Taxas de suicídio aumentaram 73% no Brasil nos últimos anos


Taxas de suicídio aumentaram 73% no Brasil nos últimos anos

Pesquisas indicam que “alto envolvimento de uma pessoa com a religião diminui os riscos de suicídio
O suicídio tem crescido entre as causas de morte no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2000 e 2016 as taxas de suicídio aumentaram 73% no país, passando de 6.780 mortes, para 11.736.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a taxa é maior entre homens, sendo 9,2 homens a cada 100 mil, para 2,4 mulheres a cada 100 mil. Quando comparadas com dados de 1980, é possível dizer que as taxas de suicídio entre homens aumentou 100% e entre mulheres 20%.
A dificuldade de identificar pessoas com ideias suicidas é uma das maiores dificuldades para enfrentar o problema, até porque as causas podem ser tanto fatores biológicos, como psicológicos e sociais.
Segundo o Thomas Niederkrotenthaler, pesquisador do Center for Public Health, da universidade de Viena (Áustria), a falta de apoio psiquiátrico e acompanhamento precoce é um dos fatores para este aumento de casos de suicídio não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.
⏩    Mostrar matéria completa  
“Embora fatores sociais sejam importantes, o suicídio se relaciona intimamente com outros fatores como depressão e problemas de saúde mental. Sabemos que cerca de 90% das pessoas que morrem de suicídio têm uma doença mental, e doenças mentais são tratáveis”, disse ele ao Gazeta do Povo.
A ajuda de pessoas próximas é importante para impedir casos de suicídio, avaliando sinais como problemas de relacionamento (identificados em 42% dos casos de suicídio nos Estados Unidos), crises, abuso de álcool, de drogas ou substâncias químicas, problemas físicos, financeiros, entre outros.
Religião ajuda na redução de taxas de suicídio
Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, EUA, publicado no The Journal of Health and Social Behavior, diz que o envolvimento de uma pessoa com a religião diminui os riscos de suicídio.
A explicação seria rejeição moral do suicídio pela religião, além de níveis mais baixos de comportamentos agressivos.
Já na pesquisa do The American Journal of Psycology, os pacientes com quadros depressivos não afiliados a uma religião têm mais tentativas de suicídio se comparado aos afiliados.
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS