Velocidade do carro pode ser uma forma de economizar combustível no veículo, segundo especulações


Velocidade do carro pode ser uma forma de economizar combustível no veículo, segundo especulações

Motoristas em todo o Brasil acreditam que a velocidade seja um divisor de águas na hora de poupar combustível no veículo
A maioria das pessoas no Brasil acreditam que, se andarem em velocidade lenta com um veículo, pode ser que certa quantidade de combustível seja poupada. Porém, essa é uma dúvida que permeia a mente dos indivíduos, uma vez que não há comprovação para tal pensamento. Essa questão aparece muito atualmente dados os preços elevados do gás e do etanol. Logo, qualquer estratégia que proporcione uma economia financeira traz benefícios para os consumidores dos combustíveis.
Velocidade economiza combustível?
Segundo o site Edital Concursos Brasil, naturalmente, se o motorista for mais rápido com o veículo, este irá gastar um volume maior de combustível e não ao contrário, como pensam. Percebe-se que quanto mais energia um motor precisa, maior é sua dependência de combustível, por isso determinar uma velocidade que seja declarada “a que economiza combustível” é uma afirmação controversa.
Dito isso, é notório que não há uma única velocidade universalmente aceita que é garantia de gastar menos combustível, seja com qualquer tipo de combustível, álcool, etanol ou gasolina. Isso ocorre porque cada tipo de veículo possui potências e motores diferentes dos demais veículos, e esse fato dificulta ainda mais a se chegar em uma conclusão sobre a velocidade específica que economize combustível.
Para ilustrar, podemos fazer uma analogia simples entre um carro esportivo e um carro popular 1.0 flex. Logicamente, o automóvel esportivo pode alcançar uma velocidade maior sem precisar gastar mais combustível, ao contrário do que ocorre com um veículo popular 1.0.
Considerando que a maior parte dos brasileiros possui carros populares, a questão é a seguinte: Será que existe uma velocidade específica que ajude um carro popular 1.0 a economizar combustível?
Especialistas acham uma velocidade padrão para carros populares economizarem
Segundo alguns especialistas no assunto, um carro do tipo popular não deve ultrapassar 70 km por hora, porém não recomenda-se também que se dirija a menos de 40 km por hora. Ou seja, para aqueles que desejam economizar pelo menos um pouco de combustível, o ideal é que a velocidade do veículo permeie entre os 50 e os 60 km por hora.
Porém, é válido salientar que a média de velocidade exposta acima se refere aos carros que estejam fazendo trajetos dentro de cidades e centros urbanos. Se esse não for o objetivo principal, aconselha-se a permanecer com a velocidade entre os 80 e os 100 km por hora.
No que tange às marchas do carro, a que mais economiza dentro da cidade e dos centros urbanos é a quarta, e quanto as estradas, a que mais gera economia é a quinta (considerando um carro que possua cinco marchas).
Fatores internos do carro podem influenciar no uso do combustível
Segundo dados, quanto mais em dia estiver a manutenção do veículo, mais o combustível vai ser economizado. Essa ação evita que o motor consuma mais combustível.
Também, é de suma importância supervisionar e checar regularmente os filtros de ar, óleo e as velas, e, se for preciso, realizar a troca desses componentes.
As velas são as responsáveis por realizar a queima do combustível dentro no motor. Por isso, quando elas estão com problemas, a queima de combustível fica irregular, podendo comprometer a performance do veículo e aumentar consideravelmente o consumo de gasolina.
Por isso, é importante lembrar de sempre manter a manutenção do veículo em dia e, se necessário, realizar a troca das peças.
O sistema de ar-condicionado também está diretamente ligado ao consumo de combustível, podendo chegar até 10% do consumo, tornando mais viável economicamente manter as janelas abertas durante o percurso no veículo.
Porém, se o percurso que o veículo estiver fazendo for na estrada, principalmente em velocidade acima de 80 km/h, o vento irá criar uma enorme resistência que empurra o carro em direção contrária à que ele está indo.
Essa resistência negativa que o carro está sofrendo exige que o motor do veículo trabalhe com mais força para ir contra o vento, ou seja, faz com que o carro gaste mais combustível. Dito isso, nesse caso em específico, o recomendando é usar o ar-condicionado que é economicamente mais viável do que manter as janelas abertas durante a viagem.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS