Pedra encontrada no Egito tem minerais nunca vistos na Terra ou no espaço


Pedra encontrada no Egito tem minerais nunca vistos na Terra ou no espaço

Este estudo parece o começo de uma grande história de ficção científica
Uma pedra recuperada em 1996 no sul do Egito surpreendeu os cientistas porque, embora definitivamente não se assemelhe a qualquer meteorito ou asteróide, a análise mais recente mostra que os micro-minerais no interior são diferentes de tudo o que encontramos aqui ou em O cosmos
Meteoritos regulares são feitos principalmente de silício com algum carbono (semelhante à composição do nosso planeta), mas a pedra Hypatia, como é chamada, é o oposto, como publicado na revista Geochimica et Cosmochimica Acta .
A pedra possui uma grande quantidade de compostos de carbono e quase todos foram transformados em microdiamantes. Alguns dos compostos de carbono são de particular interesse porque são conhecidos como hidrocarbonetos poliaromáticos (PAH), um componente importante da poeira interestelar. E há coisas ainda mais incomuns, como o alumínio puro.
“O alumínio vem na forma metálica pura, por si só, não em um composto químico com outros elementos ” , disse o primeiro autor Georgy Belyanin, da Universidade de Joanesburgo , em comunicado . “Como comparação, o ouro é produzido em pips, mas o alumínio nunca. Este fato é extremamente raro na Terra e no resto do nosso sistema solar, tanto quanto é conhecido na ciência. ”
A pedra também apresenta um mineral chamado moissanita, um composto de carboneto de silício, de forma inesperada e grãos de níquel-fósforo com muito pouco ferro, outra combinação nunca antes observada na Terra. Todos esses fatores sugerem que a formação do objeto é anterior à origem do sistema solar. A pedra simplesmente não se encaixa com o que sabemos de nossas rochas locais (espaço).
“O que sabemos é que o Hypatia foi formado em um ambiente frio, provavelmente a temperaturas abaixo da do nitrogênio líquido na Terra (-196 graus Celsius)”, explicou o professor Jan Kramers, pesquisador principal do projeto. “Em nosso sistema solar, teria sido muito mais longe do que o cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter, de onde vêm a maioria dos meteoritos”.
“Os cometas vêm principalmente do Cinturão de Kuiper, além da órbita de Netuno e cerca de 40 vezes mais longe do Sol do que nós”, continuou ele. “Alguns vêm da Nuvem de Oort, ainda mais. Sabemos muito pouco sobre as composições químicas de objetos espaciais que existem. Portanto, nossa próxima pergunta aprofundará a origem de Hypatia. ”
Enquanto isso, se você estiver curioso, aqui está um fato divertido: a pedra recebeu o nome de Hipatia de Alexandria, o grande filósofo, matemático e astrônomo do século IV. Ela foi morta e desmembrada por uma multidão de monges cristãos, provavelmente devido ao ciúme de Cirilo de Alexandria. Mais tarde, ele foi santificado pela Igreja Católica.
h / t: Ciência IFL

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS