Expectativa é que lançamento ocorra durante congresso de municípios.
Definido como uma única esperança para tirar investimentos municipais do papel em 2014, uma segunda versão do FEM é esperada com ansiedade pelas prefeituras pernambucanas. A torcida é para ver o governador Eduardo Campos (PSB) anunciá-la na próxima semana, durante o Congresso Pernambucano de Municípios, que começa no dia 17.
O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), confirmou as expectativas, emendando que o evento seria o palco ideal para o anúncio. “O importante é que saia. A hora e o local é um problema do governador. Não vamos trocar conteúdo por prazo”, comentou em seguida, aliviando o tom. (continua...)Apesar de os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) terem alcançado alta real (descontada a inflação) de 5,8% no acumulado deste ano, até a primeira liberação de março, este mês já há previsão de queda 32% em relação a fevereiro desse ano. “Sempre no começo do ano há alta e depois cai. O que as prefeituras têm são para as despesas do dia a dia. O FEM é a esperança para fazer investimentos”, reforçou Patriota.
Tecnicamente, reeditar o FEM é viável. Há, inclusive, fôlego orçamentário. O principal ponto de discussão seria a sua duração. O núcleo técnico do governo não acredita que o programa funcionaria de forma bem sucedida em menos de 12 meses. O que implica empurrar as últimas liberações para o próximo governador, em 2015.
Por outro lado, se for lançada ainda este mês, a segunda versão será combustível forte para a campanha de Paulo Câmara. (Júnior Campos)