Aconteceu na manhã desta quarta-feira (26) na Câmara Legislativa de Iguaracy, a 1º reunião extraordinária de 2014 do Conselho de Gestão do Açude Rosário. A reunião foi convocada pelo presidente do conselho, Inácio Moura, com o intuito de discutir a situação de escassez dos recursos hídricos na região. Em destaque, o Rosário que abastece 5 cidades no Pajeú, Iguaracy, Tuparetama, Ingazeira, São José do Egito e o distrito de Jabitacá. Agora, o manancial também está abastecendo 10 municípios da região através do programa “Operação Pipa”, executado pelo IPA e o Exército.
Na ocasião, esteve presente o Prefeito de Iguaracy, Francisco Dessoles, Nilson Rodrigues da Silva (APAC), Hélio Pedroza (SEINFRA), Antônio Valadares (Ex-Prefeito de Afogados da Ingazeira), Elias Silva (Acessor do Governo de Afogados), Mário Gonsalves de Araújo (Secretário de Agricultura), além dos vereadores Amaury Torres, Francisco de Sales Galindo, Fábio Torres, Odete Baião e representantes de diversos órgãos do município e sociedade civil. Destaque para a presença de muitos alunos da Escola Profª Rosete B. de Souza, que juntamente com professores e equipe gestora, compareceram a Câmara.
A reunião foi mediada pelo Sr. Nilson Henrique da Silva, analista de gestão de recursos hídricos da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima), órgão responsável por complementar a política estadual de recursos hídricos. Segundo Nilson, uma das atribuições da agência é apoiar o funcionamento dos colegiados destes recursos como: comitês de bacias hidrográficas e conselhos gestores de assuntos. Em entrevista, o analista nos contou que veio fornecer as informações necessárias, para que os membros do conselho gestor do açude tomem uma decisão sobre a irregularidade de captação de água no Rosário, por parte do Abatedouro Serrote Redondo. Nilson Henrique apresentou uma simulação de esvaziamento do manancial, considerando duas situações: A possibilidade de que as chuvas permaneçam na média e depois uma situação de chuvas abaixo da média, considerada zero. Nilson ainda informou que os estudos realizados pela APAC aconteceram de forma específica, visando identificar se a captação de água do Serrote Redondo é relevante ou não. Na entrevista Nilson explica em que situação a captação é irregular: “O único órgão que pode conceder uma autorização é a ANA (Agência Nacional de Águas). Através de uma consulta feita por nós sobre esta situação, a ANA informou que somente a COMPESA está autorizada a captar água no manancial, que justamente abastece as cidades. Com relação a captação feita pelo IPA e pelo exército, embora não esteja outorgada, ela está garantida de acordo com a lei, por causa da situação de escassez que prioriza o abastecimento humano, por isso não se caracteriza irregularidade na captação feita pelos carros pipas do Exército e do IPA.”
Após a discussão em plenária e apresentação da simulação com os dados de consumo de água, os membros do conselho decidiram formular uma denúncia contra o abatedouro Serrote Redondo. A Agência Nacional de Águas (ANA) será informada através de ofício, onde o conselho estará solicitando providências, já que o órgão é responsável por fiscalizar o uso da água no País. O ofício com a denúncia será encaminhado nesta quinta-feira (27 de fevereiro) para ANA e a agência será convidada a participar, através de um representante, da próxima reunião do conselho no dia 20 de Março, assim como os prefeitos das cidades envolvidas e demais órgãos que atuam na área de recursos hídricos no estado de Pernambuco. (Bruno Júnior)
Veja todas as imagens, CLIQUE EM LEIA MAIS