O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, Heleno Araújo, embarcou na noite desta quinta para Brasília, onde se reunirá, no próximo dia 19, com os gestores federais. Na mesma data, um grupo de professores pernambucanos participa da Marcha pela Educação no Congresso Nacional. (continua...)
Antes disso, no dia 18, haverá panfletagem na região central do Recife para explicar para a população os motivos da paralisação. No estado, a categoria pede reajuste salarial de 19%, a proposta do governo é de 8,32%. Além disso, também se pede mais investimento na estrutura das unidades de ensino e a construção de uma Gerência Regional de Ensino MetroSul, na Cidade Universitária, mais agilidade nos processos de aposentadoria dos professores e concurso para compor o quadro, que já possui muitos terceirizados e contratos temporários.
As negociações do sindicato com o governo estadual seguem até o dia 25 de março. Desde a apresentação da pauta de reivindicações, em fevereiro passado, a categoria informou que o estado não se posicionou mais. Pernambuco tem mais de 32 mil trabalhadores em educação, incluindo professores e administrativos.