Escola Municipal Judite Bezerra promove 1º Mostra de Conhecimento em Jabitacá


Escola Municipal Judite Bezerra promove 1º Mostra de Conhecimento em Jabitacá

Com o objetivo de apresentar a toda comunidade escolar o que foi desenvolvido dentro de sala de aula, durante ano letivo de 2015 por alunos do 1º e 2º ciclos do ensino fundamental, os educadores da Escola Municipal Judite Bezerra organizaram na última sexta-feira (04 ) a I Mostra de Conhecimento com o tema: “Cultura Afro - Brasileira e Indígena Numa Educação Inclusiva”.
A mostra encerra o calendário de atividades pedagógicas vivenciadas ao longo do ano letivo pela instituição de ensino. Os alunos da educação infantil e ensino fundamental apresentaram os trabalhos desenvolvidos, reunindo subtemas que apoiaram o processo educativo, favorecendo a melhoria de aprendizagem.
A culminância foi desenvolvida com apresentações culturais, leitura, poesias, receitas típicas, exposições, salas temáticas, dentre outras atrações.As salas tinham como temas: “A Educação com Inclusão das Diferenças”, “Dialetos” e “Culinária da Cultura Afro-brasileira”.
O Secretário de Educação, Williams Siqueira, que apoia as realizações que acontecem em todas as unidades de ensino, relata: “A educação para a inclusão requer um novo olhar dos educadores e educandos, a união de todos, com respeito, ética e solidariedade, para que surjam novas maneiras de ensinar e aprender, de compartilhar e socializar conhecimentos. Parabéns a equipe gestora, professores, alunos e funcionários que trabalharam para que esse momento pudesse acontecer. Parabéns também as demais unidades de ensino do Município que está finalizando mais um ano letivo de forma positiva. É a educação de Iguaracy que avança cada dia mais”, disse.
Foi um momento de vivenciar a harmonia e a valorização da cultura afro-brasileira, indígena, e outros temas atualmente inseridos em nossa sociedade. Ao que propõe a Lei, a escola tem papel fundamental na propagação dessas idéias. “O Brasil não é um país de relações raciais harmoniosas. Considerando-se nossa sociedade multirracial e multiétnica, profundamente marcada por desigualdades e contradições, ditas e não ditas, podemos observar que praticamente todos os campos da vida social brasileira são marcados por grandes diferenciais raciais. Seja no que diz respeito à educação, saúde, renda, acesso a empregos estáveis, violência ou expectativa de vida, os negros se encontram submetidos às piores condições. Portanto, o debate público e as iniciativas no campo das políticas de governo tem se intensificado para fazer frente a esse conjunto cada vez mais evidente de desigualdades. Neste contexto, a escola é eleita como locus privilegiado para agenciar alterações nessa realidade.” (Trecho do texto introdutório da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da temática História e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio das redes pública e particular do país).

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.