Governo Federal investe R$ 56 milhões para perfuração de poços e instalação de cisternas no Nordeste

O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, vai investir 56 milhões de reais para a perfuração de cerca de 800 poços e a implantação de quase duas mil e duzentas cisternas em 191 cidades do Nordeste. Todos os nove estados da região serão beneficiados.
As ações fazem parte da estratégia do Governo Federal para emancipar municípios que hoje dependem de carros-pipas. O ministro Rogério Marinho explica como é o processo de perfuração dos poços.
“Nós sabemos que esse processo só se inicia. Porque quando você perfura um poço, você tem uma possibilidade de êxito. Depois mesmo que ele tenha êxito, vamos ver a qualidade da água. Se ela é salobra ou se ela tem a capacidade de dessedentar a sede das pessoas”
Acesse aqui o link e veja as 939 localidades prioritárias de cada município.
Marinho apontou, ainda, que a medida faz parte de um esforço do Governo Federal para garantir segurança hídrica à população nordestina.
“Toda essa infraestrutura hídrica que está sendo oferecida ao semiárido nordestino é uma espécie de espinha dorsal. Então quando você abre os canais da transposição, nós sabemos que há necessidade de haver capilaridade através de adutoras para permitir que as cidades do entorno sejam beneficiadas pelo canal que está passando”
As obras dos poços e cisternas serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a Codevasf. Marcelo Moreira, diretor-presidente da instituição, falou sobre a importância dessa iniciativa para a região.
“São obras importantíssimas para a emancipação da população em relação à segurança hídrica. Nós sabemos que esses quantitativos ainda não são suficientes para resolver a situação, mas são o pontapé inicial para que nós possamos, no futuro, colocar mais orçamento e reduzir a dependência da população com o carro pipa.”
Para saber mais sobre ações de segurança hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br