BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de fevereiro 6, 2019Mostrar tudo

Secretaria de Educação de Iguaracy realizou encontro pedagógico abrindo novo ano letivo da Rede Municipal de Ensino

O Governo Municipal de Iguaracy, através da Secretaria de Educação e Esportes, realizou sexta-feira passada (01/02), na Escola Municipal Dr. Diomedes Gomes Lopes, nesta cidade de Iguaracy, a abertura do ano letivo 2019 da Rede Municipal de Ensino, servindo um Café Regional, com a participação de todos os seus professores, assistentes escolares, coordenadores pedagógicos, analistas educacionais e gestores escolares.
O Encontro Pedagógico e Formativo teve inicio com a fala da Secretária de Educação Rita de Cássia, desejando boas vindas e um excelente ano letivo, agradeceu o empenho e dedicação dos profissionais da educação, observando o avanço e melhoria no desempenho dos resultados das avaliações internas e externas em 2018 e a certeza de mais conquistas vindouras. Rita agradeceu o apoio dado a toda rede de ensino por parte do prefeito Zeinha Torres e também aos pais e responsáveis pela parceria e confiança nos trabalhos educacionais.
Após a fala da secretária, a Dra Mirtes Aurélia Gonçalves, psicóloga e psicopedagoga ministrou a Palestra: Pedagogia do Encontro: O Sujeito, O Convívio e o Conhecimento.
Dando continuidade a Diretora Pedagógica Andreia Torres apresentou o Projeto “Tradições e Traduções de Pernambuco: Diversidade de um Povo”, temática que será desenvolvida neste ano letivo em toda a Rede Municipal.
Após as falas, foi servido um almoço de confraternização com a presença do Prefeito, Secretários e Diretores municipais.
Seguindo os trabalhos foram formadas as equipes em Modalidades e Unidades de Ensino para construção de planejamento e atividades iniciais.

Aos poucos, a lama vai matando o Rio Paraopeba. Veja detalhes:

'Estado' acompanha expedição e ainda encontra vida às margens, mas turbidez da água e cheiro de peixe podre prenunciam desastre
Giovana Girardi*, Enviada especial - Estadão
Expedição da Fundação SOS Mata Atlântica encontrou trechos do Rio Paraopeba tomados pela lama Foto: Gaspar Nóbrega/Fundação SOS Mata Atlântica
BACIA DO RIO PARAOPEBA - Em um dos locais mais simbólicos da tragédia de Brumadinho – onde o pontilhão da ferrovia sobre o Córrego do Feijão foi rompido ao meio pela força da onda de lama de rejeitos da Vale e o que restou é uma terra arrasada que mais lembra um cenário de guerra –, os passarinhos ainda cantam. Ali já não existem mais peixes. Nas bordas tampouco se sentem os insetos. Mas quatro, cinco, meia dúzia de espécies de aves – encarapitadas na mata que testemunhou o desastre – ainda catarolam como se a natureza não tivesse sido alterada.
O cenário foi observado pela reportagem neste e em outros pontos ao longo do curso do Rio Paraopeba entre quinta, 31, e domingo, 3, uma semana após o desastre. Pode ser apenas uma questão de tempo, porém, para que tudo ali silencie. Foi assim há cerca de três anos na Bacia do Rio Doce, atingida pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana. A morte do rio é a consequência imediata do desastre ambiental. Algum tempo depois, outros bichos vão desaparecendo ou migrando para outras regiões.
“Um ano depois do desastre, não se ouvia mais nada. A gente via aves com o papo vazio, morrendo de fome. Aqui pode ser que ocorra algo semelhante. Espero estar errada”, comenta a bióloga Marta Marcondes, pesquisadora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, enquanto monitora com sondas e outros instrumentos indicadores como o nível de oxigenação, em um ponto a cerca de 80 km do local onde ele foi atingido pela lama. 
⏩    Mostrar matéria completa  
Marta acompanha uma expedição da Fundação SOS Mata Atlântica, que começou na quinta-feira para monitorar a qualidade da água em diversos trechos do rio, seguindo seu rumo em direção ao encontro do São Francisco, por 356 quilômetros.
O trabalho partiu do que o grupo denominou como “marco zero”, um ponto imediatamente anterior ao local onde a onda de rejeitos que desceu na barragem rompida encontrou o Paraopeba. Ali a água não estava tomada pela lama, mas já começava a ficar comprometida, com nível ruim. Uma medição anterior ao acidente dava o local como regular. Quase todos os demais pontos analisados, porém, já apareciam como péssimos, com exceção de apenas dois locais.
O Estado acompanhou a expedição até a altura de Juatuba e se deparou o tempo todo com uma imagem marrom-avermelhada, densa, que em nada se parece com um rio que possa suportar alguma vida. Nas palavras de Malu Ribeiro, coordenadora do projeto, a água virou uma espécie de chocolate derretido ou ferro líquido.
Em um dos poucos pontos em que a qualidade foi identificada como ruim, em Juatuba, a equipe chegou a se empolgar com a presença de alevinos e alguns insetos. Parecia que a vida não tinha sido tão afetada. Mas foi uma falsa impressão. Nas margens do rio, nascentes limpas protegidas por uma fina faixa de mata ciliar serviam de proteção aos bichos. Mas já no meio do corpo d’água, os indicadores não deixavam dúvida. “A turbidez está em 5.510, quando o máximo aceitável é 100. Não tem como chegar luz, não tem como ter vida”, afirmou Malu diante dos resultados.
Malu Ribeiro coleta amostra de água do Rio Paraopeba para análise Foto: Gaspar Nóbrega/Fundação SOS Mata Atlântica
Peixe podre. Em um outro ponto, no município de São Joaquim de Bicas, onde estão um grupo indígena “desgarrado” dos Pataxós da Bahia e um acampamento do MST, o cheiro de peixe podre prenuncia metros antes o cenário de devastação.
“A meu ver, isso aqui não é lama, rejeito, nada, é sangue”, disse, chorando, a agricultora familiar Antonia Aguilar Santos, de 61 anos, referindo-se às 121 vítimas do desastre. “Este rio significava muito pra gente. É onde a gente toma banho no calor. No almoço de domingo, quando os amigos vêm visitar, a gente descia com as comidas para a beira do rio e ficávamos lá. Fora a pesca, a água para as plantações…”
Índio Tahhão, da aldeia Naô Xohá Pataxó, mostra o rio tomado pela lama de rejeitos da Vale Foto: Giovana Girardi/Estadão
Tahhão, de 55 anos, que faz as vezes de guarda indígena, conta que o rio é fonte de peixes para a tribo. Uma prainha que se formou perto da aldeia acabou se tornando um local de celebrações e rituais e já é considerada sagrada para eles, apesar de ocuparem a região há apenas dois anos.
“É que sem água não existe vida, então virou sagrado para a gente”, conta, quando nos aproximamos do local. Pelos seus cálculos, uns 300 quilos de peixes mortos já foram retirados da região desde que o rio foi contaminado pela lama.
Preocupação. Em seus mais de 500 quilômetros, o Rio Paraopeba abriga mais de 120 espécies de peixes, agora ameaçadas pela lama. Como afluente do São Francisco, recebe muitos animais na piracema, período de reprodução dos peixes. “Algumas espécies podem se deslocar até 200 quilômetros”, explica o biólogo e consultor na área ambiental Carlos Bernardo Mascarenhas Alves.
A mancha de lama seguia meio devagar pelo Paraopeba, e os pesquisadores da expedição ainda não se arriscavam a dizer se ou quando vai chegar ao São Francisco, o maior temor do grupo. Mas nesta semana estão previstas pancadas de chuva todos os dias em Brumadinho e isso tende a acelerar o processo de dispersão. Uma chuva forte na quarta passada já havia diluído e empurrado os rejeitos para frente.
Uma observação interessante feita pela equipe da SOS Mata Atlântica é que o rejeito desse desastre está apresentando um comportamento diferente do que atingiu a região do Rio Doce há três anos. Se naquela época ele era mais fino e fica como que suspenso na superfície do rio, agora ele é mais denso e pode vir a sedimentar. Nas amostras coletadas, foi possível observar isso de um dia para o outro.
Em frascos de 50 ml, 5 ml eram de material decantado. "Quando pegamos a água parecia mesmo um chocolate e agora vemos uma clara separação da água e do sedimento", mostra Marta. "Do Rio Doce, tenho amostras até hoje que nunca decantaram. Isso traz uma perspectiva parcialmente positiva. Agora está tudo misturado, mas esse material vai acabar ficando no fundo do rio. Num primeiro momento, a vida que existe ali vai desaparecer. Mas depois uma camada de bactérias pode se formar sobre esse material e aos poucos poderá ter início uma vida totalmente diferente."
Como também não ocorreu um "tsunami" sobre o Paraopeba, como tinha acontecido com o Doce, a vegetação ao redor permanece, o que aumenta a capacidade de recuperação do rio.
Por outro lado, pelas características do rejeito, a pesquisadora estima que ele pode aderir à mata ciliar. Nas amostras de vidro, foi possível perceber essa aderência, o que pode ir comprometendo essa vegetação ao longo do tempo. "Aí o impacto ambiental pode não ser tão chocante e visível, mas vai acontecer", explica.
Consumo. Por causa do rompimento da barragem em Brumadinho, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) já alertou que a água não deve ser usada para consumo, o que impede a pesca também. Em alguns trechos atingidos pela lama, os órgãos ambientais já verificaram quantidades de metais como manganês, ferro e mercúrio acima das aceitáveis. /COLABOROU FABIANA CAMBRICOLI
*A REPÓRTER ACOMPANHOU A EXPEDIÇÃO COM APOIO RODOVIÁRIO E DE HOTEL DA SOS MATA ATLÂNTICAEstadãoReproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)
ANÚNCIOS WEB SERTÃO - Veja os anúncios comerciais em nosso Blog (CLICK AQUI)
ELITE DIGITAL FESTAS E EVENTOS - Vai fazer festa? (CLICK AQUI)

Secretária de Educação, agradece as várias ações do prefeito Zeinha Torres, em todas as 14 unidades escolares do municipio de Iguaracy.

Bem estar dos alunos e professores é uma das prioridades na gestão Zeinha Torres
Durante o encontro realizado pela Secretaria Municipal de Educação nesta última sexta-feira (01), que deu início ao ano letivo da rede municipal de ensino, a secretária de educação, Rita de Cássia, agradeceu e elogiou as ações do prefeito Zeinha Torres na área da educação municipal.
Fazendo uma breve retrospectiva dos avanços realizados pela gestão, a secretária lembrou a participação efetiva do prefeito Zeinha Torres e sua dedicação com a Educação Municipal, sem esquecer o seu incansável trabalho de recuperação, revitalização, ampliação e manutenção elétrica e hidráulica em todas as 14 Unidades Escolares, recuperação e aquisição de mobiliários escolares e de expedientes. 

Cientistas israelenses acreditam ter encontrado a cura para o câncer

Dentro de alguns anos o “antibiótico contra o câncer” poderá ser conhecido pelo mundo
Uma pequena equipe de cientistas israelenses está apostando num tratamento inovador que promete a cura do câncer em apenas algumas semanas de tratamento.
Os efeitos colaterais serão mínimos, se houver, e a um custo muito menor do que os tratamentos atualmente disponíveis na indústria farmacêutica.
O doutor Dan Aridor dono da empresa Acelerated Evolution Biotechnologies (AEBi), fundada em 2000, dentro da incubadora ITEK, garantiu que a cura do câncer será eficaz desde o primeiro dia. “Nossa solução será genérica e pessoal”, disse.
O tratamento conhecido por MuTaTo (toxina multi-alvo) foi comparado a um “antibiótico de câncer” e está classificado entre os tratamentos de mais alta tecnologia. Conforme o Jerusalém Post, as estatísticas apontam para um número cada vez maior de casos de câncer.
⏩    Mostrar matéria completa  
“Há pelo menos 18,1 milhões de diagnósticos a cada ano”, apontou o relatório da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer. Por enquanto, o MuTaTo está sendo testado em camundongos e já se mostrou eficaz no processo de inibição do crescimento de células cancerígenas.
PUBLICIDADE
A empresa AEBi está prestes a iniciar uma rodada de ensaios clínicos que podem ser concluídos dentro de alguns anos e disponibilizar o tratamento em casos específicos.
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)
ANÚNCIOS WEB SERTÃO - Veja os anúncios comerciais em nosso Blog (CLICK AQUI)
ELITE DIGITAL FESTAS E EVENTOS - Vai fazer festa? (CLICK AQUI)

Prefeito de Iguaracy visitou Secretaria Estadual de Transportes onde apresentou demandas visando melhorias para o município

O prefeito do município de Iguaracy, Zeinha Torres, cumpriu mais uma agenda em busca de mais investimento para o seu município.
Dessa vez, o prefeito esteve visitando a Secretaria Estadual de Transportes, onde foi recebido pelo Secretário Executivo de Articulação Social, Tarcísio Ribeiro, onde apresentou algumas demandas, visando melhorias para o seu município.
Graças a estas incansáveis e insistentes visitas, é que o prefeito Zeinha vem conseguindo alavancar realizações satisfatórias para o municipio tornando a sua gestão umas das mais bem sucedidas do Sertão Pernambucano.

Proposta prevê 65 anos para homem e mulher

O projeto de reforma da Previdência elaborado pela equipe econômica, que será apresentado ao presidente Jair Bolsonaro, prevê idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem. O dado consta da minuta preliminar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) obtida pelo Estado. A nova idade valeria depois de um período de transição que pode chegar a 19 anos.
O texto da proposta, que já passou pelo crivo da área jurídica do governo e foi confirmado por três fontes que participam da elaboração da reforma, é robusto e faz uma ampla mudança nas regras atuais, como prometeu o ministro da Economia, Paulo Guedes, para garantir economia de até R$ 1,3 trilhão em 10 anos nas despesas do governo. Mas ainda terá de passar pelo crivo de Bolsonaro.

Prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, participou da comissão eleitoral que coordenou a eleição da AMUPE.

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, teve a honra de fazer parte da comissão eleitoral que coordenou a eleição da AMUPE, junto com Marivaldo Andrade, prefeito de Jaqueira e Sebastiana, prefeita de João Alfredo.
A eleição contou com a presença do Governador Paulo Câmara e da Vice Luciana Santos.
Com a vice-governadora Luciana Santos
Acompanhando a eleição da AMUPE, ao lado do vice prefeito Dr. Pedro Alves e do prefeito de Flores, Marcone Santana.
A Eleição contou ainda com a presença do governador Paulo Câmara e da vice . Ficou decidido na 1º assembleia do ano na Associação Municipalista do Estado (Amupe), realizada nesta terça-feira (05), a reeleição do prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB) à presidência do órgão.
Em seu discurso, o socialista agradeceu a presença do governador Paulo Câmara (PSB) e de todos os gestores municipais. “Hoje eu quero agradecer aqui a todos, o governador do Estado que tem o maior números de prefeitos na sua base. Aqui não se olha e se discrimina, todos os assuntos são discutidos coletivamente. Todos aqui estão representados. A diretoria executiva, cada dia tem se passado mais demandas porque Amupe cresce”, afirmou.
Em seu discurso, Patriota ainda agradeceu a presença de representantes pernambucanos no Senado e confirmou que o 13º encontro da Federação Latino Americana, que reunirá cerca de 23 países, será realizado no Estado.

Adolescentes representam 23% dos partos realizados no SUS em Pernambuco

Em Pernambuco, o número de partos na rede pública realizados em adolescentes representa 23% do total de partos feitos. Apesar de o número estar caindo nos últimos anos, o percentual ainda é considerado alto. Em 2013, dos mais de 105 mil partos realizados pelo SUS em Pernambuco, 27,5 mil foram em adolescentes entre 10 e 19 anos. Isso representa 26% do total. Já em 2017 foram 103 mil partos, sendo 24,8 mil em jovens (23%). Comparando 2013 com 2017, houve uma queda de 10,7% nas ocorrências envolvendo adolescentes.
A partir deste ano, foi instituída, pelo Ministério da Saúde (MS), a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, celebrada na semana do dia 1º de fevereiro. De acordo com a lei, o objetivo é disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da gestação na faixa etária entre 10 e 19 anos.
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)
ANÚNCIOS WEB SERTÃO - Veja os anúncios comerciais em nosso Blog (CLICK AQUI)
ELITE DIGITAL FESTAS E EVENTOS - Vai fazer festa? (CLICK AQUI)

INSS: Comissão fará um levantamento nos benefícios pagos ao ex-presidente Lula

Servidores que trabalham na Comissão da Anistia, agora ligada ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, preparam um levantamento sobre a indenização mensal recebida por Lula.
O governo quer saber como foram feitas as contas que resultaram em um pagamento ao ex-presidente de R$ 52 mil pelo INSS. Segundo uma verificação inicial, a expressiva aposentadoria teria sido fruto de decisão da própria comissão, somada a um benefício especial concedida pelo instituto.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS