Governador Paulo Câmara sanciona Lei e Capoeira se torna Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco


Governador Paulo Câmara sanciona Lei e Capoeira se torna Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco

O governador Paulo Câmara (PSB) sancionou esta tarde a lei que concede à capoeira o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. A proposta é de autoria do deputado estadual Zé Maurício (PP). A solenidade aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, com a presença do secretário da Casa Civil de Pernambuco, André Campos, da presidente do Conselho Estadual de Cultura, Professora Tereza, do ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti, dos mestres e contra-mestres de capoeira Coca Cola, Galvão, Peu, Macarrão, Dedê, Chê, Melodia e Toupeira e do professor Cajueiro, além do governador e do deputado autor do projeto.
Segundo o parlamentar, a ideia da proposta é que a capoeira tenha o mesmo reconhecimento do Estado e da sociedade, que outros bens do já possuem, como o frevo. "Construído com a participação de diversos segmentos em Pernambuco, a proposta reconhece a capoeira como esporte e também como trabalho social nas comunidades, pelo espírito coletivo da atividade", explicou Zé Maurício.
⏩    Mostrar matéria completa  
O projeto foi elaborado com o apoio do Professor e Doutor, Henrique Kohl, chefe do Departamento de Educação Física da UFPE, Contramestre de Capoeira, que elaborou o estudo técnico-científico que também acompanha o PL. “Estamos vivendo um marco. Consagramos com os viés legais um demanda historicamente acumulada de reconhecimento a nível identidário local", afirmou Kohl.
O governador Paulo Câmara aproveitou a solenidade para anunciar que irá levar a capoeira para as escolas públicas "É uma atividade que traz o bem. Queremos os jovens fazendo capoeira e livre de coisas ruins". Sobre os desdobramentos dessa lei, o governador explicou “esse é um instrumento que protege a memória da nossa cultura. Conversei com o presidente da casa legislativa e o deputado Zé Maurício, fiz questão de sancionar a lei. Tenho certeza que todos os pernambucanos terão orgulho de ter capoeira como patrimônio do nosso estado”, enfatizou.
Em 2008, a capoeira foi reconhecida pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial do Brasil, e em 2014, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A atividade possui uma incontestável riqueza histórica, gestual, musical, ritualística, artesanal, dentre outras acumuladas para a coletividade. A capoeira está atrelada a historicidade brasileira e figura lócus importante para ações-reflexões-ações que transformaram, transformam e podem transformar paradigmas, ou, pelo menos, contribuir para humanizar relações com suas diferentes possibilidades de trato com notórios conhecimentos ancestrais de coletivos que foram e são oprimidos por diferentes tipos de violência.
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
ANÚNCIOS WEB SERTÃO - Veja os anúncios comerciais em nosso Blog (CLICK AQUI)
ELITE DIGITAL FESTAS E EVENTOS - Vai fazer festa? (CLICK AQUI) 
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS