Servidores do governo de PE terão feriadão de quatro dias na Semana Santa


Servidores do governo de PE terão feriadão de quatro dias na Semana Santa

O governo de Pernambuco decretou ponto facultativo nas repartições públicas na quinta-feira (28), dia que antecede o feriado nacional da Sexta-Feira Santa (29). Com isso, os servidores do estado poderão ter um feriadão de quatro dias. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra (PSDB) na sexta-feira (22), em uma publicação no Instagram, e posteriormente publicado no Diário Oficial do estado no sábado (23).

O ponto facultativo vale apenas para a administração pública estadual. O decreto reforça que o funcionamento de repartições será definido pelos gestores, ficando de fora os serviços considerados essenciais, como as emergências de hospitais. Sexta-feira Santa é feriado? Ganho em dobro se trabalhar? Saiba o que diz a lei

De modo geral, o trabalho aos feriados é proibido, conforme o artigo 70 da CLT. Assim, caso o trabalhador seja convocado para trabalhar, tem direito a pagamento em dobro pelo dia ou a folga compensatória. O domingo de Páscoa, no dia 31, não é feriado nacional. Nesse caso, cabe aos estados e municipios estabelecer o dia como feriado ou ponto facultativo. Caso não estabeleçam, aplicam-se as regras gerais de trabalho aos domingos.

Assim, o feriadão para os servidores públicos do estado que tiverem autorização da chefia pode começar na quinta e só terminar no Domingo de Páscoa (31). O g1 entrou em contato com a prefeitura do Recife para saber se a capital pernambucana também vai aderir ao ponto facultativo, mas foi informado que, até a última atualização desta reportagem, a gestão não tinha decidido.
G1.Globo

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS