Período chuvoso começa em janeiro no Sertão, mas municípios em Pernambuco já sofrem com alagamentos


Período chuvoso começa em janeiro no Sertão, mas municípios em Pernambuco já sofrem com alagamentos

Fortes chuvas atingiram 11 municípios entre a Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco, deixando 541 desalojados e desabrigados em todo o estado. Uma das cidades atingidas foi Petrolina, que fica localizada às margens do Rio São Francisco, no Sertão pernambucano. Os temporais provocaram alagamentos.

O bairro de Serrote do Urubu foi uma das áreas atingidas na cidade, e esta não foi a primeira vez. Há tempos, moradores reclamam de falta de saneamento e das ruas sem asfalto. Como aponta o pescador e presidente da associação de moradores do Serrote do Urubu, Emanuel Carvalho de Brito: “A zona rural é um pouco abandonada do foco da mídia, do foco do governo municipal. Então, aqui o impacto é grande, porque as pessoas que trabalham ficam com as dificuldades que todos têm de sair de casa, e aqui a dificuldade aumenta, porque não temos saneamento e nem calçamento nas ruas”.

Na comunidade Vila da Paz, também em Petrolina, as chuvas invadiram as casas e os moradores tiveram que entrar na água para escapar. A moradora Cosma de Souza fala que já chegou a adoecer por causa disso. “Onde eu moro é o canto mais precário que eu estou, porque a água sempre vai para lá, entra em casa. Viver aqui é difícil, é muito ruim, já cheguei a adoecer por causa da água na qual tenho que andar”, destaca.

A previsão é de mais chuvas

Em cidades do Sertão, como Petrolina, por exemplo, essa é uma época de transição entre o período seco e a época de chuva, que acontece a partir de janeiro. A meteorologista Zilurdes Lopes, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) explica: “Para o sertão já é período de aumento de chuva na região, porque, no sertão, novembro e dezembro já é pré-estação e janeiro já começa o período chuvoso de lá. Aqui na região Nordeste, a gente faz a reunião climática com todos os estados, e, na reunião do mês passado, para a região do sertão, principalmente a região do extremo oeste do sertão, já tem uma previsão climática com chuva de normal a acima da média para a região do sertão”.

Para quem precisar de alojamento ou tiver algum problema relacionado às fortes chuvas na região, é só entrar em contato com a Abordagem Social através do número (87) 98838-7979, ou com a Defesa Civil do município através do (87) 981426014.
- Via PE Notícias

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS