Nessa quinta-feira (20), o município recebeu a ambulância de suporte básico, em solenidade na cidade de Serra Talhada.
“O Samu é aprovado por 97% da população”, garantiu o secretário de Gestão da Educação e Trabalho na Saúde do Ministério da Saúde,Mozart Sales, que também esteve no evento, onde entregou 34 ambulâncias do Samu, sendo 30 de suporte básico e quatro de suporte avançado.
Já a ambulância de uso da Unidade Mista de Saúde
foi reformada e equipada
As de suporte avançado ficarão sediadas em São José do Egito, Arcoverde, Petrolândia e Serra Talhada e atenderão, junto com as ambulâncias básicas, ainda as cidades de Iguaracy, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Tabira, Carnaíba, Ingazeira, Itapetim, Tuparetama, Santa Terezinha, Arcoverde, Petrolândia, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa, Serra Talhada, Betânia, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, São José do Belmonte e Triunfo, com uma para cada município. O que é o SAMU/192? (clic em LEIA MAIS para saber como funciona)
Ambulância do SAMU ao lado da ambulância do município que
foi recentemente reformada pela administração municipal
O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.Com o SAMU 192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Como Funciona?
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação , profissionais e veículos de salvamento.
As Centrais de Regulação tem um papel primeiro e indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192.
A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
Política Nacional de Atenção às Urgências
O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS. A política tem como foco cinco grandes ações:
* Organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família;
* Estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU 192);
* Reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais;
* Criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e
* Estruturar o atendimento pós-hospitalar.