INSEGURANÇA E SALÁRIOS BAIXOS AFLIGEM CONSELHEIROS TUTELARES DE SERRA TALHADA


INSEGURANÇA E SALÁRIOS BAIXOS AFLIGEM CONSELHEIROS TUTELARES DE SERRA TALHADA

Em entrevista ao C1, nesta segunda-feira (9), os o coordenador do Conselho Tutelar de Serra Talhada, Antonio Alves e o secretário, Ari Amorim lamentaram o trágico episódio acontecido na cidade de Poção, onde foram barbaramente assassinados três Conselheiros Tutelares, um crime que repercutiu em todo país e principalmente em Pernambuco, exigindo providências das autoridades e denunciando a fragilidade na segurança dos que atuam nesta área.

Segundo Antonio Alves o Conselho Tutelar de Serra Talhada decretou luto pela morte dos companheiros de Poção, inclusive colocando faixa preta na fachada da sua sede.

" Pra gente é uma situação lamentável que três Conselheiros que nós conhecíamos pessoalmente...eu conhecia, Antonio também conhecia... comoveu todo população do Brasil inteiro e nós estamos justamente demarcando esta mobilização... foi uma tristeza imensa", declarou Ari Amorim se referindo ao assassinado dos seus companheiros, quando, conforme disse Ari "o Conselheiro é um zelador", em defesa dos direitos da criança e dos adolescentes, e faz um alerta de que é preciso que a sociedade comece a conhecer mais profundamente o trabalho do Conselho Tutelar, para que não surjam outras mortes. 
"outros Conselheiros morrerão. Com certeza, porque já temos notícias em outros lugares que conselheiros sofreram atentados... aqui em Serra Talhada vários conselheiros sofreram ameaças, conselheiros saíram correndo... na zona rural porque o sujeito puxou uma foice e ameaçou", contou Ari e lembrou " agente não vai para intervir na família. O papel do Conselho não é tomar criança, o papel do Conselho é zelar pelos direitos, e um bom zelador não cuida diretamente da situação, ele busca um especialista...Na realidade da criança e do adolescente o Conselheiro é este zelador que vai chamar o assistente social, o psicólogo, vai notificar, aliás, vai requisitar o serviço na área de saúde, de educação, de assistência social...", explica ele.
Para Antonio Alves e Ari Amorim, ser conselheiro é abraçar uma "missão" e para isso se faz necessário que esta dedicação seja reconhecida, segundo eles, um conselheiro atualmente em Serra Talhada ganha cerca de R$ 1.300,00. Para Ari, "é preciso melhorar a condição de sobrevivência dos Conselheiros, mas também a compreensão da sociedade no papel real do que é o Conselho Tutelar".
Na visão dos Conselheiros existe uma visão deturpada do papel do Conselho. Generalizou-se que o conselho "toma criança", e este, garante os Conselheiros, "este não é papel do Conselho Tutelar" e acrescenta "o papel do Conselho Tutelar é ser um servidor e um zelador de direito da criança e adolescente".
O Conselho Tutelar de Serra Talhada, foi criado em 1991, portanto com mais de 20 anos de existência, foi o segundo instalado no Estado e em todos estes anos tem muitos registros de ameaças e violências, e, talvez por isso, a tragédia registrada no Estado neste final de semana tem abalado tanto seus Conselheiros. "Veja que ironia do destino... vamos entender agora o papel destas criaturas, destes conselheiros, desses servidores, em defesa dos nossos filhos, depois que mataram, depois que eles morreram?", lamenta Ari, ao mesmo tempo que o coordenador do Conselho local anunciou que o Conselho Tutelar de Serra Talhada se fará presente ao ato marcado para próxima quinta-feira (12) na Universidade Rural de Pernambuco, no Recife, onde, além do ato ecumênico, irão discutir as reivindicações da categoria e elaborar um documento para cobrar o Estado melhores condições de trabalho.
Na data marcada (quinta-feira, 12) os Conselheiros serratalhadenses pretendem ocupar horários nas rádios locais, e espaços em blogs, sites e redes sociais para levar para população informações do trabalho que desenvolvem e sua importância para sociedade.
A entrevista do C1, que durou cerca de 1:30h ainda terá continuação em outras matérias que serão publicadas no decorrer desta semana.
Fotos: C1

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.