A equipe de campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) investiu R$ 1,5 milhão em anúncios no Google desde o início da campanha, em 16 de agosto. Ao menos 244 peças políticas foram impulsionadas, principalmente no YouTube. Os dados são da biblioteca de anúncios do Google, de 23 de junho – data em que a ferramenta foi lançada – a 30 de agosto de 2022.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) gastou R$ 846 mil em 23 anúncios no Google. O chefe do Executivo deu início aos impulsionamentos antes de Lula (PT), em 23 de julho de 2022. Os dois candidatos que lideram as pesquisas eleitorais preferiram investir em estados do sudeste.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) gastou R$ 846 mil em 23 anúncios no Google. O chefe do Executivo deu início aos impulsionamentos antes de Lula (PT), em 23 de julho de 2022. Os dois candidatos que lideram as pesquisas eleitorais preferiram investir em estados do sudeste.
Eis o quanto investiram os outros candidatos ao Planalto:
- Simone Tebet (MDB) 98 — R$ 319 mil
- Ciro Gomes (PDT) — R$.500
- Luiz Felipe D’Ávila (Novo) — R$ 7.000
- Soraya Thronicke (UB) — R$ 500
Os dados sobre investimentos no Google estão disponíveis há um mês, desde que a ferramenta de transparência do Google foi lançada. Faz parte da parceria da plataforma com o Tribunal Superior Eleitoral para “ajudar na integridade das eleições”.
O acordo foi formalizado para combater a desinformação e a disseminação de notícias falsas durante o processo eleitoral de 2022.