Mostrando postagens de Junho 26, 2017Mostrar tudo

Resgatando a tradição: Samba de Coco “Grupo Romão Alexandrino” volta a se apresentar nas festividades do São João do Gonzagão em Iguaracy.

Durante as festividades do São João do Gonzagão 2017 em Iguaracy, aconteceram varias apresentações culturais em seu polo que fica localizado na Praça Antônio Rabêlo no centro da cidade. Uma das apresentações mais aguardadas com certeza foi a do Samba de Coco que depois de anos sem atividades, o governo municipal conseguiu trazer de volta para o pátio de apresentações, resgatando assim uma importante tradição que vinha esquecida.
A meta agora é trazer o bacamarte no ano que vem, diz organizadores.
A nossa reportagem esteve conversando com o Senhor Zé Nogueira e o Adelmo Jerônimo que são dois dos fundadores do Samba de Coco e Bacamarteiros da cidade.
Inicialmente, Zé Nogueira falou que a Associação dos Coquistas de Iguaracy, o “Grupo Romão Alexandrino”, tem esse nome em homenagem a um dos fundadores, já falecido, que juntamente com ele, Adelmo e o Inácio Jerônimo, entre outros, ajudaram a fundar o Samba de Coco. Zé Nogueira disse que o grupo a principio era mais coquista, mas os bacamarteiros vieram logo em seguida ficando como valorosos soldados do grupo de samba de coco.
Artistas do Samba de Coco com o Prefeito Zeinha e o Secretário Marquinhos
que é filho de um dos fundadores da arte em Iguaracy, o Inácio Jerônimo.
Zé Nogueira disse que Iguaracy estava de parabéns juntamente com toda a equipe do Samba de Coco, “foram 12 anos de prisão em um sistema que talvez não gostasse de nossa cultura, mas agora, recebemos o convite do prefeito Zeinha, do secretário de cultura e do povo de Iguaracy, porque esta cultura nunca morreu, estava encravada na memória de nosso povo, e hoje, nós voltamos e viemos para ficar”. Zé Nogueira disse ainda que trazer o Samba de Coco de volta para o São João do Gonzagão foi apenas uma vitória, e que a meta agora era trabalhar com o apoio do prefeito Zeinha para também trazer os bacamarteiros, “porque nós não somos apenas samba de coco, somos também bacamarteiros, então vamos fazer o possível para que o ano que vem o grupo esteja completo”, disse Zé Nogueira que também já foi vereador na cidade.
Mestre Zé Nogueira puxa o Samba de Coco com diferentes canções e letras 
marcantes que enaltecem a cultura e a tradição nordestina, atrás dele seguem os 
irmãos Inácio e Adelmo Jerônimo.
Adelmo Jerônimo disse que para ele era um prazer estar de volta a Iguaracy para dançar o samba de coco e reviver com seus amigos uma tradição tão importante na cidade e que por um momento ficou esquecida. Disse que apesar de atualmente estar morando na cidade de Gravatá, a cidade de Iguaracy está eternizada para sempre em seu coração.
João Sibiu, o mais idoso do grupo, mostra em seus passos a importância de se
preservar esta cultura para que outras gerações também conheçam
Adelmo também é um dos representantes da cultura do bacamarte e do samba de coco em Gravatá, disse que o grupo de sua cidade é muito grande e também muito valorizado pelo governo municipal, disse que durante o ano são muitas as apresentações aos quais são convidados.
Repassando a cultura para as novas gerações com a participação de crianças
Adelmo confessou que para poder prestigiar o samba de coco de Iguaracy, teve que deixar de lado em Gravatá umas das maiores apresentações que fazem nesta época, disse que seu grupo iria sair de trio elétrico atirando de bacamarte, mas que deixou tudo de lado quando soube da volta do samba de coco em Iguaracy, “eu não poderia deixar de prestigiar o resgate cultural de algo tão importante para mim e para o município” disse.
 
Finalizando a conversa que tivemos com dois dos principais fundadores do Samba de Coco e do Bacamarte na cidade, o Senhor Zé Nogueira falando novamente com o nosso blog disse que a maioria dos integrantes mais antigos foram embora para outras cidades, a exemplo do Adelmo Jerônimo, mas que o Grupo Romão Alexandrino iria formar uma nova equipe para voltar ao esplendor de antigamente, disse ter ficado muito emocionado quando viu crianças participando e dançando samba de coco junto com eles, enalteceu ainda a participação do Grupo dos Quilombolas das Queimadas, onde após se apresentarem, convidaram o samba de coco de Iguaracy para dançarem junto com eles, disse que foi um momento que nenhum deles jamais irão esquecer, “hoje temos o retrato de Iguaracy no coração da gente, e o povo de Iguaracy tem o retrato da gente no coração deles, e isso envaidece a gente” finalizou.
ASCOM - Governo de Iguaracy/PE
Para ver e compartilhar estas e outras fotos, CLIQUE AQUI para acessar o álbum da matéria em nossa página no Facebook

Prefeito Zeinha esteve participando da celebração que marcou os 300 anos da 1ª missa na Ingazeira e 25 de sacerdócio do Padre Luizinho

A cidade de Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, celebrou neste sábado (24) os 300 anos da primeira missa em suas terras e 25 anos de ordenação sacerdotal do Padre Luiz Marque Ferreira, Padre Luizinho e quem esteve participando do evento foi o prefeito de Iguaracy, José Torres Lopes Filho, juntamente com a sua esposa Mary Delanea que é Gerente Regional de saúde.
Centenas de pessoas participaram da celebração comemorativa, e em sua fala antes da bênção final, o padre Luizinho agradeceu a todos os movimentos e pessoas que contribuíram com sua formação pastoral. Fez uma menção especial aos artistas da região, que ajudaram a construir dia identidade cultural.
A programação foi aberta com a inauguração do monumento aos 300 anos da primeira Missa na Terra Mãe do Pajeú. A solenidade foi conduzida pelo Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol. Houve benção solene e apresentação com crianças do município que cantaram o hino do município.
Não faltou uma representação dos índios cariris, primeiros habitantes da região e dos franciscanos, referência ao primeiro padre que celebrou sob um pé de Baraúna em 1717.
Ainda houve o plantio de mudas de árvores nativas da região, reforçando o discurso ambiental encampado pelo grupo Fé e Política Dom Francisco. Houve show cultural com vários artistas, dentre eles, Rafael Moura, Fernando Marques e Vozes do Forró, Galego do Pajeú, Lindomar Souza, Lostiba e Val Patriota, Rosário em Quarteto com Pe. Luizinho, Filarmônica Santo Antonio, Chico Arruda e Margareth, repentistas, cantadores e declamadores. (Fotos Marcelo Patriota e Júnior Finfa)

Morte de Taxista não teve relação com tragédia que matou cinco jovens em Tuparetama

Por Anchieta Santos
Repercutiu na imprensa da região a notícia de que chocado com a tragédia que matou cinco jovens na madrugada da sexta-feira em Tuparetama, o senhor Severino Taxista teria infartado e morrido depois de visitar o velório das vítimas.
Ontem a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta manteve contato com o repórter Alicson Pereira e este esteve com os funcionários do Hospital que esclareceram o que houve.
O senhor Severino Taxista sentiu dores e foi levado pelo genro para o Hospital onde deu entrada no horário de 1h45 da madrugada. O acidente aconteceu ás 3h50 e por volta das 4hs as vítimas foram socorridas para a unidade hospitalar. Assim não existe relação entre as mortes.
A única vítima que escapou do acidente Damiana Micheli Barbosa Pereira, 23 anos, segue internada no Recife. Micheli se submeteu as cirurgias vascular e ortopédica. O traumatismo ainda preocupa os médicos.
No acidente onde um Fiat Uno se chocou com um Ônibus estacionado na Av. Carlos Caribé de Tuparetama, morreram Gabriel Araújo Pianco, de 21 anos, Guilherme Araújo Pianco, de 18 anos, Maurício André Viana de Menezes, de 20 anos e Kaíque José de Souza Marques dos Santos, 16 anos todos de Tuparetama, e Anderson Viana Araújo Pereira de Lima, de 23 anos de São Jose do Egito. Os corpos foram sepultados no final de semana.

Ex-gay, pastor defende que é possível abandonar a homossexualidade

Darryl Foster diz que sua vida é um exemplo disso
Darryl Foster é o fundador e líder do ministério cristão Witness Freedom [Testemunho de Liberdade], voltado para alcançar homens e mulheres que lutam contra a atração por pessoas do mesmo sexo.
Vindo de uma família pentecostal, que vivia no interior do Texas, ele frequentava a igreja e conhecia a Palavra, mas desde muito novo acreditava que algo estava errado em sua vida.
“Eu tinha essa estranha atração por outros meninos”, relata em um vídeo postado no YouTube onde conta seu testemunho de vida. “Intrinsecamente, eu sabia que aquilo era errado, mas não sabia o que fazer”.
Aos 13 anos, Foster foi molestado sexualmente por um rapaz mais velho, que pertencia à sua igreja. A prática se arrastou por anos e aquilo fez com que ele ficasse ainda mais confuso sobre sua identidade sexual. Seguidamente, conta, ele buscava em Deus as respostas que precisava.
“Eu ia muito à igreja”, explica. “Eu jejuava, orava, ia até o altar do templo. Fiz quase tudo o que as pessoas da igreja diziam que iria me deixar bem com Deus”.
Mesmo assim, sentia-se sozinho. Até que um dia decidiu contar à liderança da igreja sobre o abuso sexual. Para sua surpresa, ao invés de receber ajuda, acabou sendo culpado por isso. “Aquilo me despedaçou por dentro”, desabafa Darryl.
A decepção com seus líderes e com a igreja fez com que o jovem decidisse “sair do armário”. “Decidi que não tentaria mais ser o que eu acreditava que Deus queria que eu fosse. Decidi me assumir homossexual”, lembra.
Após se formar no ensino médio, ele viveu intensamente a vida na comunidade gay. Foram 11 anos assim. “Eu só queria me divertir e deixei de lado todas aquelas restrições convencionais”, conta.
Aos poucos, percebeu que mesmo indo a muitas festas e tendo diversos parceiros sexuais, continuava lidando com um grande vazio no coração e convivia com depressão e pensamentos suicidas.
Certo dia, enquanto assistia a um filme sobre Jesus e via o sofrimento dele antes da crucificação, Darryl ouviu Deus falar com ele: “Eu fiz tudo isso só por você”.
Seus olhos encheram de lágrimas. Acreditando que estava ouvindo uma mensagem clara de Jesus, ele tomou uma decisão. “Pedi a Deus que me perdoasse. Eu caí de joelhos diante de Deus e comecei a perguntar como Ele podia continuar me amando mesmo sabendo de tudo o que eu fiz”.
Darryl relata que quando se levantou, após muito tempo em oração, era “um novo homem, uma nova criatura. Todas as coisas antigas passaram e minha vida se fez nova naquele dia”, comemora.
Após anos vivendo na prática da homossexualidade, desde 1992 dedica-se a ajudar outros a abandonar o “estilo de vida gay”. Ele acredita que isso é possível e mostra sua própria vida como exemplo. Com informações CBN

Prouni do 2º semestre tem hoje nova lista de convocados

 
Do G1
O Ministério da Educação vai divulgar nesta segunda-feira (26) a segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2017. Não há um horário definido em edital para que os resultados estejam disponíveis.
Os alunos convocados devem apresentar a documentação nas instituições de ensino a partir desta segunda. Quem não cumprir os prazos, perderá o direito à bolsa.
Nesta edição são oferecidas 147.492 bolsas, sendo 67.603 integrais e 79.889 parciais em instituições particulares de ensino superior. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em conta critérios socioeconômicos da família do estudante.
A lista de convocados na primeira chamada foi divulgada no dia 12 de junho. No ano passado, na edição do meio do ano, foram oferecidas 125.442 bolsas, sendo 57.092 integrais e 68.350 parciais ofertadas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior.
Para disputar uma bolsa parcial ou integral é necessário ter média de 450 pontos de nota mínima no Enem, ter sido aluno de escola pública ou bolsista na particular, e obedecer a alguns critérios socioeconômicos.
A bolsa integral é destinada aos estudantes que possuem renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já o teto da bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade, é de até três salários mínimo.

Presídios em Pernambuco têm quase o triplo da capacidade suportada

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco (Sindasp-PE), João Carvalho, denunciou, na manhã desta sábado (24) superlotação dos presídios na Região Metropolitana do Recife e no interior. Atualmente, unidades contam um total de 29.903 detentos, quase três vezes mais a capacidade permitida, de 10.967.
Em Abreu e Lima, o Cotel soma um total de 3.191 presos, quando a locação comporta apenas 940 vagas, um déficit de 2.251 presos. Ainda que preocupante, o Cotel não é a unidade mais crítica. Na Região Metropolitana do Recife o Presídio de Igarassu soma um total de 3.290 detentos para 426 vagas, o décifit é de 2864.
Nas unidades do interior, a situação mais preocupante é a do Presídio de Limoeiro, com um total de 1.650 presos para 426 vagas, calculando um déficit de 1.224.

IFPE inscreve para processo seletivo de professores em cinco cidades de Pernambuco

Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições para o processo seletivo de contratação de professores substitutos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Há, ao todo, 15 vagas para os campus do Recife, Afogados da Ingazeira, no Sertão, Garanhuns e Pesqueira, no Agreste, além de Ipojuca, na Região Metropolitana. As remunerações variam de R$ 3.117,22 a R$ 5.697,61, a depender da titulação do profissional. Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de julho e o edital do concurso pode ser acessado aqui.
Podem concorrer às vagas candidatos licenciados em biologia, física, filosofia, letras (com habilitação em língua espanhola ou inglesa) e geografia. Há também vagas para os formados em tecnologia em saneamento ambiental, e nas engenharias ambiental, mecânica, mecatrônica, eletrônica, automação e controle, além de medicina, enfermagem, tecnologia em radiologia e odontologia.
As inscrições podem ser feitas presencialmente, nos campus do Recife ou de Pesqueira do IFPE, ou via Correios. Os candidatos precisam apresentar os documentos listados no edital e o comprovante do pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 70.
O processo seletivo é dividido em duas etapas, sendo a primeira delas uma análise classificatória de títulos. Na segunda etapa, os candidatos são submetidos a uma prova de conhecimentos práticos específicos, em que o candidato deve ministrar uma aula para a banca examinadora.
O concurso tem validade de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período de vigência. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Comissão de Vestibulares e Concurso (CVEST) através do e-mail cvest@reitoria.ifpe.edu.br ou do telefone (81) 2125-1724. (G1)

Boletim na íntegra das ocorrências registradas no dia 25 de junho 2017.

(VEÍCULO FURTADO RECUPERADO)
Município : Iguaracy-PE.
Local : Zona Rural, Iguracy-PE.
Data/Hora : 251900JUN2017.
Vítima : A. S. S., 38 anos, casado, agricultor.
Endereço : Zona Rural, Iguaracy-PE.
Resumo : As equipes Malhas da Lei, NIS-I e a guarnição ordinária de Iguaracy, após levantamento diligenciaram no intuito de localizar uma motocicleta Honda CG 125 Today, cor vermelha, a qual havia sido furtada no dia 23/06/2017, conforme registro feito através do Boletim de Ocorrência. Sendo localizada a referida moto com um indivíduo na Zona Rural daquele município. Na ocasião, o imputado ao perceber a presença do policiamento empreendeu fuga pela mata, abandonando o veículo no local. Foram realizadas diligências no intuito de localizar o envolvido, porém não obtiveram êxito. A motocicleta foi recuperada e entregue a na delegacia de Afogados da Ingazeira para adoção das medidas legais cabíveis.
__________________________________________________________________________________
(AGRESSÃO)
Município : Tabira-PE
Local : Trav. Nossa Senhora da Conceição, Centro, Tabira-PE
Data/Hora : 250300JUN2017
Vítima : Não identificada
Imputado-1 : Não identificado
Resumo : A GT foi solicitada via ligação telefônica, pois havia dado entrada no hospital municipal, um homem não identificado, bastante lesionado. O policiamento deslocou-se ao local mencionado e constatou o fato. A vítima encontrava-se inconsciente com lesões na cabeça e devido o seu estado de saúde foi transferido para o Hospital Regional de Afogados da Ingazeira. Segundo relatos da testemunha, o mesmo transitava no local mencionado quando avistou um homem não identificado, chutando a vítima e agredindo-a com um pedaço de telha e socos; bem como durante a agressão proferia as seguintes palavras: "você não é acostumado bater em mulher bata em mim". A testemunha afirmou não conhecer nem vítima e nem acusado. Diante do exposto, a ocorrência foi repassada a DP local para medidas cabíveis.
_________________________________________________________________________________
(ACIDENTE COM LESÃO CORPORAL)
Município : Tabira-PE
Local : Riacho do Gado, Tabira-PE
Data/Hora : 251430JUN2017
Envolvida 01 : J. E. G. S., 31 anos, Amasiada, Desocupada
Endereço : Tabira-PE
Envolvido 02 : A.S. S., 23 anos, Casado, Agricultor
Endereço : Não informado
Resumo : A GT foi informada pelo permanência da 2ª CPM que no endereço mencionado havia ocorrido um acidente de trânsito. O policiamento empenhado, ao chegar no local constatou que o veículo HONDA BIZ 125 ES, cor vermelha, conduzido pela envolvida 01, seguia no mesmo sentido do veículo SHINERAY, cor vermelha, conduzido pelo envolvido 02. Que ao realizar uma ultrapassagem a envolvida 01 atingiu o envolvido 02, quando retornava para a sua mão de direção, vindo a caírem fora da pista de tráfego. A envolvida 01, sofreu lesões no joelho direito e o envolvido 02, lesões no joelho esquerdo e luxação no ombro esquerdo, sendo transferido para o Hospital Regional de Afogados da Ingazeira. Diante do exposto, o veículo 01 foi removido para o pátio da CIRETRAN e o veículo 02 foi apresentado a DP local onde a ocorrência foi registrada para medidas cabíveis.
________________________________________________________________________________
(Apreensão de aparelho celular e entorpecente) 
Município : Tabira-PE
Data/Hora : 251600JUN2017
Imputado-1 : E. P. D., 32 anos, Solteiro, Profissão não informada
Endereço : Cadeia Pública Municipal, S/N, João Cordeiro, Tabira-PE
Resumo : Durante a revista na cadeia pública municipal, um homem não identificado, entregou uma marmita, um colchão e um travesseiro, destinado ao detento em tela. O policiamento ao revistar o material, encontraram dentro do travesseiro, 01 aparelho celular da marca MULTILASER, 01 chip da operadora TIM e aproximadamente 40g de CANNABIS SATIVA(maconha) e 01 pedra de crack. Realizaram diligências no intuito de localizar o suspeito pela entrega, porém não obtiveram êxito. Diante da situação, o detento e o material apreendido foram apresentados a DP local para medidas cabíveis.
__________________________________________________________________________________
(DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA)
Município : Brejinho-PE.
Local : Vila Mariana, Brejinho-PE.
Data/hora : 251830JUN2017
Imputado : V. F. S., 42 anos, casado, pedreiro.
Endereço : Vila Mariana, Brejinho-PE.
Vítima : M. J. S. F., 37 anos, casada, agricultora.
Endereço : Vila Mariana, Brejinho-PE.
Resumo : A GT local foi solicitada pela central de rádio, a qual informou que o imputado havia invadido a residência da sua ex esposa, descumprindo a medida protetiva expedida pela juíza de Direito da vara única da comarca de Itapetim. O policiamento localizou o imputado próximo a residência da vítima, sendo os envolvidos foram conduzidos a DP de São José do Egito, onde a vítima desistiu de representar contra o imputado, sendo o mesmo submetido a um TCO.
________________________________________________________________________________
(FURTO CONTRA ESTABELECIMENTO COMERCIAL/DANO)
Município : Carnaíba-PE
Local : Centro, Carnaíba-PE
Data/Hora : 251700JUN2017
Menor Infrator-1: K. P. C. S., 12 anos, solteiro, estudante
Endereço : Bairro Alto Santa Luzia, Carnaíba-PE
Menor Infrator-2: D. H. G. D., 12 anos, solteiro, estudante
Endereço : Bairro Alto Santa Luzia, Carnaíba-PE
Resumo : A guarnição ordinária foi solicitada a comparecer no endereço supracitado, onde estaria ocorrendo um furto ao “Frigorífico Carnaíba”. Ao chegar o policiamento encontrou os dois menores infratores em cima do telhado do referido estabelecimento, que ao tentarem descer foi danificado duas telhas Brasilit e o menor-01 acabou caindo. Os menores afirmaram que estavam na
companhia de mais 3(três) adolescentes, os quais já haviam evadido-se do local, e que um deles subtraiu uma bolsa branca do frigorífico. A vítima declarou que sentiu falta de aproximadamente 10 (dez) quilos de carne pronta para o consumo. Foram realizadas diligências no intuito de localizar os outros envolvidos, porém sem êxito. A ocorrência foi registrada na delegacia de Afogados da Ingazeira para adoção das medidas legais cabíveis.
_________________________________________________________________________________
(AMEAÇA/VIOLÊNCIA DOMÉSTICA)
Município : Afogados da Ingazeira-PE.
Local : Residencial Miguel Arraes, Afogados da Ingazeira-PE.
Data/Hora : 252330JUN2017
Imputado : J.T. L. S., padeiro, 17 anos, solteiro padeiro.
Endereço : Bairro Padre Pedro Pereira, Afogados da Ingazeira-PE.
Vítima : S. F. R. D., 17 anos, solteira.
Endereço : Residencial Miguel Arraes, Afogados da Ingazeira-PE.
Resumo : A guarnição ordinária foi acionada pela Central do 23ºBPM, para atender uma ocorrência no endereço acima mencionado. Chegando ao local o policiamento foi informado pela vítima e testemunhas, que o infrator estava esperando sua ex-companheira, no endereço citado e que ao avistá-la começou a lhe ameaçar , sacando uma arma branca (faca). Ao ver a faca a vítima começou a fugir do menor infrator, tendo este perseguido-a, sem conseguir alcançá-la. Com a chegada do policiamento, o imputado evadiu-se, mas após buscas foi capturado e encaminhado a DP local para as providências legais cabíveis.