Plantation House, na ilha de Santa Helena, é a residência oficial do governador dos territórios britânicos ultramarinos no Sul do Atlântico. Lá vivem Jonathan, Myrtle e Fredrika três tartarugas das cinco de uma espécie rara que habitam a ilha.
A mais velha delas é Jonathan, cuja idade registrada é de 182 anos. Ele é possivelmente o animal mais velho do mundo.
"Ele é praticamente cego, por causa da catarata, e não tem mais olfato mas sua audição é boa", diz Joe Hollis, um dos guias turísticos da ilha. (continua...)O animal é um espécime raro de tartaruga-das-seychelles, oriunda da ilha do mesmo nome, que fica no Oceano Índico. As companheiras de Jonathan são de uma espécie levemente diferente o jabuti-gigante-de-aldabra, do atol que leva o mesmo nome.
Hoje há poucos jabutis-gigantes-de-aldabra no mundo apenas 100 mil, mas só algumas dúzias conseguirão se reproduzir.
Caso ele realmente tenha 182 anos, Jonathan teria perdido por uma década a chance de "conhecer" Napoleão, que morreu em 1821 pouco mais de dez anos antes do nascimento de Jonathan, que, segundo a estimativa, teria sido em 1832.
Os anos de "assédio" dificultaram ainda mais a vida de Jonathan. Turistas costumam fazer o possível e o impossível para conseguir registrar uma imagem do animal. Hoje em dia, foi organizada uma fila para que os turistas possam de longe fotografar Jonathan.
A tartaruga tem seus privilégios. Ela ganha carinho no pescoço e recebe bananas, repolho e cenouras para comer. Ele costuma comer com tanta ferocidade que uma vez quase perdeu parte de um dos dedos. Por isso, foram colocadas luvas em suas patas.
Tartarugas desta espécie podem viver até 250 anos. Os moradores da cidade já têm um plano especial de "funeral" para o caso de sua morte. O casco de Jonathan será exposto permanentemente em Santa Helena. Alguns estão até arrecadando dinheiro para criar uma estátua de bronze de Jonathan.
(Com a BBC)