Descoberto um fóssil que pode ser um esqueleto de dinossauro completo com pele intacta

De acordo com o o The National, o fóssil exposto da grande espécie de “bico de pato” foi encontrado em uma encosta no Dinosaur Provincial Park, em Alberta, Canadá

No momento, tudo o que é visível do fóssil é uma porção da cauda do dinossauro e da perna traseira direita, mas os pesquisadores Brian Pickles, da Universidade de Reading, e Caleb Brown, do Royal Tyrrell Museum, explicaram que a maneira como o fóssil está organizado sugere o esqueleto está na posição sentada – e pode estar totalmente preservado dentro da colina.

“Esta é uma descoberta muito emocionante e esperamos concluir a escavação nas próximas duas temporadas de campo”, disse Pickles. “Com base no pequeno tamanho da cauda e do pé, é provável que seja um jovem. Embora os dinossauros adultos bico de pato estejam bem representados no registro fóssil, os animais mais jovens são muito menos comuns. Isso significa que a descoberta pode ajudar os paleontólogos a entender como os hadrossauros cresceram e se desenvolveram.”
Um close da pele fossilizada do hadrossauro | Royal Tyrrell Museum of Paleontology/PA News

A maioria dos ossos de dinossauros encontrados em museus são modelos de fósseis encontrados no campo com base no que os pesquisadores conseguiram reunir, mas a descoberta de um esqueleto totalmente intacto pode fornecer aos cientistas um conhecimento crucial para entender não apenas como esses dinossauros eram, mas como eles se desenvolveram.

“Os fósseis de hadrossauros são relativamente comuns nesta parte do mundo, mas outra coisa que torna este achado único é o fato de que grandes áreas do esqueleto exposto estão cobertas de pele fossilizada”, disse Brown. “Isso sugere que pode haver ainda mais pele preservada dentro da rocha, o que pode nos dar mais informações sobre como era o hadrossauro”.
De acordo com o Daily Mail , os hadrossauros são conhecidos como “bico de pato” devido à aparência grande, plana e semelhante a um bico nos ossos de seus focinhos. O próprio nome hadrossauro deriva do grego antigo para “lagarto robusto”.

Uma ilustração que mostra como os pesquisadores acreditam que alguns hadrossauros se pareciam.

Eles eram grandes herbívoros, vivendo durante o período cretáceo tardio entre 65 e 75 milhões de anos atrás, variando de aproximadamente 6 e 8 metros de altura e pesando entre 2 e 4 toneladas.

Pickles e sua equipe inicialmente encontraram os fósseis durante uma viagem de reconhecimento da escola de campo em 2021, quando um membro da tripulação voluntária chamado Teri Kaskie notou um pequeno pedaço do esqueleto projetando-se da encosta.

“Eu imediatamente fui até Brian e [disse] que você precisa vir dar uma olhada nisso! E como se viu, foi algo muito legal”, disse Kaskie à CBC .