Maioria dos mananciais do Pajeú secaram e a previsão é de seca até outubro


Maioria dos mananciais do Pajeú secaram e a previsão é de seca até outubro

Daqui até outubro será de estiagem do Estado de pernambuco. A previsão do trimestre foi divulgado pelos profissionais do Laboratório de Meteorologia do Instituto de meteorologia do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep).
A situação tende a piorar pois o mais recente balanço da Agência Estadual de Águas e Clima – APAC, no último domingo(9), mostra que os reservatórios da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú estão com 0% do volume.
As barragens de Arrodeio (São José do Belmonte), Barra o Juá (Floresta), Chinelo (Carnaíba), Lage do Gato (Afogados), Mãe D’água (Itapetim), São José (Belém de São Francisco), Serrinha e Serraria (Brejinho) já secaram.
O maior volume em metros cúbicos está na Barragem de Cachoeira II, Serra Talhada, com 5.202 metros cúbicos e 24,7% do seu volume, seguida de Saco I, com 3.205 metros cúbicos (8,90%). Apesar de contar o o maior volume de água da região, Serra Talhada conta com dois mananciais: Serrinha e Jazigo contaminados com bactérias cancerígenas.
Ainda segundo os dados da Apac, Brejinho (Triunfo) tem 27% e a Barragem do Rosário, apenas 0,3%. Se considerada a capacidade de todos esses reservatórios, o percentual de reservação na região é de apenas 5,3 %.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.