Conass pede que Ministério da Saúde declare emergência para varíola dos macacos


Conass pede que Ministério da Saúde declare emergência para varíola dos macacos

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) pediu ao Ministério da Saúde nesta quinta-feira (11), que a varíola dos macacos seja declarada uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Nacional (Espin).
Em comunicado enviado ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o órgão afirma que os casos da doença crescem rapidamente no Brasil, o que justificaria a sugestão.
“Em 25 de julho tínhamos o registro de 813 casos confirmados e já no dia 08 de julho tínhamos o registro de 2.293 casos acumulados. Um aumento de 182% em 2 semanas”, diz o documento.
O Conass também afirma que o Brasil deve considerar as posições da Organização Mundial da Saúde, que declarou a nova varíola como emergência global em 24 de julho.
A indisponibilidade de vacinas para prevenir a doença também é destacada pelo conselho.
Em 2020, uma Espin foi declarada para a pandemia de Covid-19.
O Brasil confirmou 2.004 casos de varíola dos macacos até última sexta-feira (05). Segundo dados do Ministério da Saúde, o Estado com mais infectados é São Paulo, com 1.501. Rio de Janeiro (230), Minas Gerais (81) e Goiás (38) vêm na sequência.
Até quinta-feira, o Brasil confirmou uma morte causada pela doença, em Minas Gerais. Segundo o Ministério da Saúde, o paciente tinha a imunidade comprometida por outros problemas de saúde. Desde maio, o mundo tem o maior surto do vírus fora da África.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS