Ao participar de evento na favela do Heliópolis, na zona sul de São Paulo, Padilha falou em “acelerar as negociações” para definir a futura composição do governo. Sem citar nomes, ele indicou que a dança das cadeiras em ministérios pode ocorrer na próxima semana, com a volta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem à África, onde participou de reunião do Brics e espalhou fake news sobre a aviação brasileira.
“O presidente Lula vai conduzir, no seu retorno, uma decisão que ele já tomou de acolher o pedido de duas bancadas para compor o ministério”, disse Padilha, de acordo com o site da CNN Brasil. “Isso é uma ação para reforçar nosso time para o segundo semestre. Certamente no retorno da viagem devemos acelerar essas negociações.”
No caso, os partidos do centrão que devem passar a ter vez no governo federal são o Progressistas e o Republicanos. Há mais de um mês, os nomes dos deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) são cogitados nos bastidores do poder como futuros ministros do governo Lula.
O Republicanos tem entre seus filiados o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Em entrevista exclusiva a Oeste, Tarcísio falou sobre a Operação Escudo, de ações contra o tráfico de drogas e, novamente, reforçou sua posição como oposta ao que o governo Lula pensa para o Brasil.
Mais espaço para o centrão no governo Lula
As prováveis chegadas do Republicanos e do Progressistas à Esplanada dos Ministérios irão representar mais mudanças no governo Lula em prol do centrão. No mês passado, o presidente trocou Daniela Carneiro por Celso Sabino para comandar o Ministério do Turismo e, assim, agradar a alta cúpula do União Brasil.
POR:
Revista Oeste
....
Origem da publicação (acessar)
Fonte da imagem de capa que ilustra a matéria (acessar)