O início da obra marca o real indicativo de que a remobilização de trabalhadores aos canteiros, iniciada em 2013, pode avançar em engenharia. Cerca de 8 mil trabalhadores estão atuando na obra hoje, que chega à Paraíba no Eixo Leste. A obra vai ligar o município de Sertânia, em Pernambuco, até Monteiro, na Paraíba, em uma extensão de três quilômetros no Eixo Leste do projeto e compõe a meta 3L, orçada em 705 milhões.
Segundo O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, nos próximos três meses, chegará a 9 mil pessoas e o plano é superar mais de 10 mil profissionais atuando no projeto e atingir o cronograma de entregar os 470 canais em 2015", disse. (continua...)Há um mês, o ministro viu o balanço de 2013 da obra amargar avanço de engenharia em tímidos 8%, em 12 meses, mesmo depois de fechar o mesmo período dobrando o número de trabalhadores nos canteiros. Vale lembrar que o histórico é fraco em construção civil. Em 2012, não foi divulgado sequer o balanço do ano, depois do fracasso de 2011, que mostrou 5% de evolução.
A construção do Túnel Monteiro representa um cenário forte da obra, já que a Paraíba só havia mobilizado canteiros no Eixo Norte, no Oeste do estado. Segundo Teixeira, todas as desapropriações foram resolvidas naquele estado em tempo da chegada do projeto.
Além do túnel, a Meta 3L contempla, ainda, dois reservatórios e duas barragens. Uma delas é a Barragem de Barro Branco, que será a conexão da transposição com a Adutora do Agreste, obra de R$ 2 bilhões de Pernambuco para atender, segundo o governador Eduardo Campos.