Nessa data, o Exército Brasileiro, em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, apresentará os principais desafios e conquistas dessa iniciativa, que já beneficiou aproximadamente 1,5 milhão de pessoas em mais de 400 municípios nordestinos, levando água potável e transformando vidas em regiões afetadas pela seca.
O evento, que pretende ampliar o conhecimento da população sobre o programa e debater as melhores práticas para sua execução, é aberto ao público mediante inscrição online e promete produzir discussões relevantes sobre a operação, que é considerada uma das maiores ações humanitárias do Governo Federal no Nordeste.
Seca
A seca no semiárido nordestino é um problema que remonta ao período colonial. A primeira referência documentada sobre a seca data de 1583, nos relatos do jesuíta português Fernão Cardim, que mencionou a migração de indígenas do interior de Pernambuco e Rio Grande do Norte para o litoral, em busca de condições mais favoráveis para sobreviver.
Desde então, a estiagem tornou-se uma constante na história da região, causando grandes prejuízos econômicos e sociais, especialmente para as populações rurais.
Operação Carro-Pipa
Diante da recorrência do problema, em 1998, o Programa de Distribuição de Água Potável no semiárido brasileiro foi criado, inicialmente sob a supervisão da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
No mesmo ano, a Sudene e o Exército Brasileiro firmaram um convênio que marcou o início da Operação Carro-Pipa.
A OCP é coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pelo Ministério da Defesa (MD), e executada por meio do Exército Brasileiro.
A operação se caracteriza pela distribuição de água potável, principalmente para comunidades rurais, em municípios nordestinos que estão em situação de emergência ou calamidade pública reconhecidas pelo Governo Federal devido à seca.
Como funciona
Sob a coordenação do Comando de Operações Terrestres (COTER) e execução do Comando Militar do Nordeste (CMNE), a Operação Carro-Pipa planeja, coordena e fiscaliza a coleta, o transporte e a distribuição de água.
O Exército trabalha em conjunto com os governos estaduais e municipais para garantir que a água chegue às comunidades necessitadas, garantindo dignidade e sobrevivência a quem sofre com a escassez de recursos hídricos.
Atualmente, mais de 1,5 milhão de pessoas são atendidas pelo programa em cerca de 400 municípios.
A logística da operação envolve a contratação de motoristas de caminhões-pipa que recolhem água de mananciais previamente aprovados e a distribuem em pontos estratégicos nas zonas rurais. A fiscalização rigorosa garante a qualidade da água e a eficiência na distribuição.
O futuro da Operação Carro-Pipa
Com 26 anos de história, a Operação Carro-Pipa continua sendo um instrumento essencial de combate aos efeitos da seca no Nordeste brasileiro.
O evento de celebração no próximo dia 26 pretende não apenas olhar para o passado, mas também projetar o futuro da operação, considerando as mudanças climáticas e a necessidade de aprimoramento constante das práticas humanitárias.
Para participar da jornada, basta se inscrever através deste link e garantir a presença no evento, que contará com a participação de especialistas e autoridades no assunto, como o Coronel Júlio, responsável pela coordenação local. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 98176-0754.
A Operação Carro-Pipa não só leva água, mas também esperança e dignidade para milhões de nordestinos que enfrentam, ano após ano, o desafio imposto pela seca.