Projeto de arborização busca melhorar ambientes escolares no município de Iguaracy.


Projeto de arborização busca melhorar ambientes escolares no município de Iguaracy.

 
Os problemas ambientais tiveram um crescimento acentuado nos últimos tempos. Pensando nisso, o Governo Municipal de Iguaracy, juntamente com professores, alunos e comunidade escolar, decidiram através de reflexão e debates sobre esta temática, buscar alternativas e soluções para valorizar e melhorar o ambiente em que vivemos.
 
Pensando numa temática que contemple a realidade do aluno a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Diretoria de Meio Ambiente optou por desenvolver um trabalho sobre meio ambiente que tem como tema: “Sementes Nossas: Cruzando os Sertões da Mata Branca”. 
O projeto se estenderá as 14 unidades Escolares do município desde a Etapa da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e EJAI, onde o organismo vivo está inserido: professores, alunos, funcionários, gestores, coordenadores, pais e/ou responsáveis. 
 
Sendo assim, as áreas de intervenção e sensibilização serão as unidades escolares que funcionam tanto na área urbana quanto rural.
 
Aproveitando a realização do Programa Governo Itinerante que acampou na Escola José Luiz de França na comunidade da Lagoa Nova, as equipes envolvidas no projeto, realizaram um momento especial com a participação do prefeito Zeinha Torres onde foi plantado um pé de Ipê no pátio da unidade escolar.
Diante do acompanhamento e observações realizadas nas referidas unidades escolares ficou evidente que um dos problemas que acomete a qualificação e o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem está em relação a sensibilização ambiental por parte dos educandos e boa parte do grupo funcional das referidas escolas. 
Além da falta de percepção ambiental sustentável está o problema da climatização das escolas, dessa forma o presente projeto visa oportunizar uma sensibilização ambiental a partir das dinâmicas de jardinagem e arborização para gerar um ambiente saudável para que possa garantir uma melhoria no processo de ensino aprendizagem para que assim, a educação seja alcançada de maneira horizontal, onde a qualidade educacional seja primada nos eixos de qualidade, equidade e inclusão de forma que contribua para a formação do cidadão centrado no aluno como seres protagonistas. 

Entende-se que para que a comunidade escolar possa ter melhor harmonia com o ambiente natural é fundamental que haja um espaço organizado e esteticamente agradável. Com o intuito de sensibilizar e motivar crianças/alunos a trabalhar em equipe, preservar e organizar o espaço escolar, assim surge a necessidade de elaborar um projeto interventivo que venha contribuir no envolvimento contínuo do corpo docente e discente, proporcionando-lhes uma aprendizagem de sensibilização, desenvolvendo o senso crítico para que o aluno valorize a cultura local e de promoção da convivência humana e da qualidade de vida, além da sua formação humana na escola.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS