3 milhões têm cartão Auxílio Brasil; nome Bolsa Família fica para trás


3 milhões têm cartão Auxílio Brasil; nome Bolsa Família fica para trás

O novo cartão do Auxílio Brasil começou a ser entregue aos beneficiários de todo o país no final do mês de junho. Já foram enviadas 3,2 milhões de unidades a famílias que foram incluídas no programa – criado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) no fim de 2021 em substituição ao antigo Bolsa Família, que havia sido instituído em 2003, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era presidente.
O Ministério da Cidadania, que coordena a operação, pretende distribuir 6,6 milhões de cartões até o fim de 2022.
O cartão entregue no mês passado apresenta a logo do programa social e do ministério, junto com um chip. O beneficiário pode usá-lo para fazer compras em débito automático e sacar parte ou todo o benefício na Caixa e em bancos 24 horas.
Antes de iniciar a distribuição em todo o país, o governo testou os novos cartões com a distribuição de um lote “piloto” de 40.000 cartões para beneficiários no Distrito Federal. Esse lote distribuído na capital, bem como os antigos cartões, continuam válidos.
Segundo o governo, a tecnologia de chip de contato torna o cartão mais seguro, diminuindo os riscos de clonagem.​
Antes da entrega do cartão, era possível fazer a movimentação do benefício pela conta criada na Caixa Econômica Federal.
Para que serve o novo cartão?
Para quem recebe o benefício por meio de conta poupança social digital.
Como solicitar?
O novo cartão não precisa ser solicitado. É distribuído gratuitamente a quem já está no programa. A preferência é para quem entrou em dezembro de 2021. Os demais seguem com o cartão do Bolsa Família, que pode ser usado apenas para saque do benefício.
Como é enviado?
O cartão é enviado por Correio. É possível acompanhar o envio do cartão ligando na Central de Atendimento da Caixa, no telefone 0800 104 0104 ou 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, ou nas agências do banco.
O antigo cartão do Bolsa Família é válido?
Os cartões do antigo programa social continuarão válidos, de acordo com o governo.
Que informações estão presentes no cartão?
O cartão contém as seguintes informações na parte da frente:identificação do Programa Auxílio Brasil;
número do cartão;
NIS (Número de Identificação Social) do RF (Responsável Familiar);
nome do RF;
validade do cartão;
número da conta.
Na parte de trás:canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
nomes da Caixa e do Ministério da Cidadania;
bandeira do Caixa Aqui;
QR Code;
bandeira do banco 24Horas; e
bandeira da Elo ou Visa.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS