FLORESTA ENCONTRADA EM CAVERNA SUBTERRÂNEA NA CHINA TEM ÁRVORES DE 40 METROS DE ALTURA


FLORESTA ENCONTRADA EM CAVERNA SUBTERRÂNEA NA CHINA TEM ÁRVORES DE 40 METROS DE ALTURA

A quase 200 metros debaixo da terra, ecossistema conseguiu se desenvolver e atingir 5 milhões de metros cúbicos
Cientistas encontraram na China uma floresta subterrânea gigantesca dentro de uma montanha. O ecossistema impressionante está situado em um sumidouro de 306 metros de comprimento, 150 metros de largura e 192 metros de profundidade. Segundo os pesquisadores, existem três entradas diferentes para a caverna e as árvores antigas alcançam praticamente os 40 metros de altura.
Paisagem cárstica:
Os engenheiros do Instituto de Geologia Karst afirmaram que o buraco na montanha ultrapassa 5 milhões de metros cúbicos, por isso está incluído na categoria de grande sumidouro, e que uma floresta primitiva perfeitamente preservada cresce em seu fundo. Esses tipos de cavernas, segundo os especialistas, são conhecidas com o nome de paisagem cárstica e representam um tipo de geografia bastante comum na região autônoma de Guangxi Zhuang, nas proximidades da vila de Ping'e, no município de Leye.
Esses sumidouros gigantes, que na China são popularmente conhecidos como Tiankengs (poços celestiais), são tecnicamente poços gigantes caracterizados geologicamente por surgirem como resultado de deslizamentos de terra em regiões cársticas. Esse tipo de formação também é encontrado em diferentes regiões do mundo, como o México e Papua Nova Guiné. George Veni, do Instituto Nacional de Pesquisa de Covas e Karst (NCKRI), nos Estados Unidos, explicou que no sul da China a topografia é propensa à formação de grandes sumidouros e cavernas com paisagens que parecem nascidas em outro mundo.
A formação das paisagens cársticas se dá principalmente pela dissolução do leito rochoso, especialmente pela passagem de água da chuva, que é mais ácida e capta dióxido de carbono durante sua passagem pelo solo, o que aumenta sua acidez. Com o passar do tempo, a água goteja, se precipita e finalmente flui através das rachaduras do leito rochoso, ampliando-as gradativamente até que se tornem túneis completamente vazios. Se a câmara formada dentro de uma caverna alcança as dimensões suficientes, o teto colapsa pouco a pouco até formar enormes sumidouros, como o da caverna descoberta, muitos dos quais formam regiões hoje protegidas pela UNESCO como patrimônios mundiais da humanidade.

Por History Channel Brasil em Maio de 2022

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS