Carretas do abatedouro tem atendimento 'VIP", não enfrentam filas,
já têm o local específico pra pegar água.
Foto de Naudivan Alves (Facebook)
O Prefeito do município de Iguaracy, Francisco Dessoles, participou nesta quarta (26) da 1º reunião extraordinária de 2014 do Conselho de Gestão do Açude Rosário. A reunião que reuniu representantes de vários órgãos do estado de Pernambuco, foi realizada no prédio da Câmara Legislativa com o objetivo de solucionar problemas de captação irregular de água no manancial. Na oportunidade, Dessoles apresentou suas reivindicações e a todo tempo defendeu as necessidades da população. O Prefeito lembrou o assoreamento que existe há 30 anos no açude, um processo em que o acúmulo de lixo, entulho e outros detritos no fundo de rios e lagoas interferem na topografia de seus leitos impedindo-os de portar cada vez menos água, provocando seu transbordamento em épocas de grande quantidade de chuvas. Uma das principais reclamações é a retirada ilegal de água do abatedouro Serrote Redondo, que desordenadamente leva a água sem nenhum tipo de racionalização, assim como esta sendo feito nas cidades.
“Em tese, os municípios grandes não irão nos socorrer, porque é assim que funciona no Brasil”, disse o prefeito quando ressaltou a importância da participação de outros municípios na reunião, pelo menos através de representantes. Em diversos momentos Dessoles foi aplaudido, ao defender bravamente a população que sofre com a escassez e teme o futuro dos recursos hídricos de nossa região.
Prefeito diz "Isso é ilegal" e "desce o sarrafo"!
Sobre a “falácia” espalhada na região, que afirma existir possibilidade de se construir um ramal da adutora do Pajeú até o açude Rosário, Dessoles disse que segundo informações passadas por um técnico especializado no assunto, não existe capacidade de se criar um ramal a partir da adutora, que mal supre as necessidades de Afogados da Ingazeira e que o Ex-prefeito Totonho defende a retirada de água porque tem parentesco com o dono do abatedouro.
Esses foram os principais pontos abordados pelo prefeito, que não deixou barato e refletiu tudo aquilo que os munícipes vivem em Iguaracy, a revolta com a má coordenação da água que além de pouca, está aberta para quem quiser levar e utilizar sem o mínimo de sensibilidade com a vida humana. (Bruno Júnior)