Iguaracy agora conta com o Centro de Especialidades, o primeiro para reabilitação pós-Covid no Pajeú.


Iguaracy agora conta com o Centro de Especialidades, o primeiro para reabilitação pós-Covid no Pajeú.

Primeiro na região do Pajeú, o novo Centro de Especialidades de Iguaracy que tratará da reabilitação pós-Covid foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (30) seguindo as recomendações dos protocolos de distanciamento para a pandemia do Coronavírus. Participaram do evento o prefeito do município, Zeinha Torres, a secretária de Saúde, Joaudeni Cavalcante, membros da equipe de governo e vereadores municipais. 

No espaço inaugurado que fica localizado onde era a antiga sede da Secretaria Municipal de Saúde, serão oferecidos tratamentos em diversas especialidades para auxiliar na recuperação das pessoas que foram acometidas pela doença. O local contará com Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia, Assistência Social, Cardiologia e Ultrassonografia. 

O centro está preparado para atender quem, mesmo após a cura, permanece com sequelas respiratórias, motoras ou emocionais.
Os sintomas mais comuns para quem já teve o Covid-19 são a fadiga e a falta de ar, relacionadas ao comprometimento muscular e da função pulmonar, mas vários outros sintomas são relatados pelos pacientes, como dores de cabeça, perda de olfato e paladar (temporária ou duradoura) queda de cabelos, tonturas, palpitações, tromboses, sintomas neurológicos como dificuldade de linguagem, raciocínio e memória, além de manifestações psiquiátricas como ansiedade, depressão e estresse pós-traumático. Todos estes sintomas e outros que surgirem serão tratados no novo Centro de Especialidades do município.
O prefeito Zeinha disse que estar orgulhoso em Iguaracy ser um dos primeiros municípios do Pajeú a oferecer este tipo de serviços. Disse que durante a sua gestão não medirá esforços para trazer mais saúde e qualidade de vida para toda a população. 
Apesar da dificuldade que Iguaracy vem encontrando na contratação de médicos neste período de pandemia, não só Iguaracy, mas todos os municípios do Sertão, a contratação dos mais diversos profissionais da saúde com um atendimento sempre presente e humanizado podem fazer uma grande diferença no tratamento dos pacientes do município.
Conheça um pouco sobre cada especialidade e os serviços em atendimento pós-Covid:
Fisioterapeuta
– Reabilitação do pulmão: melhorar a oxigenação e a ventilação pulmonar;
– Mobilização dos pacientes: evitar desconforto muscular e o atrofiamento.
Nutricionista
– Ajudar na prevenção, tratamento e na recuperação do paciente através de uma alimentação saudável.
Psicólogo
– Amenizar os efeitos do diagnóstico positivo da doença para o paciente e os familiares.
Fonoaudiólogo
– Investigar e tratar problemas de deglutição, alterações vocais e função olfativa
Educador Físico
– Fortalecimento muscular. (Trabalho realizado em parceria com a Academia da Saúde)
Para quem precisar destes serviços, a marcação para o atendimento será feito no próprio Centro de Especialidades, inclusive a marcação para radiografia na nova Sala de Raio-X inaugurada recentemente no município.
O local atenderá pacientes de todas as faixas etárias e funcionará de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 13h e haverá ainda atendimentos no período da tarde conforme for sendo agendado horários com os pacientes. 

A secretária de Saúde do município, Joaudeni Cavalcante, pede a todos os iguaracienses que foram infectados pelo novo coronavírus e que após o período de isolamento ou internamento ainda permaneceram sentido qualquer tipo de mal-estar, que procurem ter acesso aos tratamentos para as principais sequelas deixadas pela Covid-19. Segundo a secretária, realizar o tratamento precoce é fundamental para evitar o agravamento da doença e minimizar os efeitos causados por ela.

Com a criação deste Centro de Especialidades para reabilitação pós-Covid, o município estará dando mais um importante passo na humanização do atendimento à saúde, em Iguaracy. 
Essa é mais uma inovação do Governo do Prefeito Zeinha Torres e do vice-prefeito Dr. Pedro Alves e que foi entregue a população durante as comemorações dos 100 dias da gestão 2021-2024.
Veja imagens do espaço inaugurado nesta sexta:

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS