Com déficit de 126 mil doses, governo de PE diz que municípios devem usar estoques para finalizar vacinação contra Covid


Com déficit de 126 mil doses, governo de PE diz que municípios devem usar estoques para finalizar vacinação contra Covid

O governo de Pernambuco informou, nesta segunda (26), aos municípios que os estoques que restaram da Coronavac devem ser usados, prioritariamente, como segunda dose. A recomendação é completar os esquemas vacinais já iniciados contra a Covid-19. O estado informou que o déficit de imunizantes chega a 126 mil doses.
As informações foram repassadas durante reunião entre representantes da Secretaria Estadual de Saúde e dos municípios pernambucanos, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O governo também definiu como serão aplicadas as doses para quem tem doenças-pré-existentes.
O governo disse que a falta de doses está prejudicando a finalização do esquema vacinal. Nesta segunda, Igarassu, no Grande Recife, e Petrolina, no Sertão, suspenderam a campanha por falta de doses.
Sobre o uso dos estoques, o estado afirmou que “a recomendação foi necessária já que a última remessa do imunizante encaminhada pelo Ministério da Saúde (MS) veio aquém do esperado”.
Na sexta-feira (23), Pernambuco recebeu 91.600 doses a menos do que o esperado, segundo o secretário de saúde André Longo.
Na reunião desta segunda, o estado disse que, “caso não haja estoque, os gestores municipais devem fazer o agendamento para quando uma nova remessa chegar, prevista apenas para maio”.
De acordo com o governo, “é imprescindível que, quando houver o imunizante, seja feita a segunda aplicação, garantindo a imunidade”.
Outra definição anunciada nesta segunda foi sobre as ações futuras. “Com esse problema na distribuição da vacina da Coronavac/Butantan pelo governo federal, também ficou decidido que, nas entregas futuras, Pernambuco dividirá os imunizantes para ambas as doses”, afirmou o estado, por meio de nota.
Fonte: G1

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS