Parlamento da Ucrânia aprova estado de emergência


O Parlamento da Ucrânia aprovou nesta 4ª feira (23.fev.2022) a declaração de estado de emergência por 30 dias no país. A medida havia sido anunciada pelo secretário do Conselho de Segurança Nacional ucraniano, Oleksiy Danilov, e precisava da aprovação do legislativo. O prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias.
O decreto vale para toda a Ucrânia, exceto as províncias de Donetsk e Luhansk, na região de Donbass, no leste ucraniano. A área já está em estado de emergência desde 2014.
O decreto foi aprovado por 335 dos 450 deputados –eram exigidos ao menos 226 votos favoráveis. O Congresso ucraniano é unicameral: as decisões legislativas no país são debatidas pelo Conselho Supremo da Ucrânia (Verkhovna Rada).
Segundo o secretário, caberá às comissões regionais decidir sobre as medidas de segurança a ser adotadas. Os grupos de fiscalização serão formados por autoridades locais e representantes estaduais. “Poderão ser restrições a certas movimentações de transportes, inspeção adicional de veículos e a verificação de determinados documentos de pessoas físicas”, afirmou Danilov.
A tensão entre a Ucrânia e a Rússia foi agravada ao longo desta semana depois que Vladimir Putin reconheceu a independência das autoproclamadas “repúblicas populares” de Donetsk e Luhansk e ordenou o envio de tropas russas às regiões para “assegurar a paz”. O governo da Rússia também estabeleceu relações diplomáticas com as províncias.
Fonte: Poder 360

Betano: Apostas Esportivas - Faça seu Jogo Online

ANÚNCIOS WEB SERTÃO - (87) 98821-5232