Projeto de arborização busca melhorar ambientes escolares no município de Iguaracy.

 
Os problemas ambientais tiveram um crescimento acentuado nos últimos tempos. Pensando nisso, o Governo Municipal de Iguaracy, juntamente com professores, alunos e comunidade escolar, decidiram através de reflexão e debates sobre esta temática, buscar alternativas e soluções para valorizar e melhorar o ambiente em que vivemos.
 
Pensando numa temática que contemple a realidade do aluno a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Diretoria de Meio Ambiente optou por desenvolver um trabalho sobre meio ambiente que tem como tema: “Sementes Nossas: Cruzando os Sertões da Mata Branca”. 
O projeto se estenderá as 14 unidades Escolares do município desde a Etapa da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e EJAI, onde o organismo vivo está inserido: professores, alunos, funcionários, gestores, coordenadores, pais e/ou responsáveis. 
 
Sendo assim, as áreas de intervenção e sensibilização serão as unidades escolares que funcionam tanto na área urbana quanto rural.
 
Aproveitando a realização do Programa Governo Itinerante que acampou na Escola José Luiz de França na comunidade da Lagoa Nova, as equipes envolvidas no projeto, realizaram um momento especial com a participação do prefeito Zeinha Torres onde foi plantado um pé de Ipê no pátio da unidade escolar.
Diante do acompanhamento e observações realizadas nas referidas unidades escolares ficou evidente que um dos problemas que acomete a qualificação e o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem está em relação a sensibilização ambiental por parte dos educandos e boa parte do grupo funcional das referidas escolas. 
Além da falta de percepção ambiental sustentável está o problema da climatização das escolas, dessa forma o presente projeto visa oportunizar uma sensibilização ambiental a partir das dinâmicas de jardinagem e arborização para gerar um ambiente saudável para que possa garantir uma melhoria no processo de ensino aprendizagem para que assim, a educação seja alcançada de maneira horizontal, onde a qualidade educacional seja primada nos eixos de qualidade, equidade e inclusão de forma que contribua para a formação do cidadão centrado no aluno como seres protagonistas. 

Entende-se que para que a comunidade escolar possa ter melhor harmonia com o ambiente natural é fundamental que haja um espaço organizado e esteticamente agradável. Com o intuito de sensibilizar e motivar crianças/alunos a trabalhar em equipe, preservar e organizar o espaço escolar, assim surge a necessidade de elaborar um projeto interventivo que venha contribuir no envolvimento contínuo do corpo docente e discente, proporcionando-lhes uma aprendizagem de sensibilização, desenvolvendo o senso crítico para que o aluno valorize a cultura local e de promoção da convivência humana e da qualidade de vida, além da sua formação humana na escola.

ANÚNCIOS WEB SERTÃO - (87) 98821-5232