A imagem surgiu na última semana de julho de 2015 e mostra o que parece ser uma figura humanoide, com pernas compridas e dobradas e com o corpo todo coberto de pelos. O texto que acompanha a fotografia afirma que o estranho ser é um lobisomem e que ele estaria deixando os moradores locais morrendo de medo.
Será verdade que existe um lobisomem no Distrito Federal?
Será que isso é verdadeiro ou falso?
Verdadeiro ou falso?
Diversos jornais e blogs noticiaram o avistamento como se ele tivesse ocorrido em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal que fica a 26 quilômetros de Brasília. O repórter do programa “Balanço Geral DF”, Dionísio Freitas, foi até Ceilândia para tentar descobrir se o bicho teria sido fotografado lá, mas sua visita foi em vão! Ninguém da região deu alguma pista…
Outros sites já afirmaram que a foto havia sido tirada em Franca ou em Botucatu (SP), em Campo Grande (MS), em Ponta Grossa (PR) ou em diversas outras cidade da Bahia e de Sergipe. No entanto, as primeiras postagens feitas com essa imagem do “lobisomem” afirmavam que o bicho teria sido fotografado na cidade paulista de Barra Bonita.
O jornal Folha da Região identificou a rua onde a foto teria sido tirada. De acordo com o Folha da Região, o tal bicho teria sido flagrado na avenida Pedro Ometto, na altura do número 1562.
Abaixo, uma foto do lugar, feita pelo serviço de mapas do Google:
A imagem
A baixa qualidade da fotografia não nos permite uma análise mais apurada do flagrante sobrenatural. Uma ampliação da imagem não ajuda muito:
É sempre muito suspeito que fotos desse tipo são sempre granuladas e com baixíssima resolução. Ainda mais em época em que smartphones com câmeras de boa qualidade são acessíveis a grande parte da população…
O curioso também é que ninguém mais viu, filmou ou fotografou o tal lobisomem (algumas disseram ter visto, mas não dá pra acreditar em depoimentos sem provas).
Conclusão
Não conseguimos descobrir (ainda) quem foi o criador dessa brincadeira, mas a verdade é que o “Lobisomem de Barra Bonita” virou um boato em todo o Brasil, já que muitos afirmam ter visto o bicho na sua cidade (o lobisomem aparece ao mesmo tempo e em cidades diferentes, inclusive).
E-Farsas