Dormir mal tem um custo. Veja doenças associadas ao sono ruim


Dormir mal tem um custo. Veja doenças associadas ao sono ruim

Seguir uma rotina com noites de sono de qualidade é fundamental para regular a saúde do organismo. Estudos já consolidados mostram que ele ajuda no equilíbrio mental, físico e emocional. Por outro lado, o sono desregulado pode prejudicar, e muito, o sistema de defesa do corpo humano.
A curto prazo, uma noite de sono mal dormida costuma causar irritabilidade excessiva, lentidão de raciocínio, cansaço, falta de atenção e de memória.
A longo prazo, dormir menos do que o necessário para restaurar o organismo aumenta o risco de doenças metabólicas, como obesidade e diabetes, e cardiovasculares, incluindo hipertensão arterial, pressão alta, infarto e derrame cerebral.
Além disso, o hábito aumenta o risco de desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, mau desempenho profissional e maiores chances de acidentes automobilísticos devido a queda do estado de alerta. “As consequências são consideradas graves”, afirma Nilson André Maeda, médico do sono e otorrinolaringologista do Hospital Paulista.
Entre os motivos que podem afetar o sono, o médico destaca problemas psiquiátricos, como ansiedade e depressão, e os distúrbios do sono, como a insônia e a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), que afeta cerca de 33% da população adulta no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.
“Pessoas roncadoras, que vivem sonolentas e têm um sono fragmentado e não reparador, necessitam da avaliação de um especialista em medicina do sono, pois podem sofrer de apneia do sono”, alerta Maeda.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), encomendada pela biofarmacêutica Takeda, em 2020, mostrou que 65% dos brasileiros têm baixa qualidade de sono. Cerca de 34% destas pessoas afirmaram ter insônia.
Apesar dos prejuízos diários, apenas 7% se dispõe a procurar ajuda médica quando apresenta dificuldades para dormir.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS