O que é algodão pima e por que você vai querer vestir?


O que é algodão pima e por que você vai querer vestir?

O algodão pima é macio e leve, além de ser super resistente e de fácil manutenção: pode ser lavado na máquina e não forma bolinhas. O tecido é usado em pijamas e roupas de cama. Aprenda mais sobre ele.
O algodão pima não é tão conhecido como o algodão de fio egípcio, tido como o melhor algodão do mundo, mas a qualidade deste tipo de algodão, hoje cultivado principalmente no Peru, é muito semelhante. Por ser um tecido leve e macio, pode virar pijama ou roupa de cama. E o melhor não precisa sequer de cuidados especiais já que pode ser lavado na máquina. Para entender um pouco melhor sobre este tecido, conversamos com a consultora em treinamento do Mundo do Enxoval, Karen Jorge. Confira a entrevista abaixo:
De onde veio o algodão Pima?
O nome “pima” foi lançado em homenagem aos índios Pima, que ajudaram a plantar e produzir este tipo de algodão no campo experimental do Arizona (EUA). Oficialmente é uma especie de algodão derivado da nova versão do algodão de fibra extra longa introduzido nos EUA por volta de 1900 (após inúmeros cruzamentos de mudas do algodão egípcio com outros algodões americanos), mais especificamente em 1918.
O algodão Pima é cultivado hoje principalmente nos vales do norte do Peru, onde, graças a presença de temperaturas estáveis ao longo de todo o ano e a particular luminosidade do ambiente, consegue uma melhor adaptação. A combinação de solo, semente, e microclima fez com que o algodão pima peruano tenha a fibra mais fina e mais longa do mundo, só comparável à de algodão egípcio, conhecido cientificamente como Gossypium Barbadense. Apesar de ser uma fibra longa e fina, algodão Pima também é mais forte do que a maioria dos outros algodões, tornando a roupa mais durável. Tem uma excelente resistência embora seja extremamente fina e sua cor natural é um branco cremoso. É extramente valioso por essas características e por isso é colhido manualmente pelos camponeses para preservar as fibras.
Como usar?
Ele é usado em diversos artigos, principalmente vestuário em pijamas, pois é extremamente leve e suave. Também encontramos o algodão Pima em tecidos planos para roupa de cama. O Mundo do Enxoval oferece travesseiros e lençóis confeccionados com tecido em algodão Pima que são excelentes ao toque. Não há necessidade de um cuidado especial, pois embora ele seja leve, fino e extremamente macio é muito resistente e suporta lavagens em máquinas, desde que sejam respeitadas as instruções básicas de não misturar com outros tipos tecidos e fios que servem para todos os tipos de roupa.
Por que ele é diferente do algodão comum?
O Algodão Pima peruano destaca-se principalmente pela maciez natural e brilho de suas fibras. Além disso, a adequada condição de uniformidade permite a produção de fios extrafinos para confeccionar tecidos de qualidade e suavidade excepcionais, não forma bolinhas, mantendo suas propriedades originais mesmo após várias lavagens. Os produtos tem um custo mais elevado devido a sua alta qualidade e escassez de matéria prima, uma vez que o Peru não possui um território tão extenso e precisa do tempo para plantar, florescer e colher.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS