Saiba de onde vêm as formigas de asa e porque elas aparecem quando chove


As formigas de asa ficam nas paredes e em torno de lâmpadas quando chove. Da classe Insecta, essas formigas tão indesejáveis podem ser de qualquer espécie, já que quase todas as espécies de formigas podem ter asas.
Por que as formigas de asa aparecem quando chove?
A época de chuvas é propícia para a multiplicação de vários insetos, e, por isso, neste período as formigas aproveitam para se deslocar a novos espaços e fundar um novo ninho. Para isso, é necessário que elas escavem a superfície escolhida, como o solo.
No entanto, durante os meses de calor, o solo fica duro e seco. Dessa forma, é preciso que haja alguma umidade para amolecê-lo e permitir que as formigas cabem as fundações de sua nova colônia.
Ao sentirem a aproximação da chuva, as formigas, então, se preparam para fundar novas colônias. O deslocamento, além de ter função territorial, também tem interesse reprodutivo.
O que leva as formigas para as casas?
Por precisar de um pouco de umidade para a fundação das novas colônias, casas que possuem lixo acumulado ou cantos com acúmulo de água podem ser vetores de atração destes insetos.
Além disso, como são fotossensíveis, as luzes das residências as atraem. Por fim, o excesso de umidade é prejudicial e, por isso, uma casa se torna um abrigo perfeito para estes insetos.
COMO PREVENIR
Marcus Bevilaqua esclarece que, geralmente, os 'bichinhos da chuva' são atraídos pelas luzes branca e amarela. Apagar a lâmpada diminui o aparecimento dos insetos, mas não os afastam totalmente. "Mesmo em casa escura e sem lâmpadas, eles podem aparecer se tiverem parceiros. Eles só querem acasalar",
Os insetos gostam de ambientes fechados. Portanto, para dificultar a entrada deles, use telas ou procure manter poucas luzes acesas e fechar as janelas no fim da chuva. Outra dica importante, é evitar o acúmulo de água parada em pneus, baldes, garrafas entre outros. Verifique o seu quintal para se certificar de que não há água parada, retire esses objetos de lugares em que possam encher de água com a chuva, já que eles podem atrair outros insetos e mosquitos.
O uso de ventiladores e até do ar-condicionado também pode espantar os mosquitos, que não gostam de ficar em locais de temperatura baixa.

Betano: Apostas Esportivas - Faça seu Jogo Online

ANÚNCIOS WEB SERTÃO - (87) 98821-5232