Crianças descobrem fóssil raro de tiranossauro jovem nos EUA


Crianças descobrem fóssil raro de tiranossauro jovem nos EUA

Sempre que o assunto é dinossauros, vários fatores entram em pauta, especialmente por conta da curiosidade dos cientistas para saber sobre esses animais. Contudo, não são apenas cientistas e pesquisadores que têm essa curiosidade. Muitas pessoas são amantes de dinossauros, são fascinadas com o assunto e sonham em fazer alguma descoberta sobre. E por mais que pareça algo impossível, essa crianças provaram que pode acontecer quando descobriram esse fóssil de tiranossauro.

Em suas férias de verão nos EUA, esses três meninos fissurados por dinossauros fizeram a descoberta da vida deles: os restos de um raro tiranossauro rex jovem. Esse fóssil foi descoberto no estado da Dakota do Norte.

Quem descobriu esse fóssil de tiranossauro raro foram os irmãos Liam e Jessin Fisher, de sete e 10 anos na época, e seu primo Kaiden Madsen, de nove. De acordo com anúncio da descoberta, feito nessa terça-feira, os meninos estavam andando por Hell Creek, em Badlands, quando encontraram um osso longo e fossilizado de uma perna.

Fóssil tiranossauro

Folha PE

Eles então tiraram foto do osso e enviaram para Tyler Lyson, um paleontólogo de vertebrados e amigo da família que trabalha no Museu de Natureza e Ciência de Denver, no Colorado.

No momento da descoberta, os meninos pensaram que o osso que tinham encontrado era de um dinossauro bico de pato comum. Contudo, depois que Lyson e outros especialistas foram fazer escavações na área, eles encontram um dente e logo viram a grandeza daquela descoberta. O fóssil era extremamente raro e pertencia a um tiranossauro rex que viveu há 67 milhões de anos.

“A descoberta é significativa para os pesquisadores porque o espécime ‘Teen Rex’ [Rex Adolescente] pode ajudar a responder perguntas sobre como o rei dos dinossauros se desenvolvia”, disse Lyson.

Os restos mortais descobertos foram levados para o Museu de Natureza e Ciência de Denver, e em breve o público verá o processo de preparação do fóssil em um laboratório novo.

De acordo com as estimativas dos paleontólogos, esse tiranossauro adolescente tinha aproximadamente 7,6 metros de comprimento, do focinho até a cauda, e pesava 1.630 quilos. E eles estimam que o animal tinha entre 13 e 15 anos quando morreu.

O caso dessa descoberta é tão interessante que terá um documentário sobre ele estreando dia 21 de junho. Ele irá ser exibido em várias cidades e diferentes formatos, incluindo IMAX e 3D.

Descoberta

Olhar digital

O fóssil de tiranossauro encontrado por esses meninos é importante pela raridade dele e por dar uma visão sobre a adolescência desse gigante pré-histórico. Contudo, isso não quer dizer que outros fósseis também não revelem coisas impressionantes sobre o T-Rex.

Como no caso desse estudo que mostrou que pode ter existido uma espécie “mini” de tiranossauro que era chamada Nanotyrannus lancensis. Os fósseis desse animal foram descobertos por paleontólogos desde a década de 1940. No entanto, alguns deles tinham um tamanho bem menor em comparação com a ossada adulta.

Fonte: Folha PE, Olhar digital

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS