Vacina de spray nasal: entenda o imunizante que pode acabar com a pandemia


Vacina de spray nasal: entenda o imunizante que pode acabar com a pandemia

O InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), desde o final de 2021 está desenvolvendo e testando uma possível vacina em spray, contra a Covid-19. A ideia é que, dessa maneira, o combate à pandemia fique mais eficiente, diminuindo a transmissão do coronavírus.
Segundo os responsáveis pelo desenvolvimento do novo imunizante, a vacina em spray pode revolucionar o atual panorama da Covid-19 no mundo. Além da mudança na forma de administração, os componentes utilizados e o veículo que os transporta são as grandes novidades.
Até o momento, os testes demonstraram aumento de anticorpos IgA e IgG, além de uma melhora da resposta celular protetora. “Estamos esperançosos nos resultados clínicos desta vacina em spray, pois todos os testes que nos propomos a fazer têm nos mostrado importantes conquistas no combate ao vírus”, diz o pesquisador chefe do estudo, Dr. Jorge Kalil, diretor do Laboratório de Imunologia do InCor e professor Titular da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP).
Vantagens da vacina em spray e a diferença para os imunizantes convencionais
De acordo com os pesquisadores, caso aprovada, a vacina em spray mudará a maneira de combater a propagação de Covid-19 e potencializará o combate ao coronavírus. “O vírus entra no organismo pelo nariz, infectando a mucosa. O nosso foco é criar uma vacina que atue diretamente no sistema respiratório, fortalecendo a resposta imune de toda essa região, de forma a evitar a cadeia de infecção do indivíduo, desenvolvimento da doença e transmissão para outras pessoas”, conta o Dr. Kalil.
As vacinas convencionais usam uma proteína do vírus para induzir o organismo a produzir anticorpos contra o coronavírus. Já o imunizante em spray é feito a partir de pepitídios sequenciais, também derivados de partículas do Sars-Cov-2. A nova formulação ainda se demonstrou capaz de atravessar cílios e muco presentes no nariz. Fator que facilita a chegada dos seus componentes às células do corpo.
“O coronavírus vai persistir na sociedade. Sabe-se que as vacinas atualmente em uso não garantem a proteção por longos períodos, sendo necessário um reforço vacinal. Com isto, poderemos analisar o efeito de potencializar a resposta imune”, esclarece o Dr. Kalil.
Estudo chinês aponta segurança e eficácia de outra vacina inalável
Outras pesquisas também indicam que a vacina em spray, aplicada diretamente no nariz, pode ser uma tendência. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores chineses, o imunizante inalável, Convidecia, demonstrou segurança e eficácia em testes realizados. As conclusões da pesquisa foram publicadas recentemente pela revista científica inglesa The Lancet Respiratory Medicine.
Os participantes que receberam a vacina inalável apresentaram de 18 a 24 vezes mais capacidade de neutralização cruzada para a variante Delta em comparação com aqueles que receberam um reforço homólogo com a vacina de vírus inativado 28 dias após um reforço.
Fonte: Terra

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS