O combate à dengue no Município de Iguaracy conta com o importante reforço de homens do 71º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, de Garanhuns. Eles vão atuar nas residências, junto aos agentes de endemias que já percorrem a região.
A intenção, com a união de forças, é eliminar os focos e possíveis criadouros do mosquito, e orientar a população sobre os devidos cuidados.
Nas atividades de campo, os homens desempenham as mesmas funções dos agentes de endemias que já atuam na localização de possíveis focos da dengue e criadouros do mosquito, e na aplicação de inseticida. Foram traçadas estratégias com a equipe da Secretaria de Saúde e antes de vir para Iguaracy, o grupamento passou por uma capacitação.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o trabalho dos agentes e do Exército depende da colaboração e da efetiva participação da comunidade para ter o êxito desejado. E a ajuda é simples, basta eliminar possíveis pontos de acúmulo de água, tirando do quintal tudo que pode acumular água como baldes, potes plásticos, garrafas. Um mínimo recipiente com água limpa é suficiente para o mosquito depositar seus ovos.
Segundo o Coord. Do setor de Endemias, Manoel Braz da Silva (Maninho), ao todo são 11 militares, 7 agentes de endemias e 4 agentes comunitários de saúde atuando em conjunto, com o suporte de servidores das demais secretarias.
Mesmo com o clima de medo, ainda existe muitos moradores descuidados acumulando objetos passíveis de acumular água parada em seus quintais, o que aumenta os focos do mosquito
Eles estão atuando na fiscalização dos bairros, área central e nos próximos dias também estarão nos distritos. As equipes precisão entrar nas casas dos moradores para verificar a presença de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
Até o momento, uma parte da área central e os bairros São Sebastião, Cohab e o conjunto de casas populares já foi coberto pelos agentes. Algumas residências não puderam ser vistoriadas porque estavam fechadas. Por isso, a Secretaria de Saúde pede à população que receba os soldados e os agentes, para que possam fazer o trabalho. (Por Bruno Júnior)
A previsão é de que o Exército permaneça em Iguaracy até o início de 2016, com pausa no natal e no ano novo, em função do retorno dos militares à Garanhuns durante esses dois períodos.
O acúmulo de latinhas por exemplo, é um risco eminente
Todo o material suscetível a ser criadouro está sendo recolhido de terrenos baldios e ambientes abertos
Clique abaixo e veja todas as imagens
Prevenção
A dengue é uma doença infecciosa febril transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
A Dive orienta que pessoas que estiveram nos últimos 14 dias em uma cidade com presença doAedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentar os sintomas devem procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento.
Entre as recomendações da Dive para evitar a disseminação do vírus da dengue estão evitar usar pratos nos vasos de plantas e, caso utilize, colocar areia nas bordas; guardar garrafas e objetos que possam armazenar água sempre com a abertura virada para baixo.
Também é necessário manter as lixeiras tampadas, bem como as caixas d’água. Plantas que acumulam água, como bromélias, devem ser evitadas. O acúmulo de lixo também deve ser evitado, pois pode se tornar foco do mosquito da dengue.
Além disso, é importante tratar a água da piscina com cloro e limpá-la uma vez por semana; rolos devem ficar fechados e desentupidos. Os potes de comida e de água dos animais devem ser lavados com escova, também semanalmente.