Alexsandro Acioly: historiador do Pajeú é convidado para o II Encontro do Conselho Cristino Pimentel do Borborema Cangaço


Alexsandro Acioly: historiador do Pajeú é convidado para o II Encontro do Conselho Cristino Pimentel do Borborema Cangaço

O escritor, pesquisador e historiador Alexsandro Acioly Silva, figura destacada nos estudos sobre o cangaço no Pajeú, foi convidado para ser um dos palestrantes na abertura do II Encontro do Conselho Cristino Pimentel do Borborema Cangaço. O evento, que será realizado no próximo sábado, 1º de junho, na Câmara de Vereadores de Serra Redonda-PB, promete atrair entusiastas e estudiosos da história sertaneja e da cangaçologia.

Com licenciatura em História pela Faculdade do Sertão do Pajeú (FASP) e uma extensão em Iniciação à História dos Sertões pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Alexsandro é reconhecido na região como um dos principais estudiosos do cangaço na atualidade. Seu envolvimento com o CEPEDOC – Centro de Pesquisa e Documento do Pajeú – reforça sua autoridade e prestígio na área e jamais poderia ser esquecido em um evento tão importante.
Cena da gravação do documentário sobre Adolfo Meia Noite
No cenário histórico regional, Alexsandro falará sobre a vida e os feitos do cangaceiro Adolfo Meia Noite, figura central de um documentário muito aguardado intitulado "A Fera de Varas - A Saga do Cangaceiro Adolfo Rosa Meia Noite". Este documentário, que conta com a participação de Alexsandro, promete lançar luz sobre aspectos pouco explorados do cangaço, um tema que continua a fascinar e intrigar pesquisadores e o público em geral.

A expectativa em torno da palestra é alta, não apenas pelo conhecimento aprofundado de Alexsandro sobre o tema, mas também pela oportunidade de divulgar o documentário durante o evento e o livro de sua autoria que brevemente também será lançado sobre a história do cangaceiro. Sua presença no II Encontro do Conselho Cristino Pimentel do Borborema Cangaço é um reconhecimento merecido de sua contribuição inestimável para a preservação e divulgação da história dos sertões nordestinos.

A realização do evento do Borborema Cangaço na Câmara de Vereadores de Serra Redonda reforça a conexão entre história e comunidade, proporcionando um espaço para a troca de conhecimentos e a valorização da rica herança cultural do cangaço.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 01/06/2024 - Abertura e palestras
Local: Câmara dos Vereadores.

08:00 - Abertura e formação da mesa e entrega de diplomas e medalhas do Conselho “Cristino Pimentel” “Borborema Cangaço”.
08:40 - Palestra com o Pesquisador José Tavares Neto de Pombal Paraíba relacionada à “Ulisses Liberato: Um Cangaceiro a Serviço do Major José Inácio do Barro”.
09:15 - Palestra com Fabiana Agra relacionada ao “Cangaceiro Chico Pereira”.
09:50 - Palestra com o Professor Dário Machado relacionada à “A morte das Irmãs Gameleiras” e o “Cangaço de Antônio Silvino na Região de Serra Redonda”.
10:25 - Coffee break.
10:55 - Palestra com o Pesquisador Alexsandro Acioly Silva de Afogados da Ingazeira no estado de Pernambuco relacionada ao Cangaceiro Adolfo Roza Meia Noite.
11:25 - Palestra com o Pesquisador Julierme Wanderley de Campina Grande relacionada às “Ações Cangaceiras de Antônio Silvino”.
11:55 - Apresentação Cultural do Poeta Vandilo Brito de São João do Cariri.
12:25 - Apresentação Cultural do Grupo de Dança Cabroá Campina Grande.
13:00 - Parada para o almoço regional.
14:00 - Apresentação Cultural do Professor Daniel Duarte de Sumé na Paraíba.
14:30 - Palestra com Célia Cangaceira de Campina Grande relacionada à “Entrada da Mulher no Cangaço”.
15:00 - Palestra com Luma Holanda de João Pessoa relacionada aos “Lugares de Memória de Serra Redonda”.
15:30 - Palestra com Dr. Bismarck Martins de Oliveira de Pocinhos na Paraíba relacionada ao “Cangaço na Paraíba”.
16:00 - Palestra com Quitéria Moraes (neta de Antônio Silvino) e Rafael Borges (bisneto de Antônio Silvino) sobre o “Olhar da Família em Relação à Antônio Silvino”.
16:40 - Encerramento.

OBS: As exposições de artesanato e pinturas e feira de livros vai ocorrer durante todo o dia 01/06/2024.

Dia 02/06/2024 - Visitas Técnicas

08:00 - Café da Manhã.
08:40 - Saída de frente da Câmara Municipal de Serra Redonda com destino à casa onde aconteceu o assassinato das irmãs Gameleiras no Sítio Gameleira, zona rural de Serra Redonda.
Obs.: Haverá a consagração dessa casa como local de memória do cangaço e fala do Professor Dário em relação à história do assassinato das três irmãs.
10:40 - Chegada ao cemitério Municipal de Serra Redonda para a visitação ao túmulo das irmãs Gameleiras.
Obs.: Haverá a consagração desse Túmulo como local de memória do cangaço e fala do Professor Dário em relação à história da descoberta desse local.
12:00 - Almoço e encerramento do evento.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS