Lindo cenário junino reacende discussão sobre o São João do Gonzagão ser apenas no centro da cidade


Lindo cenário junino reacende discussão sobre o São João do Gonzagão ser apenas no centro da cidade

Participando dos eventos juninos ou até mesmo entre amigos e no seio familiar, é comum escutar um ou outro comentar que o São João de antigamente, focado apenas no centro da cidade, era bem melhor. Na época, as comunidades e até mesmo os distritos tinham uma noite dedicada nos eventos e desciam para o centro da cidade para se apresentarem nos momentos culturais que antecediam os shows musicais. Nunca esqueci de uma determinada noite, a noite dedicada a comunidade da "Coruja", nosso amado distrito de Irajaí, onde os senhores e as senhoras da comunidade, chegaram no espaço com seus candeeiros acessos e fizeram uma linda apresentação cultural. E assim eram os festejos de antigamente.

Porém, em dado momento da história de Iguaracy, uma gestão municipal, não importa qual, decidiu descentralizar as festas do São João do Gonzagão para os bairros e a atual gestão do prefeito Zeinha já "pegou o barco andando" e não quiz interferir na tradição já posta, porém, até hoje, uma parcela da população é inconformada que as comemorações do São João na Praça Antônio Rabelo tenha sido reduzida para se espalhar pelos bairros junto com a criação dos então "cafés da manhã", que também virou uma tradição.

Vale salientar, que antigamente as apresentações no centro da cidade eram apenas de forró genuíno, o famoso pé de serra que acontecia em um PALHOÇÃO que não era tão grande, porém muito aconchegante. Na época não havia a atual cobrança por "bandas grandes", de renome, que ao meu ver, serve apenas para lotar o pátio de evento com pessoas desconhecidas (não que seja contra), impossibilitando de dançar e em alguns casos, prejudicando até a locomoção.

A atual gestão do prefeito Zeinha Torres e do secretário de Cultura e Turismo Edjanilson Rodrigues,  de forma sensata, tem buscado priorizar nas festas juninas apenas bandas locais e regionais de forró, típicas da época, já as bandas maiores e de renome nacional, estão sendo postas apenas nas festas tradicionais de padroeiro.

Lembrando que em Iguaracy, dentro de um ano, foram nada mais e nada menos que 40 NOITES DE FESTAS que a Secretaria de Cultura teve que organizar e realizar. Vamos as contas: foram 10 noites na Festa de Agosto em Jabitacá, 3 noites na Festa de Setembro da Caatingueira, 1 noite na Festa de Outubro na Lagoa Nova, 10 noites na Festa de Janeiro em Iguaracy, 3 noites na Festa de Março em Irajaí, 3 noites na Festa de Maio no Picos e agora 10 noites nas festas juninas do município! Em um ano que tem apenas doze meses, mais de um mês, um total de quarenta dias, foram dedicados a realização de festas no município.

Um ponto levado em consideração sobre o São João na Praça, é que a gestão municipal se empenha para produzir toda uma estrutura com cenário bem elaborado, com uma decoração impecável e que acaba sendo mal aproveitada. Este ano, as festas ocorreram em cinco bairros diferentes, dois distritos e um povoado, enquanto a sede com toda a ornamentação e estrutura diferenciada, incluindo barracas e toda a logística, contou apenas com duas noites festivas.

Na humilde opinião deste blogueiro, que a quase duas décadas cobre os eventos do município, o ideal seria manter os festejos juninos nos distritos e povoados já que são mais distantes, porém os bairros da cidade, devido a proximidade, seriam homenageados em praça pública com uma noite dedicada para cada um deles, ai seria apenas usar a criatividade, como por exemplo, um desfile de trajes típicos com entrada triunfal, peças juninas, quadrilhas, entre outros, ao final, o bairro que melhor se apresentasse ganharia um prêmio.
A sanfona contou com fabricação de Marcones(foto) e pintura de Jonas Rocha
Lembrando que não falo em nome do governo, é uma opinião pessoal deste blogueiro e defendida também por várias pessoas, inclusive autoridades políticas e governamentais. Porém, como o assunto é muito delicado, por tratar de tradições, mesmo que não tão antigas, mas que já fazem parte do calendário cultural do município, a ideia teria que ser bem discutida, amadurecida e principalmente contar com a aprovação dos bairros, só após isto é que a gestão municipal poderia fazer o São João do Gonzagão nos moldes de antigamente, porém de forma melhorada.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS