continuará, neste período, auxiliando o Governo Federal no Congresso de forma decisiva, com sua imensa capacidade política.

Envenenamento em massa de cachorros choca a população de Brejinho

Brejinho, município de 9 mil habitantes a 430 km de Recife, é uma pacata cidade do interior de Pernambuco. Nesse último final de semana,mais precisamente na madrugada desse sábado(22), foi registrada apenas nesta noite mais de uma dezena de envenenamento de CÃES ,cerca de 12 animais foram mortos.
Armadilhas feitas com pedaços de carne e veneno foram espalhadas pelas ruas, resultando na morte dos animais de estimação.
“Os bichos que comiam a carne envenenada começavam a agonizar e morriam rapidamente. A cidade amanheceu um caos, com uma dezena de corpos espalhados pelas ruas”.Pontuou uma moradora.
Parte dos bichos que morreram eram de estimação e moravam nas casas de famílias da cidade. Foi o caso do cachorro Pretinho, que vivia com a dona, e como em toda cidade do interior os cães e gatos são de moradores ,mas vivem na calçada da casa.
O assassinato em massa deverá ser investigado pela Polícia Civil. O Ministério Público Estadual deve instaurar um inquérito civil e um criminal para investigar o caso.
Casos de maus-tratos a animais podem render até um ano de prisão e multa.Se alguém souber de alguma pista sobre a morte dos Cães ligar para o celular da Viatura de plantão em Brejinho 9.8873-7427.
Marcello Patriota

Vendedor patoense morre com suspeita de H1N1 no Hospital Regional de Patos

Um vendedor da cidade de Patos morreu na tarde desta sexta-feira, (20), no Hospital Regional com suspeita da gripe H1N1. 
Fábio Bezerra, de 41 anos de idade, deu entrada na última quinta-feira no HRP, apresentando uma tosse seca, febre e se queixando de uma dor no joelho. 
Segundo o médico Kezio Lacerda, o quadro evoluiu rapidamente e o paciente apresentou um quadro de insuficiência respiratória aguda, não resistiu e morreu na tarde desta sexta. 
Ainda de acordo com o médico, existe a suspeita da gripe H1N1. O laudo com o resultado dos exames que vai confirmar ou não a doença, deve ficar pronto em até 30 dias. Fábio residia próximo à garagem da empresa Gontijo, no bairro São Sebastião. 
maispatos.com

Fim dos tempos: Sem roupa, forrozeiros participam do 1º Forró Nu do Nordeste

http://jarutopfestas.com.br/wp-content/uploads/2016/05/Capturar-3.jpg
O forró proporciona um jeito bem gostoso de dançar. Juntinhos ou com coreografias que deixam qualquer um com a boca aberta, os casais entram no clima de São João e se divertem durante as festas juninas, que fazem parte da cultura nordestina. É algo comum e que todos os anos atrai milhões de admiradores. Mas o que muitos forrozeiros não viram, mas agora terão a oportunidade de participar, é um evento que promete agitar o interior da Bahia. No Litoral Norte, a praia naturista de Massarandupió receberá, no dia 11 de junho, a primeira edição do “Forró Nu”. 
Colocando a prática naturista em conjunto com o festejo junino, o evento prega bastante respeito entre os participantes e promete muita alegria. De início, a festa seria reservada apenas para 30 casais, porém, a divulgação do “Forró Nu” chegou a várias pessoas do Brasil e agora o organizador do evento não consegue calcular quantos forrozeiros marcarão presença para dançar e curtir sem parar. 
“Foi inesperado. Ficamos admirados pelo interesse das pessoas. É um evento que relaciona a prática do naturismo com a cultura nordestina. Estamos tentando melhorar o nosso espaço para receber quem vier para cá”, conta o organizador da festa, Davi Andrade. O rapaz, que também é praticante do naturismo e morador de Massarandupió há dez anos, revelou que a divulgação para os seus clientes acabou vazando para outras pessoas pelo WhatsApp. Daí por diante, interessados de várias partes do País entraram em contato para saber mais informações sobre a festa. 
O “Forró Nu” será realizado no Espaço Liberdade, restaurante do Davi localizado cerca de um quilômetro da praia. De acordo com ele, o local é familiar e sempre recebe casais naturistas, respeitando as regras do universo nu. Por exemplo, espaços naturistas não permitem sexo e nem gestos obscenos. “Espero que o evento seja muito bom. Vai dar tudo certo! Quem pratica o naturismo sente uma coisa tão boa que é difícil de explicar”, complementa o organizador da festa. 
Não existe venda antecipada de ingressos. Segundo Davi, quem chegar à festa basta pagar R$ 50 por casal. Apesar do nome “Forró Nu”, o restaurante também permite que pessoas vestidas aproveitem o evento, desde que respeitem quem estiver despido. Interessados em saber o horário da festa e mais detalhes sobre a ação podem entrar em contato com o telefone (71) 996856565. 
Alerta – Como o naturismo reforça o respeito aos participantes e combate atos obscenos, quem tiver ereção ou apresentar outra atitude desrespeitosa não ficará no evento. De acordo com a organização da festa, a pessoa em questão será convidada para se retirar do Espaço Liberdade. 
Tribuna da Bahia

Gravações revelam perseguição de óvnis pela Aeronáutica no Brasil

Em 1986, o Fantástico revelou que 21 objetos voadores não identificados foram vistos nos céus do Brasil. Trinta anos depois, conseguimos gravações originais inéditas entre pilotos e controladores de voo.

Em 1986, o Fantástico revelou que 21 objetos voadores não-identificados foram vistos nos céus do Brasil. Caças da Aeronáutica tentaram perseguir os óvnis, sem sucesso. Trinta anos depois, conseguimos as gravações originais e inéditas entre pilotos e controladores de voo. Os diálogos são impressionantes. O que tem de verdade nessa história? Veja o vídeo em matéria do Fantástico.

Crise econômica aumenta criminalidade em Pernambuco

A crise econômica que castiga o Brasil desde o final de 2014 tem reflexos diretos no combate à criminalidade em Pernambuco. A análise é do JC On Line em reportagem especial deste domingo.
A comparação entre as curvas do Produto Interno Bruto (PIB) e dos dois principais indicadores de violência do Estado, homicídios e crimes contra o patrimônio (roubos, furtos, sequestros, entre outros) mostra que a escassez de recursos na máquina pública turbina as estatísticas negativas.
Apenas nos primeiros quatro meses de 2016, os crimes contra o patrimônio tiveram aumento de 37%, e os homicídios, de 8%. O Estado fechou 2015 com uma inédita retração de 3,5% na economia.
Nem sempre foi assim. A primeira redução significativa de homicídios em Pernambuco aconteceu em 2010, quando foram registrados 13,6% menos assassinatos. O momento financeiro do Estado, naquele ano: crescimento de 7,7% acima da média nacional, que foi 7,5%.
Nos anos seguintes, a economia continuou crescendo, mas em níveis cada vez mais modestos. Em 2013, o Pacto pela Vida alcançou seu melhor desempenho: 3.102 homicídios (foram 4.591 em 2007, quando o programa foi criado). Os crimes contra o patrimônio tiveram redução de 7,6% naquele ano.
Em 2014, teve início a virada negativa. O então governador Eduardo Campos saiu do comando do Estado para se candidatar à presidência, deixando em seu lugar o vice, João Lyra Neto. Preterido na escolha para ser o candidato à sucessão de Campos, Lyra governou com o freio de mão puxado. O Estado ainda cresceu tímidos 2% naquele ano, mas os reflexos do início da crise já deram as caras: os crimes contra o patrimônio tiveram aumento de 24%, e os homicídios, de 11%.
Paulo Câmara assumiu um Estado já assombrado pela crise econômica, o que fez com que atravessasse 2015 com sérios problemas na área de segurança. Foram rebeliões em presídios, ameaças de greves e trocas de gestores nas Polícias Civil e Militar. Resultado: aumento de 13% nos homicídios e 30% nos crimes contra o patrimônio.
Os pequenos roubos e furtos pipocaram em 2016. Segundo o titular da pasta, Alessandro Carvalho, 75% desses delitos são praticados contra pedestres, com frequência para subtrair celulares e cordões. Crimes democraticamente distribuídos entre o calçadão da Praia de Boa Viagem e as áreas mais decadentes do Centro do Recife, passando pelos bairros de classe média e periferias da Zona Norte.
Cada vez com menos recursos, as forças de segurança enfrentam problemas no combate ao crime. Um policial militar, que pediu para não ser identificado, resume como a delicada situação do Estado tira o fôlego da corporação nas ruas. “A cota de combustível diminuiu para R$ 150 por dia. Há dois anos, a gente enchia o tanque. Ou seja, estamos patrulhando menos”, afirma o soldado. Segundo ele, a situação financeira faz com que 90% da tropa recorra ao Programa de Jornada Extra de Segurança (Pjes). “Isso tem um custo: um policial cansado nunca vai patrulhar com a mesma eficiência.”
Para o economista Jorge Jatobá, crises financeiras podem criar ambientes propícios para a criminalidade, mas ele defende que não há uma relação tão fatalista de causa e efeito entre as duas coisas. “Situações adversas do ponto de vista econômico aumentam o caldo de cultura que pode levar a população à convivência com delitos, mas é preciso ter cuidado para que não se criminalize os mais pobres”, afirma.

Após criar moeda própria, cidade do Piauí não registra assalto há um ano!

A cidade piauiense de São João do Arraial, com apenas 7.337 e que fica localizada a 253 km de Teresina, não registra homicídio e assaltos há pelos menos um ano, mesmo com o efetivo policial sendo de apenas três homens. Segundo a polícia, o motivo da calmaria seria a criação da própria moeda que movimenta a economia da cidade, o "cocal". 
A vida no pequeno município é bem diferente da maioria das cidades. A tranquilidade que é motivo de orgulho para os moradores. “Me sinto segura, a gente anda a noite, anda de bicicleta na rua e é bom demais”, disse a aposentada Cesarina Borges. 
A dona de casa Francisca das Chagas Mesquita garantiu que não tem preocupação com a violência que atinge outras cidades. “Ainda não tem essas violências que não dê de dormir com a porta aberta, não”, afirmou. 
O cocal é uma moeda que só circula no município. Com esse dinheiro as pessoas pagam conta, recebem salário, bolsa família e até fazem empréstimos. “Uma moeda segura, porque, inclusive, ela é aprovada pelo banco central e para cada cocal circulando em nosso município nós temos um real no banco dos cocais”, relatou João Alves da Cruz, controlador do município. 

Cocal 
A moeda tem o mesmo valor do real, mas com maior poder de compra graças aos descontos oferecidos em todos os estabelecimentos comerciais do município. Se um produto custa R$ 10, pagando com a moeda social, custará C$ 9. O desconto é possível porque, para cada cocal emitido, há um lastro de um real garantido pela organização financeira comunitária. 
As cédulas são estampadas com ícones da cultura e economia local, além possuir um selo que dificulta a sua falsificação. De acordo com o coordenador Mauro Rodrigues, o banco tem o custo de R$ 0,15 por moeda fabricada, além de arcar com o transporte desde Fortaleza, onde está a gráfica de confiança do Instituto Palmas, gestor e certificador de bancos comunitários no Brasil, e responsável pela impressão das notas. 
Do G1

IBGE confirma publicação de editais de concurso para junho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou para o próximo mês a publicação dos dois editais dos concursos para 7.825 vagas temporárias, visando às pesquisas econômicas e sociais. As oportunidades serão para os níveis Médio e Superior, com remunerações que variam de R$1.408 a R$5.058. Destas vagas, 7.500 são para agente de pesquisa e mapeamento, 300 para agente de pesquisa por telefone e 25 para supervisor de pesquisas. A organização do processo seletivo simplificado será feita pela Cesgranrio.
Com a confirmação do mês, os candidatos já podem focar ainda mais para o certame, ainda sem data definida. De acordo com Rachel Almeida, especialista do site Concurso Virtual, o candidato não deve deixar para estudar em cima da data da prova.
“O concurseiro que inicia os estudos antes fica alguns passos à frente daquele que espera o edital. A preparação para este concurso deve ser feita da mesma forma que uma seleção para vagas fixas, pois a concorrência é a mesma e esta é uma boa oportunidade que possui salários atrativos”, diz.
A especialista orienta ao concurseiro a organizar as matérias de acordo os temas. “O ideal é fazer uma grade de planejamento com elas e ir ajustando de acordo com a necessidade dos estudos”, afirma. (Via: waldineypassos)

Inscrições para concurso da Compesa começam nesta segunda-feira

Começam nesta segunda-feira dia (23) as inscrições para o concurso público da Companhia Pernambucano de Saneamento (Compesa). São oferecidas 65 vagas para os níveis técnico e superior com salários que variam de R$ 1.844,51 a R$ 7.480.
As inscrições para o concurso da Compesa vão até o dia 16 de junho com vagas para todo o Estado. As inscrições custam R$ 85 para o cargo de analista de saneamento, R$ 70 para o de analista de gestão e R$ 60 para o assistente de saneamento de gestão.
As provas vão ser realizadas no dia 17 de julho. Os aprovados no concurso da Compesa devem ser chamados a partir de setembro. As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas.
VAGAS: Ao todo são 65 vagas, das quais 24 destinadas a cargos com nível superior. Os candidatos devem ter formação em geologia, química e engenharias ambiental, florestal, de produção, mecânica e de telecomunicações.
O analista de saneamento terá vencimentos inicial de R$ 7.480, já o analista de gestão pouco mais de R$ 5.300. Podem concorrer os administradores, advogados, biólogos, contadores, economistas e médicos do trabalho.
As 41 vagas de assistente de saneamento e gestão são para profissionais de tecnologia da informação, técnicos em segurança do trabalho, eletrônica, eletrotécnica, química e saneamento. O salário inicial é de R$ 1.840.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS