II Educação na Rua: Município de Iguaracy vivenciou a culminância do projeto “Minha Escola Lê”, com polos na sede e em Jabitacá.


II Educação na Rua: Município de Iguaracy vivenciou a culminância do projeto “Minha Escola Lê”, com polos na sede e em Jabitacá.

O Governo Municipal de Iguaracy, através da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria de Cultura, realizou no município a culminância do Projeto Educação na Rua com o Tema: “Minha Escola Lê”, que foi vivenciado pelas escolas das redes municipal e estadual de educação.
A Educação na Rua é um projeto institucional da Secretaria Municipal de Educação que tem por objetivo transcender as paredes da escola trazendo para a rua os trabalhos realizados no âmbito escolar, divulgando as práticas pedagógicas vivenciadas por gestores, professores, alunos e todos que fazem parte do contexto escolar.
No primeiro semestre, a educação na rua vivenciou os conteúdos da área de ciências humanas e da natureza, com o tema CAATINGA: EMOLDURADA NUM CENÁRIO DE RIQUEZA, FORÇA, VIVACIDADE E BELEZA (VEJA AQUI). E, neste segundo semestre, contemplou a área de linguagem com o tema: MINHA ESCOLA LÊ.
A Secretária de Educação, Rita de Cássia, disse que o projeto teve por princípios integrar ações pedagógicas junto às escolas das redes municipal e estadual, no sentido de promover atividades no campo literário, bem como as plurissignificações da arte local e regional. Já o Prefeito Zeinha, que tem dado todo o apoio e suporte com infraestrutura e logística para que o evento acontecesse, disse que investir na educação é investir no futuro das crianças e isso o poder executivo tem procurado fazer com toda a dedicação e carinho.
O projeto que teve o apoio da Secretaria de Cultura, na pessoa de Edjanilson Rodrigues, foi divido em dois polos de apresentações que ocorreu em Jabitacá e em Iguaracy. Veja o que cada escola do município preparou para o momento:
Dia 05 de outubro de 2017 - Quadra Esportiva de Jabitacá
- A Escola Professora Judite Bezerra da Silva de Jabitacá, veio com o tema: “Encontro com a Poesia: o regate da identidade de um povo” e trouxe para o público as seguintes apresentações: Declamação de Poesias, Roda Literária, Recital, Teatro Cantado, Apresentação dos Poetas da Terra e Dramatizações.
- A Escola Municipal São Vicente da Caatingueira veio com o tema: “O mundo da Poesia tem Literatura de cordel, Poemas e Canções, preenchendo o nosso dia a dia” e trouxe para o público as seguintes apresentações: Recital com Literatura de Cordel, Poemas “As borboletas”, Matuto no Fitibó e Álbum Seriado.
- A Escola Daniel Gomes dos Santos do Sítio Caroá veio com o tema: “Poesia em Verso e Prosa”, e trouxe para o público as seguintes apresentações: A Casa de Vinícius de Moraes Cantada e Dramatizada.
- A Escola Manoel Cesário de Oliveira do Sítio Monte Alegre, trouxe para o público as seguintes apresentações: Recitação Dramatizada da Poesia “Leilão de Jardim”, Joaninha Diferente e Um Varal de Cordel.
- A Escola Municipal Santa Isabel do Picos, veio com tema: “Alfabetizando com Vinicius de Moraes e Literatura em Minha Escola” e trouxe para o público as seguintes apresentações: Poema de Cecília Meireles dramatizado “tanta tinta” e Roda de Poesia.
- A Creche José Torres Lopes de Jabitacá veio com o tema: “Encontro com a Poesia: O Resgate da Identidade de um Povo”, e trouxe para o público as seguintes Atividades Culturais: Declamação com os Poetas Francisco Quirino Filho (Iguaracy), Severino José e Roberto Catuaba (Jabitacá).
Veja fotos do evento em Jabitacá:
Sexta-feira: 06 de outubro de 2017 na Praça Antônio Rabelo em Iguaracy
- O Grupo Escolar Nações Unidas do Bairro Santa Ana, veio com o tema: “Um Conto em Poesia”, e trouxe para o público a seguinte apresentação: Dramatizações.
- A Escola José Luiz de França do Sítio Lagoa Nova, veio com o tema: “Poesias”, e trouxe para o público a seguinte apresentação: Declamação de Poesias.
- A Escola Mestre Antônio Felipe do Sitio Queimadas, veio com o tema: “Poemas” e trouxe para o público as seguintes apresentações: Teatro Cantado, Declamação de Poemas, Leitura: A Bailarina, Chico Bolacha e Dramatizações: A Borboletinha.
- A Escola José Virgíneo Nunes de Irajaí, veio com o tema: “O Fantástico Mundo da Leitura” e trouxe para o público as seguintes apresentações: Música - Aquarela e Exposição de Livros.
- A Escola Dr. Diomedes Gomes Lopes de Iguaracy, veio com o tema: “Uma Tenda Literária”, e trouxe para o público as seguintes apresentações: Dramatização e Recital de Poesia.
- A Escola Elpídio Leandro da Silva do Sítio Juá, veio com o tema: “O Gosto de Ouvir, Cantar e Recontar Histórias”, e trouxe para o público as seguintes apresentações: Contação de Histórias: João e Maria, Leilão de Jardim e Um Repente.
- A Escola José Alves Torres do Sítio Saco dos Bois, veio como o tema: “Viajando na Magia da Leitura e da Escrita”, e trouxe para o público as seguintes apresentações: Personagens do Conto Branca de Neve e Cinderela; Jogos Relacionados ao tema (02 a 03 anos); Varal de Poesia, Recitação de Poesia e Avental Gato Xadrez.
- A EREM Professora Rosete Bezerra de Souza de Iguaracy, veio com o tema: “Café Literário”, e trouxe para o público as seguintes Atividades Culturais: Declamação com os Poetas Francisco Quirino Filho (Iguaracy), Francisca Araújo (Irajaí ) e Roberto Catuaba (Jabitacá) e também a Apresentação Teatral: Cia Art. Fulô de Mandacaru (Ingazeira).
Veja fotos do evento em Iguaracy:
Durante o evento que contou com a participação de várias pessoas, foram apresentadas modalidades de leitura, interpretação, produção e escrita, teatro, música, e oficinas de contação de histórias no tocante a cada ciclo de aprendizagem, voltado para o dinamismo, e a inclusão dos educandos com a comunidade local.
A rede de ensino, com a coordenação da Secretaria de Educação do município, utilizou-se de uma perspectiva transversal e multidisciplinar, promovendo a ludicidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a permitir que, através da leitura os educandos possam participar ativamente da vida social, alargando sua visão de mundo na perspectiva crítico reflexiva, depreendendo de uma maior compreensão de si mesmo e do mundo que o cerca, fomentado pelas diversas práticas de leitura e escrita.
A Educação de Iguaracy hoje realmente vivencia “um novo tempo e uma nova história”. Antes nunca se viu tamanha interação entre as escolas do município, alunos, educadores e comunidade. Governo Municipal fazendo a diferença também na Educação. Parabéns ao prefeito Zeinha, a Secretária Rita de Cássia, diretores, professores, alunos e todos os envolvidos neste brilhante projeto.
Assessoria de Comunicação - Governo de Iguaracy/PE

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS